Postado em 28 de março, por NOMAD

Viagens

Como tirar o passaporte? Confira o guia que preparamos

Como tirar o passaporte é uma dúvida muito comum para quem está interessado em fazer a primeira viagem internacional. Isso porque valores, questões burocráticas e prazos podem causar certa confusão na hora de tirar do papel os planos de férias em outro país. 

Para ajudar, a Nomad preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, esclarecendo as principais dúvidas e montando um passo a passo para você realizar a viagem dos sonhos sem complicações. Confira, a seguir.

Entrada nos países fora do grupo Mercosul

Argentina, Paraguai e os demais países que fazem parte do Mercosul não exigem passaporte para brasileiros. Para ir a esses destinos, basta apresentar um documento de identificação (passaporte ou RG) ao chegar na fronteira. 

Porém, para países fora do Mercosul, o passaporte é um documento obrigatório e, sem ele, você não tem autorização para cruzar a fronteira. Por isso, se você está planejando visitar outro país, é importante saber como tirar o passaporte e se programar para não ter problemas. 

No Brasil, o pedido de emissão do passaporte deve ser feito na Polícia Federal. O início do processo pode ser realizado on-line, enquanto a sequência é resolvida presencialmente, em um dos postos indicados no site da PF. 

Comprovante de vacinação

Por conta da pandemia causada pela COVID-19, o comprovante de vacinação se tornou outro documento obrigatório no momento de cruzar fronteiras. Em alguns casos, também é exigido um exame PCR. 

Como tirar o passaporte: passo a passo

Quando se fala em emitir documentação, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a burocracia. Mas algumas vezes, esse processo é relativamente simples, como o de tirar o passaporte, por exemplo. Como mencionado, boa parte do processo pode ser feita pela internet, o que otimiza o tempo. 

São poucas etapas e, dentro de algumas semanas, você já tem o seu passaporte em mãos. Então, confira o passo a passo para tirar passaporte que preparamos, a seguir: 

Passo 1: Separe os documentos

Ao acessar o site da Polícia Federal, você tem acesso a lista dos documentos necessários para a emissão do passaporte. Porém, eles podem variar, uma vez que dependem do perfil do solicitante. 

Com a lista de documentos em mãos, certifique-se de estar com todas as vias originais. Não tem como tirar passaporte com cópias dos documentos, mesmo que estejam autenticadas. 

A documentação não pode ter rasuras e deve estar atualizada. Caso você tenha perdido algum dos seus documentos, é permitido apresentar um Boletim de Ocorrência que comprove o extravio. 

Passo 2: Preencha o formulário

Após a apresentação dos documentos levados na etapa presencial, é preciso preencher um formulário com informações básicas, como: 

  • dados pessoais;
  • número dos documentos;
  • profissão;
  • endereços físicos e eletrônicos para contato.

Com a confirmação das informações fornecidas, são disponibilizados dois arquivos PDF: o protocolo de solicitação do passaporte e a guia de pagamento da taxa GRU.

Passo 3: Pagar a taxa GRU

O valor para tirar o passaporte (taxa GRU), em 2022, é de R$ 257,25. Ele pode ser pago em qualquer banco (inclusive via app ou internet banking) ou casa lotérica. Nesta etapa de como tirar o passaporte, é preciso se atentar à data de vencimento do boleto e também à compensação do pagamento. 

O agendamento para as etapas presenciais da emissão do passaporte só é liberado após a compensação desse valor. 

Passo 4: Agende a ida até um posto da PF

Os próximos passos de como tirar o passaporte devem ser presenciais, pois é quando se assina documentos e se tira a foto do passaporte, além de coletar as digitais e apresentar os documentos mencionados no passo 1. 

Há postos da Polícia Federal em todo o Brasil, portanto, escolha o mais próximo. Isso porque, depois dessa etapa, você precisa voltar a este posto para retirar seu passaporte e finalizar todo o processo. Há um prazo de até seis dias úteis para a emissão do documento. 

Passo 5: acompanhe a emissão do passaporte 

Para acompanhar a emissão do passaporte, basta acessar o site da PF e informar o número do protocolo do seu pedido. Feita a emissão, você precisa retirá-lo no mesmo posto em que compareceu no passo 4, com um documento de identificação. 

Atenção: o passaporte só pode ser retirado por você. Caso o documento  seja para um menor de idade, ele deve estar acompanhado de um responsável, e ambos devem estar munidos de um documento de identificação com foto. Se não for retirado dentro de três meses, o passaporte é invalidado. 

Validade do passaporte

Após todo esse processo, a dúvida seguinte é sobre a validade do passaporte. Comumente ouvimos que ele vale por 10 anos, mas isso varia de acordo com a idade do dono do documento: 

  • até um ano de idade: válido por um ano;
  • até dois anos de idade: válido por dois anos;    
  • até quatro anos de idade: válido por quatro anos;
  • até 18 anos de idade: válido por cinco anos;
  • mais de 18 anos: válido por 10 anos. 

Acompanhe nossas publicações

Gostou de saber como tirar passaporte? Então, não deixe de acompanhar nossas publicações e se manter informado sobre viagens internacionais, além de conferir atualidades sobre o mercado financeiro e investimentos.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital