Postado em 11 de junho, por NOMAD

Nomad

Como enviar encomendas para o exterior? Aprenda todos os passos!

Ter parentes ou amigos que moram em outro país pode ser bastante desafiador. Uma ótima maneira de driblar o fato de que não conseguimos ter essas pessoas queridas por perto é enviando presentes significativos para elas. Mas como enviar encomendas para o exterior?

Existem diversas maneiras de enviar encomendas para o exterior e cada uma delas pode ser ideal para diferentes tipos de conteúdo. Conheça, a seguir, as principais maneiras para fazer esse tipo de envio e quais as preocupações que você deve ter ao fazê-las.

Exportando com os Correios

Muitas pessoas se perguntam se há como enviar encomendas para o exterior pelos Correios. Essa é, sim, uma possibilidade não apenas válida como também econômica. A maior operadora logística do Brasil conta com diversas modalidades para que você possa escolher a que melhor te atende.

Todos os serviços de exportação dos Correios permitem que qualquer empresa faça envios, bem como MEIs e pessoas físicas. É importante notar, contudo, que pessoas físicas não podem fazer o envio de mercadorias ou de encomendas que se caracterizem como habitualidade. 

Nesse sentido, existem quatro tipos de envios internacionais que os Correios disponibilizam, chamados “Exporta Fácil”. Todos entregam para mais de 100 países ao redor do mundo e têm diferenciais importantes.

Econômico

Se você está se perguntando qual é a forma mais barata de enviar encomendas para o exterior usando os Correios, o Exporta Fácil Econômico é a melhor opção. Com essa modalidade, você pode enviar pacotes de até 2kg com rastreamento, que é um pouco mais limitado do que as demais opções.

Standard

Se você tem um pacote que passa dos 2kg ou prefere um rastreamento mais detalhado, pode optar pelo envio Standard. Aqui, são aceitos pacotes de até 30kg com rastreamento parcial. Além disso, é possível contratar seguro para o seu pacote.

Expresso

Se você está buscando uma alternativa para enviar encomendas para o exterior de maneira mais rápida, o Exporta Fácil Expresso pode ser ideal. É possível enviar pacotes de até 30kg, com rastreamento completo e prioridade na entrega, além da possibilidade de contratação de seguro à parte.

Premium

Por fim, a modalidade de envios internacionais Premium dos Correios é ideal para quem precisa enviar um pacote com urgência. O rastreamento é completo e também há prioridade de entrega. De todos os serviços Exporta Fácil, esse é o mais caro, por conta da rapidez de entrega.

Utilizando transportadoras

Além dos Correios, há como enviar encomendas para o exterior utilizando transportadoras. O preço e as características desses serviços podem variar de modalidade para modalidade e de empresa para empresa, portanto, é muito importante fazer simulações no site da transportadora de sua escolha.

Se você está se perguntando como calcular envio internacional, tenha em mente informações de peso, tamanho e conteúdo do pacote com antecedência. A maioria das transportadoras poderá estimar o preço de frete se baseando nessas informações e no local de destino da encomenda.

Pontos de atenção ao exportar

Mesmo que seja uma tarefa simples, exportar pacotes sem estar devidamente informado pode trazer surpresas desagradáveis. Por isso, é importante levar em conta possíveis limitações que são impostas não apenas pelas empresas de logística mas também pelos países de destino da encomenda.

Existem alguns conteúdos que não podem ser enviados para fora do Brasil, como plantas. Você pode encontrar a lista completa deles aqui. Além das regras nacionais, outros países podem ter limitações diferentes, portanto, é preciso pesquisar a respeito do que pode ser exportado para o destino de sua escolha.

Além disso, esteja atento ao tamanho e peso do pacote, pois isso pode afetar até mesmo a possibilidade de envio da sua encomenda. Por fim, a documentação exigida também pode variar de acordo com a empresa escolhida. Os Correios, por exemplo, podem exigir a Nota Fiscal e Commercial Invoice de mercadorias.

Taxa de exportação

É muito comum se confundir a respeito das taxas que o fluxo postal pode exigir. Apesar de o Imposto de Importação ser bastante comum, não é tão comum que exista a cobrança de taxas de exportação. Segundo os Correios, nenhuma quantia além do frete (e o seguro adicional) é cobrada para fazer esse tipo de serviço.

Frete

Como explicamos anteriormente, os fretes podem variar muito de acordo com o país de destino, o tamanho do pacote, o serviço de envio utilizado, etc. Portanto, é muito recomendado que seja feita uma simulação de frete antes de fazer qualquer envio. No site dos Correios é possível fazer essas simulações neste link.

Compre presentes fora do Brasil com a Nomad!

Gostou de saber como enviar encomendas para o exterior? Outra maneira simples de enviar um presente para a pessoa querida é utilizando lojas internacionais. Faça a sua compra utilizando o cartão Nomad, pague em dólar e faça o envio da loja direto para a casa do seu amigo ou familiar. Aproveite essa praticidade!


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital