Postado em 13 de maio, por NOMAD

Investimentos

8 razões porque investir em dólar vale a pena

Quem nunca considerou manter parte do seu patrimônio em uma moeda forte pode se perguntar: investir em dólar vale a pena?

Afinal, ao acompanhar todas as altas e baixas dessa moeda ao longo dos últimos anos, quem busca uma maneira de investir para proteger (e aumentar) o patrimônio, pode ficar em dúvida se investir em dólar vale a pena.

Mas há muito mais benefícios do que riscos quando a estratégia é usar uma moeda forte para garantir o valor do dinheiro. 

Vantagens de investir em dólar

Para garantir que você tire suas dúvidas em relação ao assunto, montamos uma lista com as principais vantagens de investir em dólar; que certamente vai convencer o investidor a pensar na moeda americana com mais carinho na hora de planejar seus próximos passos no mercado.

Confira os motivos, a seguir.

Diversificação global de investimentos

Ao investir nos EUA você tem acesso às ações das maiores empresas do mundo e pode fazer investimentos globais, em empresas sediadas fora dos EUA, via ADRs (American Depositary Receipt).

Assim, o investidor pode incluir na sua carteira desde ações de empresas chinesas de tecnologia até montadoras alemãs, diversificando seus investimentos geograficamente.

Proteção cambial para o seu patrimônio

O efeito de proteção cambial também é um aspecto importante no tema da diversificação. Em momentos de crises globais, moedas fortes como o dólar são consideradas “portos seguros”, e tendem a se valorizar em comparação às demais moedas.

Desta forma, garantir exposição a ativos dolarizados é uma ótima maneira de diversificar e proteger o valor dos investimentos. 

Maior oferta de ativos financeiros

O mercado norte-americano tem uma oferta de ativos e produtos de investimentos muito ampla. São mais de 5.000 ações e milhares de ETFs, que possibilitam o investimento em setores específicos e nas maiores empresas globais.

Ainda que no Brasil existam alguns produtos que constituam investimentos no exterior, como os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociados na Bolsa de Valores brasileira, a variedade de opções de investimentos diretamente nos EUA é incomparavelmente maior do que as opções locais.

Possibilidades maiores de rentabilidade

Com acesso a uma ampla oferta de ativos há, também, uma ampla possibilidade de otimizar a escolha dos tipos de investimento – o que, consequentemente, permite que a sua rentabilidade alcance níveis mais eficientes dentro de uma gestão de risco adequada ao seu perfil.

Viabilidade de investir em países de economia sólida 

Ter investimentos no exterior é ter acesso às maiores empresas das principais economias do mundo. Desenvolvidos e com maior solidez econômica e política, esses países contam com ativos que podem contribuir muito para equilibrar e diminuir o risco do seu portfólio. 

Diminuição do fator Risco Brasil 

Ao alocar uma parcela do seu patrimônio no exterior, você mitiga os maiores riscos relacionados ao Brasil como, por exemplo, crises políticas, inflação e a piora da economia, de maneira geral.

A grande maioria dos brasileiros tem sua renda atrelada ao Real e à economia do Brasil (por exemplo, recebe salário no Brasil, ou tem sua empresa com clientes brasileiros). Se esse é o seu caso e você deixa de guardar uma parte de suas economias no exterior, você também está deixando o seu futuro totalmente atrelado ao destino da economia de um único país: o Brasil.

Acesso a um mercado mais maduro 

O mercado norte-americano é o maior do planeta, com uma capitalização aplicada de mais de US$ 30 trilhões. Para dar uma ideia do seu tamanho: ele é cinco vezes maior que o segundo colocado (China) e trinta e três vezes maior do que o brasileiro. 

Além disso, a cultura de investimentos nos EUA é muito forte, e 55% da população adulta investe na Bolsa (o que equivale a mais de 50 milhões de pessoas físicas). A título de comparação, no Brasil, cerca de 2% da população opera no mercado.

Diminuição dos impactos inflacionários brasileiros

Além de fatores regionais e internos, existem diversos outros aspectos externos que podem ter impacto na inflação de preços no Brasil; incluindo commodities e outros produtos de precificação em dólar consumidos no nosso dia-a-dia no Brasil. 

Por isso, contar com ativos dolarizados é outro ponto que ajuda a diminuir o impacto inflacionário na sua carteira de investimentos e a explicar por que investir em dólar vale a pena.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital