O que é eSIM, como funciona o chip virtual e suas vantagens

Por:
Clara Dalanora
22/11/2024
|
Atualizado em
25/10/2024
15 min de leitura

Até pouco tempo atrás, o chip SIM tradicional era o jeito mais comum de fazer seu celular se conectar a uma operadora. Você comprava o cartão físico do SIM em algum comércio, inseria-o no celular e pronto: já poderia se conectar a uma rede de telefone.

Hoje, tudo ficou mais simples com o chip virtual. Mas você sabe exatamente o que é o eSIM, como ele funciona e como facilita suas viagens? Além disso, sabe se seu celular é compatível com um eSIM? Então, continue com a gente. Neste texto, explicamos em detalhes o que é o eSIM!

O que é eSIM

O eSIM, Embedded SIM ou SIM embutido, é uma tecnologia que substitui o cartão SIM físico tradicional. Em vez de usar um chip removível para conectar dispositivos a redes móveis, o eSIM é um chip programável que já vem integrado em dispositivos, como smartphones, tablets e relógios inteligentes.

Dessa forma, o eSIM se integra diretamente à placa mãe do celular e pode ser ativado rapidamente via QR Code.

Um fato interessante é que um único eSIM consegue armazenar vários perfis de operadoras, facilitando a troca, quando necessária.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem internacional? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Como funciona o eSIM

Assim como um SIM físico, o eSIM permite que seu dispositivo se conecte à rede de celulares. Isso porque ele é baseado na especificação GSMA, associação que representa as redes de celulares no mundo todo. 

É interessante porque o eSIM pode ser programado e reprogramado remotamente, permitindo que os usuários mudem de operadora ou plano sem precisar trocar um cartão físico.

Ou seja, uma vez que você tem um eSIM, não vai precisar de outro, caso troque de operadora já que um único eSIM armazena vários perfis de operadoras — o que é bastante útil em viagens internacionais, facilitando muito seu planejamento.

Quais são as vantagens do eSIM

Já deu pra entender que as vantagens do eSIM são várias, né? Conheça melhor na sequência!

Facilidade de troca de operadora

Sem o cartão físico, trocar de operadora é muito mais simples, pois não é necessário substituir um cartão. No caso, você só terá que baixar um novo perfil da operadora desejada.

Dessa maneira, é mais simples mudar de plano ou operadora, adaptando-se às suas necessidades sem complicações.

Simplifica sua logística de viagens internacionais

Uma vez que é possível armazenar vários perfis de operadoras, é fácil fazer a ativação de planos locais ao viajar. Assim, você pode usar um número local sem precisar comprar um cartão SIM.

Fora que evita o descarte: não é necessário se preocupar em descartar cartões SIM após a viagem, tornando a experiência mais prática e sustentável.

Menos espaço físico

O eSIM ocupa menos espaço interno no dispositivo, permitindo que os fabricantes criem aparelhos mais finos ou integrem outros componentes, como baterias maiores ou melhores câmeras.

Além disso, o espaço economizado pode ser utilizado para outros recursos, melhorando a experiência geral do usuário.

Alto nível de segurança

Como o eSIM é embutido, ele é mais difícil de ser removido ou clonado, aumentando a segurança em comparação aos SIMs físicos.

E tem mais: o eSIM pode ser atualizado remotamente, permitindo melhorias de segurança que são implementadas rapidamente.

Facilidade de ativação

Outra vantagem do eSIM é sua facilidade de ativação. O processo de ativação é geralmente rápido e fácil, podendo ser feito por meio de um código QR ou aplicativo da operadora.

Dessa maneira, os usuários podem gerenciar vários perfis diretamente nas configurações do dispositivo, permitindo uma experiência mais intuitiva.

O eSIM tem desvantagens?

Tem alguns pontos que você precisa conhecer em relação às desvantagens do eSIM:

Compatibilidade limitada

Nem todas as operadoras oferecem suporte ao eSIM, o que pode limitar as opções para usuários que desejam mudar de plano ou operadora.

Além disso, nem todos os dispositivos no mercado são compatíveis com eSIM, o que pode ser uma barreira para alguns usuários. Dispositivos mais antigos, por exemplo, não são compatíveis.

Dificuldade em trocar dispositivos

Mudar para um novo dispositivo pode exigir um processo adicional para transferir o perfil de operadora, o que pode ser confuso para alguns usuários.

Ao usar um eSIM, o controle sobre o SIM pode estar mais nas mãos da operadora, o que pode ser visto como uma desvantagem em termos de autonomia.

Dependência de conexão à internet

Para ativar um eSIM, geralmente é necessário ter acesso à internet, o que pode ser um problema em áreas com cobertura limitada. Também, em caso de falha de rede, pode ser mais difícil ativar ou gerenciar o eSIM.

Pouca familiaridade

Como toda novidade, existe a curva de aprendizado do eSIM. Para alguns usuários, especialmente aqueles menos familiarizados com tecnologia, o processo de ativação e gerenciamento de um eSIM pode ser complicado e confuso.

De qualquer forma, essas desvantagens são mais simples de serem resolvidas, quando comparamos com os benefícios do eSIM.

Como saber se um celular é compatível com eSIM

Para saber se um celular é compatível com eSIM, você deve acessar o site do fabricante do seu celular (como Apple, Samsung, Google etc.) e procurar pelas especificações do modelo. Normalmente, a compatibilidade com eSIM é mencionada nas características.

Outra opção é consultar o manual do usuário que acompanha o dispositivo, nele, você entende se o modelo possui suporte para eSIM.

Inclusive, pode fazer essa verificação no menu de configurações do dispositivo. Para tanto, vá até as configurações do seu celular. Se o eSIM estiver disponível, você geralmente encontrará uma opção como "Adicionar Plano Móvel" ou "Gerenciar eSIM" nas configurações de rede celular.

Como ativar o eSIM

Em geral, existem três formas de fazer a ativação do eSIM:

  • Via QR Code: a operadora pode fornecer um código QR que, ao ser escaneado, ativa o perfil no eSIM.
  • Pelo app da operadora: algumas operadoras possuem apps que permitem a ativação do eSIM diretamente pelo celular.
  • Por meio de configurações do dispositivo: acesse as configurações do seu dispositivo, onde você pode gerenciar e ativar perfis de operadoras.

Onde comprar eSIM

Adquirir um eSIM, seja nacional ou internacional, é um processo relativamente simples e pode ser feito das seguintes maneiras:

eSIM nacional

A maioria das operadoras móveis no Brasil já oferece suporte para eSIM. Você pode entrar em contato diretamente com sua operadora para solicitar um eSIM.

O processo geralmente envolve a ativação através de um código QR fornecido pela operadora.

Loja física ou online

Algumas operadoras também permitem a aquisição de eSIM através de suas lojas online, onde você pode seguir as instruções para ativação.

eSIM Internacional

Existem plataformas que permitem a compra de eSIMs internacionais, como sites de operadora ou revendedoras autorizadas. A compra é realizada online e a configuração do chip virtual realizada por meio de um código recebido por email.

Se você quer conexão com preços baixos durante sua viagem internacional, seja ela para os Estados Unidos, Europa ou América Latina, conte com o Nomad Chip!

Na Nomad você tem acesso a um eSIM internacional para os Estados Unidos, América Latina e Europa e pode chegar no seu destino conectado!

Todos os clientes que fizeram ao menos 1 operação de câmbio e estão entre os níveis 1 a 4 do Nomad Pass contam com 1GB de internet gratuito durante 7 dias. Conheça os outros planos do Nomad Chip em nosso site.

Compre o seu chip internacional na Nomad e economize!

Abrindo uma conta internacional na Nomad, além de um chip internacional para ficar conectado no exterior, você ganha uma série de outras vantagens, como:

  • Dólar comercial, mais barato que o turismo
  • IOF de 1,1% nas operações de câmbio
  • Taxa operacional reduzida, de até 2%
  • Cartão de débito aceito em mais de 180 países
  • Investimentos em dólar, para você construir patrimônio em uma moeda forte
  • Descontos e cashback em parceiros selecionados

Abra agora uma conta internacional Nomad e aproveite essas e outras vantagens exclusivas. Você não paga taxa de abertura e manutenção!

Abra a sua conta internacional Nomad.

{{cta-component}}

Compartilhe:

No items found.