Postado em 10 de agosto, por NOMAD

Compras

5 dicas para economizar em compras no exterior

Está com viagem marcada para o exterior? Mesmo que o motivo do passeio não seja fazer compras, sabemos que é quase impossível voltar para o Brasil sem trazer algumas coisas. Os bons preços e a oferta de produtos que não têm por aqui tornam as compras no exterior um ótimo negócio para o brasileiro.

As vantagens de comprar em outro país vão muito além da economia financeira, que por si já é muito atraente. Fazer compras no exterior vai te dar a oportunidade de comprar produtos que ainda não foram lançados no Brasil e visitar uma imensa variedade de lojas estrangeiras.

Os números confirmam a tendência de crescimento na procura por compras fora do país. Segundo um levantamento do Borderless Commerce Report, as compras internacionais tiveram um salto impressionante em 2021: quase 60% dos brasileiros fizeram ao menos uma compra em sites estrangeiro.

As motivações citadas pelos entrevistados para optar pelas compras no exterior são:

  • os melhores preços no mercado internacional (62%) 
  • a possibilidade de encontrar produtos novos (32%) 
  • acesso a itens que não são encontrados facilmente no Brasil (29%).

Aqui vale o destaque para as transformações no chamado e-commerce cross border, que aproveitou o boom das compras online para oferecer opções adequadas aos hábitos do brasileiro, como frete grátis e a opção de devolver uma compra sem cobranças extras.

Com as facilidades das contas em dólar e os avanços no comércio cross border, fica claro que estamos diante de uma transformação na forma de consumir. Fazer compras no exterior está cada vez mais prático e acessível.

Por que fazer compras no exterior?

Por conta das taxas de importação e impostos, muitos produtos acabam ficando bem mais caros no Brasil do que em outros países. Por isso, fazer suas compras no exterior pode te proporcionar uma economia considerável.

Celulares, computadores e artigos de tecnologia, no geral, são bons exemplos de produtos que costumam ser mais baratos em dólar do que em real. 

Segundo a mesma pesquisa Borderless Commerce Report, os itens mais buscados em compras no exterior são:

  • peças de vestuário (33%) 
  • eletrônicos (22%)
  • cosméticos e produtos de beleza (19%)

O principal fator que faz as compras no exterior valerem a pena é a economia de dinheiro, devido aos produtos possuírem menos impostos agregados em seu valor fora do país. Muitos consumidores consideram os Estados Unidos como um dos melhores lugares para comprar smartphones – como os da Apple.

Quem não pretende viajar agora não precisa perder as vantagens de comprar em outros países. O e-commerce já é um dos mais potentes motores da economia, a maior parte das lojas faz envios para países estrangeiros, como o Brasil. 

O processo fica melhor ainda quando se opta por utilizar o redirecionador de encomendas, serviço que te permite fazer compras internacionais de qualquer lugar do mundo, que serão entregues na sua casa pela empresa de redirecionamento.

Como economizar nas compras

Os Estados Unidos são um país considerado pólo comercial do mundo, nele é possível encontrar muitos produtos diferentes. Mesmo que a moeda americana tenha se valorizado ao longo do tempo, existem diversos produtos que valem a pena incluir nas suas compras no exterior.

Além disso, com algumas dicas simples você consegue economizar ainda mais nas suas compras internacionais, sejam elas em viagens ou pela internet.

1. Planeje as compras no exterior

O passo número 1 para quem deseja economizar nas compras no exterior é fazer um bom planejamento dos produtos que deseja comprar. Faça uma lista dos produtos que têm vontade de adquirir e pesquise cada um deles em diferentes lojas. 

Dessa forma, além de comparar o preço do produto em relação ao real, com uma pesquisa simples você também descobre quais são as lojas internacionais que oferecem os melhores preços.

Nessa pesquisa, também é importante ficar atento a possíveis promoções em lojas internacionais. Assim, você pode economizar em dobro!

2. Evite o cartão de crédito

Apesar de serem mais práticos do que carregar dinheiro vivo em viagens, os cartões de crédito não são a melhor alternativa para quem deseja economizar em compras no exterior. 

Isso porque o IOF cobrado nas compras é muito alto, encarecendo as transações. No fim das contas, ao usar o cartão de crédito, você pode acabar gastando o valor que economizou.

O IOF, sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, é cobrado sempre que alguém fizer uma operação de compra e venda em um período inferior a 30 dias.

Isso faz com que esse imposto seja aplicado sobre diversas operações, algumas delas são: cheque especial, financiamentos, empréstimos, câmbio de seguros, transferências bancárias internacionais,  compra de moeda estrangeira e, é claro, o cartão de crédito.

Atualmente, a taxa OIF para o crédito é de 6,38%, o que pode causar um aumento expressivo no valor final da sua compra. Portanto, fuja do cartão de crédito em compras internacionais.

3. Utilize cartão de débito

Em contrapartida, o cartão de débito internacional é uma solução prática e fácil contra o IOF abusivo do cartão de crédito.

Os cartões de débito possuem um IOF bem mais em conta, de 1,1%. 

Se optar pelo cartão de débito da Nomad, você ainda fica isento de taxas de ativação ou anuidade.

Além disso, com um cartão de débito, você dá adeus ao spread abusivo, cobrado em outras instituições financeiras, que gira em torno de 4%. 

Na Nomad, essa taxa é de até 2%.

4. Tenha uma conta em dólar

Para aproveitar as taxas mais baixas do cartão de débito, basta ter uma conta em dólar. Na Nomad, você consegue abrir uma conta nos Estados Unidos em poucos cliques, através de um único aplicativo, e fica livre para realizar câmbio, transferências, compras internacionais e investimentos em mercados globais.

Ademais, por ter uma conta sediada diretamente nos Estados Unidos, você vai utilizar a cotação do dólar comercial, que é muito mais baixa que o dólar turismo.

5. Aproveite a melhor cotação do dólar

Ao contrário do que se imagina, o dólar turismo não é o mais adequado para compras no exterior. Isso porque o câmbio dele é mais caro em relação ao dólar comercial. 

Por isso, se deseja economizar nas compras internacionais, utilize o dólar comercial.

Na Nomad, o câmbio do dólar comercial é atualizado em tempo real e você consegue contratá-lo em poucos cliques, no próprio aplicativo. Após pagamento, que pode ser feito por TED ou Pix, o dinheiro fica disponível na sua conta americana em até 1 dia útil.

Vamos às compras!

Dadas as dicas, é hora de aplicá-las. Não se esqueça de fazer a lista de desejos e lojas, evitar o cartão de crédito e aproveitar todos os benefícios de uma conta em dólar. Assim, ao fazer suas compras no exterior, você vai economizar enquanto se diverte e poderá trazer aqueles presentes de viagem para seus amigos e família.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital