Postado em 19 de maio, por NOMAD

Nomad

Comprar dólar comercial é mais vantajoso?

Quem quer comprar dólar, seja para viagens, remessas ou investimentos, normalmente recorre às tradicionais casas de câmbio ou bancos. A opção gera alguns inconvenientes, principalmente porque a cotação não é a mais vantajosa. Por isso, comprar dólar comercial é sempre a melhor opção.

Diferente do dólar turismo, o comercial é mais utilizado em transações comerciais feitas, principalmente, pelo governo, bancos e instituições financeiras. Contudo, pessoas físicas também podem comprar dólar comercial. Basta ter uma conta global, mas falaremos mais sobre o assunto no decorrer deste texto. 

Já o dólar turismo, como o próprio nome sugere, é a opção mais popular entre pessoas que vão viajar. Alguns fatores, no entanto, tornam essa opção menos vantajosa para quem quer economizar nas compras e transações em dólar.

O planejamento na hora de comprar dólar é sempre importante, em especial se você quer economizar no câmbio. A seguir, explicamos com detalhes as diferenças entre as duas principais cotações da moeda para que você entenda porque comprar dólar comercial é mais vantajoso

Diferenças entre dólar comercial e dólar turismo

Por terem diferentes finalidades, a cotação do dólar comercial é diferente da cotação do dólar turismo. Afinal, o volume negociado nas transações de cada um é bem diferente.

Enquanto o dólar comercial é negociado, na maioria das vezes, por empresas ou instituições financeiras, o dólar turismo é adquirido principalmente por pessoas físicas, na hora de viajar. O volume negociado nesse último caso é bem menor, o que encarece a cotação.

Além disso, a cotação do dólar turismo também é acrescida de uma margem de lucro determinada pelos bancos e casas de câmbio, o que encarece o Valor Efetivo Total (VET) da moeda. Afinal, essas instituições precisam cobrir alguns gastos, como:

  • Custos de movimentação e logística do papel-moeda;
  • Taxas relacionadas à movimentação do dólar;
  • Margem de lucro.

Por isso, para quem vai comprar dólar turismo, é importante lembrar dos acréscimos do lucro do agente de câmbio, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e dos custos logísticos e operacionais de transação da moeda.

Por que é mais vantajoso comprar dólar comercial?

Se você vai viajar, comprar no exterior, fazer remessas ou investir e quer economizar no câmbio, comprar dólar comercial é a opção mais vantajosa. Como vimos, a cotação é mais barata em relação ao dólar turismo, assim como as taxas acrescidas no processo de compra. 

Mesmo sendo pessoa física, você consegue adquirir a moeda por meio de fintechs como a Nomad, que possibilitam a abertura de uma conta global. Quem é Nomad, por exemplo, pode abrir uma conta nos Estados Unidos, sem sair do Brasil, e comprar dólar comercial por meio de um único aplicativo

A conta global não tem taxa de abertura ou manutenção. Por meio dela, você acompanha a cotação em tempo real e consegue comprar dólar comercial arcando com um IOF de apenas 1,1% e taxa de serviço (spread) de até 2%. Taxas bem mais em conta em relação às casas de câmbio e bancos tradicionais.

Como ter mais vantagens ao comprar dólar comercial 

Além de te dar acesso à cotação do dólar comercial, que é atualizada em tempo real no próprio aplicativo, a conta global da Nomad traz diversos outros benefícios para as suas transações na moeda americana. 

Em primeiro lugar, você tem total controle do processo de remessa e acompanha as novidades direto pelo aplicativo. Saiba que tudo, no entanto, é bem rápido: após comprar dólar comercial, seu dinheiro estará disponível na sua conta corrente americana em até 2 dias úteis.

Além disso, a conta global facilita muito as suas compras em dólar. Com ela, você tem acesso a um cartão de débito internacional, sem nenhuma taxa para ativação ou anuidade, e que pode ser físico ou digital.

Com o cartão de débito, você tem mais economia nas compras no exterior. Afinal, você dá adeus ao IOF de 6,38%, ao spread abusivo e ao dólar do cartão de crédito. Ao todo, o cartão Nomad permite uma economia de até 10% nas compras internacionais. 

Sem contar na praticidade de não ter que levar grandes quantias de dinheiro em espécie para viagens no exterior. O cartão de débito é uma opção mais segura e econômica para quem comprar dólar comercial. 

O que mais dá para fazer com uma conta global?

As vantagens da conta global são muitas e vão além do câmbio e compras em dólar. Com ela, você também pode fazer e receber transferências internacionais, de qualquer lugar do mundo, com mais facilidade. 

Você consegue receber transferências de qualquer lugar do mundo via ACH (Automated Clearing House) ou Wire e enviar dinheiro para qualquer conta americana. Assim, fica muito mais fácil enviar dólares para um familiar que mora nos Estados Unidos, efetuar pagamentos de serviços e por aí vai.

Além disso, a conta global da Nomad também é uma excelente porta de entrada para os investimentos em dólar. Em poucos cliques, você investe em carteiras compostas por ETF, ações e outros ativos internacionais, garantindo a diversificação dos seus investimentos no mercado global.

Vimos que comprar dólar comercial tem muitas vantagens e quem utiliza a Nomad para isso sai na frente. A conta global facilita ainda mais a sua vida em dólar, trazendo mais economia e praticidade para o seu dia a dia. 


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital