Postado em 23 de novembro, por NOMAD

Nomad

Comprar dólar turismo é mais econômico para sua vida em dólar?

A cena sempre se repete: às vésperas de uma viagem para os Estados Unidos, ou de uma compra internacional, você vai até uma casa de câmbio para comprar dólar turismo. Mas será que essa é a melhor escolha para a sua vida em dólar? 

Seja para viagens, compras, investimentos ou até transferências em dólar, muitas pessoas optam por comprar dólar turismo pela conveniência das casas de câmbio e por desconhecerem outras opções. 

Contudo, para além da cotação do dólar em si, comprar dólar turismo não é a melhor solução para quem quer uma vida em dólar mais econômica, fácil e prática. Saiba o porquê a seguir:

Diferença do dólar turismo e comercial

O dólar turismo é a moeda física negociada nas casas de câmbio, aeroportos e correspondentes cambiais pelo mundo. É a cotação utilizada em diversos serviços voltados para quem vai viajar para o exterior, como emissão de passagens aéreas e compras internacionais com cartão de crédito. 

Já o dólar comercial é usado para definir as taxas do mercado. Por isso, é a cotação utilizada nas transações comerciais feitas, principalmente, pelo governo, por bancos e instituições financeiras.

A cotação do dólar comercial pode mudar várias vezes ao dia, já que o seu valor é baseado na oferta e procura da moeda no mercado internacional. Há, no entanto, a interferência do Banco Central para manter a estabilidade da moeda.

Comprar dólar turismo é mais econômico?

Para quem quer economizar na cotação da moeda americana, saiba que comprar dólar turismo não é a melhor opção. Isso porque ele é mais caro do que o dólar comercial.

Essa diferença no valor ocorre devido ao volume de transações. No caso do dólar comercial, como empresas e instituições financeiras movimentam quantias significativas da moeda, ela acaba tendo um valor menor. 

No caso do turismo, a compra acontece em menores quantidades, por isso o preço de comprar dólar turismo é mais caro. Além disso, existe a incidência de impostos nas operações nessa categoria.

Afinal, as casas de câmbio de todo o mundo que comercializam a moeda têm custos do processo e precisam agregar taxas para cobrir os gastos, tais como:

  • taxas relacionadas à movimentação da moeda;
  • custos de movimentação e logística do dinheiro em espécie;
  • margem de lucro.

Por isso, comprar dólar turismo acaba sendo mais caro do que comprar dólar comercial. A boa notícia é que, hoje em dia, aproveitar as vantagens do dólar comercial nas suas compras, transferências e investimentos em dólar é muito simples: basta ter uma conta global.

Economize no câmbio com uma conta global

Vimos que comprar dólar turismo não é a melhor opção para a sua vida em dólar. Além da cotação ser superior a do dólar comercial, você ainda é obrigado a arcar com as taxas operacionais das casas de câmbio, que encarecem ainda mais a compra.

Para economizar e ter mais praticidade na compra de dólar, a melhor solução é abrir uma conta global. Com ela, você consegue comprar dólar comercial e ainda aproveita as melhores taxas do mercado nas suas transações em dólar.

Como funciona a conta global?

Abrir uma conta global na Nomad é muito simples, rápido e sem grandes burocracias. Através de um único aplicativo e sem pagar taxas de abertura ou de manutenção, você abre uma conta nos Estados Unidos totalmente regularizada para realizar câmbios, transferências e investimentos.

O câmbio do dólar comercial na Nomad é atualizado em tempo real, assim você consegue acompanhar a cotação da moeda e fazer a sua compra no momento que desejar, através do próprio aplicativo.

As únicas taxas que você terá que pagar em uma conta global são o IOF de 1,1% e spread (taxa de serviço) de apenas 2%. Na maioria das instituições financeiras tradicionais, essa mesma taxa de serviço vai de 4% a 7%. Dessa forma, para quem quer economizar no câmbio do dólar, abrir uma conta global é a melhor solução. Além de não ter que comprar dólar turismo nas casas de câmbio, você tem mais segurança, controle sobre o dinheiro e praticidade.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital