Postado em 28 de dezembro, por NOMAD

Nomad

Como transferir dólar com a Nomad

Para quem tem filhos morando no exterior, pretende morar fora, fazer um intercâmbio, entre tantas outras possibilidades, transferir dólar é uma operação rotineira. 

Contudo, apesar de ser uma necessidade comum hoje em dia, há quem ainda sofra no processo por conta da burocracia, lentidão e taxas altas cobradas nos serviços tradicionais. Em tempos de forte desvalorização do real frente ao dólar, é importante buscar formas de aliviar os custos dessa operação.

A boa notícia é que já existem maneiras mais simples, rápidas e econômicas de transferir dólar para outro país, e vice-versa. As fintechs, como a Nomad, são as principais responsáveis por essa transformação, já que tornaram possível a abertura de uma conta na moeda americana direto do Brasil. 

Para te mostrar que transferir dólar pode ser um processo mais simples, detalhamos a seguir como funciona esse serviço nos moldes tradicionais e por que é mais vantajoso realizá-lo com uma conta global da Nomad. 

Como era transferir dólar antes das fintechs 

Uma das formas mais conhecidas de transferir dólar é por meio dos bancos tradicionais. Contudo, não são todas as instituições financeiras que realizam o processo, então você já perderia algum tempo buscando quais oferecem o serviço.

Além disso, as taxas costumam ser mais altas em relação às opções oferecidas pelas fintechs. Levantamento feito pelo InfoMoney em 2019 revelou que o valor final da cotação do processo – que engloba taxa de câmbio, tarifas e tributos – chega a ser 5% maior nos bancos na comparação com as startups financeiras.

Os serviços tradicionais também dificultam a transferência de quantias menores de dólar ao exterior, já que muitas instituições cobram taxas proporcionais ao valor enviado. Quanto maior a remessa, menor a tarifa.

Outra desvantagem é que o processo costuma ser mais burocrático. Dependendo do banco, você não consegue transferir dólar digitalmente e terá que ir até a agência autorizar a operação.

Como é transferir dólar com a Nomad 

Você deve ter percebido que, apesar de serem os serviços mais conhecidos, transferir dólar nos moldes tradicionais nem sempre é a melhor opção. As fintechs não só baratearam o processo como tornaram tudo mais simples. 

Uma das principais razões para isso é que as startups financeiras oferecem a possibilidade de abrir uma conta bancária em dólar aos brasileiros. A modalidade simplifica as transferências ao exterior e pode reduzir em até 10% os custos com taxas e impostos em relação aos serviços tradicionais.

Detalhamos melhor como é transferir dólar com a Nomad a seguir. Confira!

Como funciona? 

Para transferir dólar com a Nomad, você primeiro deve abrir uma conta americana. Esse procedimento é muito simples e pode ser feito direto pelo aplicativo, basta enviar imagens de um documento com foto, como RG ou CNH. 

O depósito inicial precisa ser de US$ 100 e não há cobrança de taxa de abertura ou manutenção de conta. Depois, você fica livre para transferir dólar direto pelo aplicativo para qualquer outra conta americana, seja conta Nomad ou de outros bancos.

Além disso, você poderá cotar e contratar o câmbio no próprio aplicativo da Nomad, que segue a cotação do dólar comercial, mais barata que a do turismo. A compra de dólar engloba 1,1% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e uma pequena taxa de câmbio do dólar comercial, o chamado spread cambial, que é de 2%.

Quais são as taxas para transferir dólar?

Conforme citamos, quem vai receber o dinheiro não precisa ter uma conta Nomad, já que o serviço de transferência abrange qualquer conta americana. No entanto, uma das vantagens de quem transfere para outro Nomad é a ausência de taxas pela operação, além da transferência instantânea do dinheiro. 

De qualquer forma, transferências para as demais contas americanas custam apenas 10 dólares, a menor taxa do mercado, e o dinheiro cai na conta de destino em até 3 dias úteis. 

Receba dólar de qualquer lugar do mundo

Além disso, com a conta Nomad, você tem liberdade para receber dinheiro de qualquer lugar do mundo via ACH (Automated Clearing House) ou Wire, com zero custos pela operação. 

Enquanto a ACH envia o dinheiro para uma câmara de compensação automática que então transfere os fundos para a conta solicitada, as transferências Wire eliminam o intermediário e enviam o dinheiro diretamente para a conta de destino. 

Você deve ter percebido que transferir dólar com a Nomad é simples, já que pode ser feito em poucos cliques, direto pelo aplicativo, além de ser mais econômico do que as opções tradicionais. 


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital