Postado em 20 de julho, por NOMAD

Investimentos

Dow Jones: como funciona e como investir na Bolsa americana hoje?

Conhecer o índice Dow Jones pode ser útil para quem deseja diversificar e investir na Bolsa americana hoje. Afinal, os indicadores financeiros refletem de forma rápida e resumida o comportamento dos mercados — e este é um dos mais importantes dos Estados Unidos.

Normalmente, índices como o Dow Jones são utilizados por investidores do mundo todo que desejam compreender e analisar movimentos, especialmente nas Bolsas de Valores. Logo, vale a pena conhecer mais sobre o assunto antes de internacionalizar seus investimentos.

Neste artigo, você entenderá o que é o índice Dow Jones e como investir na Bolsa de Valores hoje ao acompanhar esse indicador.

Confira!

O que é o índice Dow Jones?

Criado em 1896, nos Estados Unidos, o índice Dow Jones Industrial Average é um dos mais antigos do mundo. Durante os primeiros 30 anos de sua existência, o indicador era composto por ações de 12 a 20 empresas.

Contudo, após a Primeira Guerra Mundial, o índice Dow Jones passou a contar com 30 empresas norte-americanas de grande porte. E, durante a queda das Bolsas mundiais de 1929, conhecida como “A Grande Recessão”, o indicador recuou mais de 90%.

Ainda assim, ele retomou o crescimento, em pontos, após a Segunda Guerra Mundial. Esse progresso foi estimulado pela economia norte-americana, que entrou em expansão no período.

Ao calcular a valorização do índice Dow Jones nos últimos 50 anos, é possível identificar uma alta de cerca de 4.500%, até a metade de 2022. Por esse motivo, o indicador reforça a ideia de que o investimento em ações pode ser uma boa alternativa de retorno no longo prazo.

Como o índice Dow Jones é composto?

Agora que você conhece o índice Dow Jones e suas principais características, é interessante entender como ele é formado. O indicador abrange todos os setores da economia, exceto as áreas de transporte e serviços de utilidade pública.

Assim, sua formação é bastante diversificada. Em 2022, o Dow Jones era composto principalmente por empreendimentos do setor da tecnologia. 

Vale saber que o Dow Jones não conta com uma metodologia específica para a seleção das empresas, já que o principal critério é que a organização seja líder em seu segmento de mercado. 

No geral, o critério utilizado para a formação do índice é um dos pontos mais criticados por analistas e investidores. Eles argumentam que ele pode distorcer a realidade da economia americana. Ainda assim, o Dow Jones é um indicador importante e usado como referência no mundo todo.

Qual é a importância desse índice para o mercado financeiro?

Como você aprendeu, o Dow Jones tem mais de 100 anos de existência e é bastante tradicional. Devido à sua relevância, ele permanece como um dos benchmarks mais acompanhados no mercado financeiro global.

Esse é um dos motivos pelos quais o índice Dow Jones é adotado como referência pelo mercado financeiro. Ele é especialmente importante quando se trata do investimento em ações, pois ajuda a entender a performance do mercado.

Além disso, o indicador fornece uma análise do cenário atual e embasa estudos sobre o desempenho da economia mundial. Ainda, o índice serve como base para diversos fundos de investimentos, bem como para operações em contratos futuros e derivativos no Brasil e no exterior.

Por que conhecer o índice Dow Jones para investir na Bolsa hoje?

Após saber mais sobre a história do índice Dow Jones e sua composição, vale entender por que você, como investidor, deve conhecê-lo. O primeiro ponto de atenção está no fato de ele ser um indicador de grande impacto para a economia global.

Também convém ressaltar que o índice sobreviveu a todas as guerras do século XX e XXI. Ademais, ele manteve sua ascensão mesmo após enfrentar crises econômicas, períodos de recessão, mudanças políticas e setoriais.

Dessa forma, o índice Dow Jones se destaca como um parâmetro de análise e estudo sobre o desempenho do mercado de ações. Afinal, como você viu, ele fornece informações sobre o comportamento das principais empresas de capital aberto dos Estados Unidos.

A depender da sua estratégia, portanto, o Dow Jones pode ser utilizado como índice de referência, por exemplo, para analisar o desempenho da sua carteira de investimentos. Logo, ele pode ajudar a direcionar sua tomada de decisão no mercado acionário.

Como investir nas Bolsas norte-americanas?

Agora você sabe que o índice Dow Jones pode ser útil ao longo do processo de construção do seu portfólio de investimentos — principalmente para quem investe nos Estados Unidos. Antes de participar do mercado externo, entretanto, vale saber como a internacionalização de aportes pode favorecer a diversificação da carteira.

Afinal, ao expor seu capital às condições de mais de um mercado, é possível se proteger das instabilidades do cenário brasileiro. O investimento nos Estados Unidos também permite explorar as condições de uma das economias mais fortes do mundo.

Como consequência, a diversificação internacional pode ser uma forma de aumentar o rendimento e de diluir os riscos da sua carteira. 

Se essa estratégia estiver alinhada aos seus objetivos, saiba que é possível fazer seus aportes diretamente nas Bolsas dos Estados Unidos. Para saber como investir no exterior, acompanhe algumas dicas a seguir!

Analise seu perfil e objetivos

O primeiro passo para investir no mercado internacional é identificar o seu perfil de investidor e estabelecer os seus objetivos financeiros. Assim, você conhecerá sua tolerância ao risco e entenderá se os investimentos externos estão alinhados às suas expectativas e necessidades.

Abra uma conta internacional

Depois, é preciso abrir uma conta internacional para movimentar os recursos e fazer os investimentos. O processo é bastante simples e pode ser feito de forma 100% digital.

Faça um depósito

Para investir no mercado externo, você precisará fazer uma transferência via TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou Pix. 

Realize as negociações

Por fim, você pode acessar a plataforma de investimentos e fazer seus aportes. Embora não seja possível negociar o índice Dow Jones diretamente, é viável investir nas ações para replicar a carteira do índice.

Outra possibilidade é investir em um fundo de índice (ETF) que tenha o Dow Jones como referência. Assim, você consegue acompanhar a performance do indicador por meio desse veículo financeiro.

Neste artigo, você entendeu como funciona o índice Dow Jones e como usá-lo para investir na Bolsa americana hoje. Então considere essas informações para analisar o mercado e internacionalizar seus investimentos, caso a estratégia seja adequada às suas necessidades.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital