Postado em 22 de julho, por NOMAD

Investimentos

O que significa LPA no mercado financeiro?

Antes de investir em uma determinada ação, é importante conhecer a situação financeira e as perspectivas da empresa. Para tanto, você pode usar a análise fundamentalista e os seus diferentes indicadores, incluindo o LPA.

Isso porque essa avaliação é feita com base em indicadores financeiros que ajudam a identificar a performance da companhia e de sua gestão. E um dos mais relevantes é o LPA, então vale a pena saber o que ele significa.

Quer entender mais sobre ele? Neste artigo, você aprenderá o significado do LPA e saberá como usá-lo em sua análise de companhias para investir.

Confira!

O que significa LPA?

Sigla para lucro por ação, o LPA é um indicador que demonstra o desempenho financeiro de uma companhia de capital aberto em determinado período, considerando o volume de ações emitidas pela empresa. 

O cálculo do LPA é o seguinte: 

LPA = Lucro líquido do período / Número de ações emitidas

Assim, quanto maior for o lucro da empresa, maior tende a ser a participação nos resultados destinada a cada ação — e, consequentemente, a cada investidor. O inverso também é verdadeiro.

Para que serve o indicador de lucro por ação?

Agora que você sabe o que significa e como calcular o lucro por ação, é necessário entender para que serve esse indicador. Ele ajuda a determinar se a empresa tem condições de oferecer distribuição de proventos aos acionistas ou se o negócio não tem conseguido gerar resultados positivos em relação ao número de ações disponíveis no mercado.

Logo, o LPA serve para apresentar o quanto cada ação receberia de participação nos resultados, caso todo o lucro fosse distribuído aos acionistas. Porém, essa é uma avaliação hipotética, já que a maioria das empresas distribui apenas uma parte do lucro aos investidores.

Ainda assim, o LPA ajuda a demonstrar o nível de saúde financeira e a capacidade de gerar resultados. Afinal, um LPA maior costuma estar associado a um lucro mais elevado, o que pode ser atrativo para quem investe com foco no longo prazo.

Além disso, convém notar que o LPA pode ajudar a embasar a tomada de decisão de investimento. Se você estiver procurando as empresas mais lucrativas, por exemplo, pode ser interessante usar esse indicador como uma das ferramentas de análise. 

Ademais, vale destacar que o LPA pode ser usado em qualquer mercado. Então você pode fazer a análise tanto sobre as ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3) como nas Bolsas americanas, por exemplo.

Como acompanhar e analisar o LPA?

Após compreender como é o funcionamento do LPA, é indispensável entender como você deve analisá-lo. Quanto ao cálculo, as informações para ele podem ser obtidas no balanço patrimonial da empresa e em outros documentos divulgados periodicamente pela companhia.

Após encontrar o valor do LPA, você terá três resultados possíveis: um número negativo, um número positivo ou zero. Veja o que cada cenário pode significar, a seguir.

  • LPA positivo: indica que a empresa tem sido bem-sucedida em obter lucro líquido. Quanto maior ele for, maior tendem a ser os resultados obtidos;
  • LPA negativo: aponta que o empreendimento, na verdade, teve prejuízo no período de análise;
  • LPA nulo: demonstra que a companhia não teve lucros, mas também não sofreu prejuízos no momento analisado.

Além disso, você pode acompanhar o valor do LPA com o passar do tempo. Se em um trimestre a empresa teve LPA negativo e, no outro, teve um resultado positivo, é sinal que houve uma recuperação de performance.

Outra forma de analisar o LPA é comparar esse dado entre os negócios. Nesse caso, a intenção é utilizá-lo como referência para compreender a capacidade de geração de lucro de cada companhia.

Nesse cenário, o ideal é realizar a comparação entre empresas do mesmo segmento, pois elas apresentam modelos de atuação semelhantes. Assim, você terá mais dados para decidir qual ação vale mais a pena adquirir. 

Quais são os outros indicadores que você pode utilizar?

Apesar de o LPA ser um indicador importante, ele não é o único que deve ser adotado em sua análise fundamentalista. Afinal, se você usar apenas uma ferramenta, sua visão sobre a atuação do negócio será parcial.

No caso do LPA, o indicador de um empreendimento pode ser mais alto que o de outro, mesmo se o lucro gerado for menor. Isso acontece quando o número de ações de uma companhia é menor que o da outra. Então o resultado nem sempre indica uma situação econômica mais favorável.

A seguir, veja outros indicadores que podem fazer parte da sua análise fundamentalista e entenda quais informações eles apresentam.

P/LPA

O indicador P/LPA representa a relação entre o preço da ação e o lucro por papel. Assim, a métrica ajuda a identificar se o ativo é vendido a um preço considerado justo.

P/VPA

Você também pode usar o P/VPA, que é dado pelo preço de negociação sobre o valor patrimonial por ativo. Com ele, você poderá identificar se a cotação atual da ação está alinhada ao valor patrimonial do papel.

EV/EBITDA

Já o EV/EBITDA representa a relação entre o enterprise value (valor de mercado) da empresa e os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA). Com ele, você identifica a capacidade de geração de caixa do negócio e confere quantos ciclos financeiros seriam necessários para atingir o valor de mercado da companhia.

Dividend yield

O dividend yield (DY) indica a capacidade da empresa quanto ao pagamento de dividendos — proventos obtidos pela divisão de parte do lucro líquido entre os acionistas.

O DY se baseia no total de dividendos pagos por ação nos últimos 12 meses dividido pelo preço de aquisição do papel. A ideia é avaliar o possível retorno do investimento na forma de dividendos.

ROE

Sigla para return on equity ou retorno sobre patrimônio líquido, o ROE é dado pelo lucro líquido sobre o patrimônio líquido da companhia em determinado período. Com o resultado, você sabe qual é a capacidade do negócio em gerar resultado com base no próprio patrimônio.

Agora você sabe o que significa LPA e entendeu que esse indicador financeiro demonstra o lucro líquido da companhia por ação emitida. Com ele, você tem mais dados para avaliar a atuação de uma empresa e embasar a tomada de decisão para compor sua carteira de investimentos.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital