Postado em 07 de julho, por NOMAD

Investimentos

ETFs Internacionais e as vantagens de investir diretamente no exterior

Nos últimos anos, ETFs internacionais conquistaram espaço importante no portfólio de investidores brasileiros. Apesar de ainda ter uma oferta limitada no Brasil, podem representar uma solução de diversificação simples e eficaz. 

Com o aumento da demanda por investimentos no exterior, recentemente foram criados alguns ETFs internacionais negociados na Bolsa brasileira.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre ETFs internacionais e porque pode ser vantajoso investir diretamente no exterior.

O que é um ETF internacional?

O ETF, em resumo, é um fundo de investimento negociado diretamente na Bolsa de Valores, como se fosse uma ação. O ETF internacional, por sua vez, é um fundo que investe a totalidade de seus recursos no exterior. 

Esses ETFs internacionais são negociados diretamente na Bolsa de Valores brasileira (B3) e em moeda local, ou seja, em reais. No entanto, tem sua performance atrelada aos ativos negociados no exterior.
Além disso, a variação cambial também pode afetar a performance do ETF internacional, ainda que seja negociado em reais, uma vez que ele está investindo em um produto no exterior que é cotado em outra moeda – normalmente em dólar.

Vantagens de investir diretamente no exterior vs. ETFs internacionais

Uma forma simples e eficaz de aumentar o retorno dos investimentos no longo prazo, sem aumentar o nível de risco assumido, pode ser economizando os custos e despesas que são pagos a intermediários e prestadores de serviços.

Nesse ponto, vale esclarecer que, ao comprar ETFs internacionais negociados no Brasil, o investidor está sujeito aos  custos administrativos e burocráticos da “casca” criada para oferecer na Bolsa brasileira um produto que é negociado no exterior.

Esses fundos de índice cobram, no Brasil, taxas de administração que variam de 0.23% a 0.64% ao ano1. Além disso, também entram no pacote outros custos, como despesas com advogados, contadores, administradores no Brasil  e taxas de registro junto à B3, que acabam impactando sobre o retorno total do investimento no longo prazo.

Vale lembrar que a taxa de administração é uma quantia paga por todos os cotistas de um fundo de investimento, que serve para remunerar a administração de recursos por parte do gestor do fundo. A taxa de administração é um valor percentual que incide anualmente sobre todo o patrimônio gerido pelo fundo.

Além de economizar com custos administrativos, ao investir nos ETFs diretamente no exterior, você conta com vantagens tributárias, como a isenção de imposto de renda sobre o ganho de capital para vendas no valor total de até R$35 mil por mês.

Já os ETFs internacionais que são negociados no Brasil não contam com essa isenção, sendo certo que os investidores têm a obrigação de recolher 15% de IR sobre qualquer ganho de capital – inclusive no que diz respeito a ganhos com a variação cambial.

Muito mais do que vantagens financeiras, o investimento em ETFs diretamente no exterior também possibilita o acesso a uma gama muito maior de setores, geografias, moedas e de tipos de fundos, o que permite uma melhor diversificação do portfólio.

Os ETFs internacionais negociados no Brasil são produtos relativamente recentes, não contando com uma oferta tão ampla quanto a oferecida nos EUA, por exemplo, que conta com milhares de fundos listados em Bolsa. 

Em resumo, investir em ETFs diretamente no exterior faz com que o investidor não pague taxas duas vezes, como acontece nos produtos internacionais negociados no Brasil. E isso sem contar a vantagem da isenção de IR sobre ganho de capital de até R$35 mil por mês, além do acesso a uma diversidade significativamente maior de investimentos. 


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital