Postado em 18 de abril, por NOMAD

Investimentos

Bitcoin Conference 2022

Considerada a maior conferência de criptomoedas do mundo, a Bitcoin Conference 2022 foi realizada na cidade de Miami (EUA), entre os dias 6 e 9 de abril deste ano, com mais de 25.000 participantes.

Além desse grande público, a Bitcoin Conference 2022 também reuniu muitos políticos, empresas do setor, instituições financeiras, bem como influencers, celebridades e famosos do universo cripto de todo mundo.

Neste artigo, vamos trazer os principais temas, novidades e insights que foram discutidos durante a conferência. Confira, a seguir!

Destaques da Bitcoin Conference 2022

De modo geral, a Bitcoin Conference abrange todos os principais temas relacionados ao universo bitcoin. Isso inclui desde como os sistemas financeiros tradicionais, instituições e infraestruturas se integram ao sistema da criptomoeda até discussões detalhadas sobre os processos de mineração e possíveis melhorias.

Além disso, temas considerados polêmicos também entraram na pauta, incluindo, por exemplo:

  • procedimentos regulatórios da indústria de criptomoedas;
  • políticas de regulamentação por parte das autoridades governamentais;
  • a necessidade de desenvolver estruturas de compliance dentro das empresas do setor cripto.

Dentre os palestrantes de destaque podemos citar Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, e Cathie Wood, CEO da gestora ARK. Ambos falaram de maneira otimista sobre o futuro das criptomoedas, demonstrando apoio à regulamentação em torno do setor.

Outra presença de peso no Bitcoin 2022 foi a do CEO da Blockstream, Adam Back. Na ocasião, ele trouxe iniciativas ligadas à energia solar para diminuir o impacto ambiental da mineração de Bitcoin, mostrando que o setor também pode ter uma abordagem em conformidade aos princípios ESG.

Países que adotam o Bitcoin

Na conferência Bitcoin 2021, o presidente de El Salvador, Bukele, anunciou planos de ter o Bitcoin como moeda de curso legal, ou seja, como a moeda oficial em seu país. A notícia se espalhou pelo mundo imediatamente, já que a adoção da medida se tornaria um marco na história das criptomoedas.

Assim, na Bitcoin Conference 2022, havia uma grande expectativa de que novos países se juntassem a El Salvador. Representantes de três países foram convidados ao palco para atualizações sobre os planos para a adoção do Bitcoin.

  1. Próspera, Honduras

    Joel Bomgar, funcionário do “Hub de Desenvolvimento da Ilha” de Honduras chamada de Próspera, anunciou que reconheceu o Bitcoin como moeda legal na região. Próspera é uma zona econômica especial na Ilha de Roatán, em Honduras.
  1. Região da Madeira em Portugal

    Miguel Filipe Machado de Albuquerque, presidente da região da Madeira, em Portugal, anunciou que os investidores da região não estarão sujeitos ao imposto de renda ao negociar bitcoin. Vale destacar que ele não especificou se o bitcoin é a moeda legal na região.
  1. México

    A senadora mexicana Indira Kempis falou sobre a legislação de criptomoedas proposta pelo país. Ela observou que deve focar seus esforços no projeto de lei que pode tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal.

No entanto, o governo mexicano pode não aprovar a lei tão cedo, uma vez que o presidente mexicano Andrs Manuel Lpez Obrador disse acreditar que o Bitcoin e outras criptomoedas ainda têm o problema da evasão fiscal. Por isso, é improvável que sigam o ritmo de El Salvador no tema. 

Apesar de nenhum anúncio bombástico em relação à adoção por novos países, durante a conferência foram apresentados diversos casos que comprovam o aumento substancial da adoção do bitcoin em vários países; em especial, nos da África.

A plataforma Chainalysis divulgou que países africanos transacionaram US$ 105,6 bilhões em pagamentos por meio de criptomoedas entre julho de 2020 e junho de 2021. Isso significa um aumento de 1200%.

Touro do Bitcoin: Miami Bull

O evento não foi marcado, apenas, pelo conteúdo técnico e informativo das palestras ou pela presença de personalidades do mundo cripto. Isso porque a apresentação do Miami Bull (Touro de Miami), conhecido na internet como Touro do Bitcoin, também ganhou destaque.

Logo na abertura da conferência Bitcoin 2022, o prefeito de Miami, Francis Suarez, revelou a estátua de um touro robótico de mais de 3 metros de altura e 1,36 tonelada. Remetendo ao famoso touro de Wall Street, o Miami Bull foi idealizado para definir Miami como a capital mundial das criptomoedas.

Símbolo de sorte

A estátua do touro do Bitcoin teve grande repercussão na internet, tornando-se objeto de inúmeros memes por não ter testículos. Famosos no touro de Wall Street, os testículos dourados da icônica estátua são símbolo de sorte nos negócios e de atração de dinheiro para os turistas que o tocam.  

Sempre em busca de evidenciar a revolução digital que as criptomoedas representam para o mercado financeiro, a Bitcoin Conference 2022, mais uma vez, reuniu inovação, tecnologia e muito empreendedorismo.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital