Postado em 04 de agosto, por NOMAD

Investimentos

MOAT: qual o significado deste termo para empresas e investidores?

Você já reparou que existem empresas que se destacam em seus mercados, ficando muito à frente de seus concorrentes? Entre os motivos para esse fenômeno, pode estar a existência de um economic moat — ou fosso econômico.

O termo economic moat foi criado por um grande investidor há muitos anos e continua ajudando a realizar a análise de ações. Para usá-lo, é importante entender como ele funciona e quais pontos observar nessa abordagem.

A seguir, aprenda o que é o economic moat, entenda seu significado para empresas e investidores e veja como incorporá-lo ao mercado financeiro!

O que significa moat? 

O termo moat significa fosso, em português. Ele tem relação com os fossos medievais, que existiam nos castelos. Eles consistiam em uma área escavada que contornava os castelos com o objetivo de garantir proteção.

Desse modo, os invasores não conseguiriam atacar em grande volume a estrutura e haveria tempo suficiente para o contra-ataque. No contexto econômico, o fosso ou moat serve para proteger o negócio da ação de seus concorrentes.

Qual a origem do termo moat? 

Agora que você sabe qual é o significado de moat, é interessante compreender a origem do uso desse termo no mercado financeiro. A expressão “economic moat” se popularizou por Warren Buffett, o maior investidor individual da história.

Conhecido como o Oráculo de Omaha, Buffett utiliza essa analogia há décadas. Assim, o termo se consolidou como uma ferramenta para encontrar e analisar oportunidades de investimento.

Nesse caso, a abordagem de economic moat ou fosso econômico prevê a escolha de empresas que tenham uma vantagem competitiva sustentável no longo prazo, em relação aos demais negócios do mercado. 

Assim, os empreendimentos que atendem a esses critérios conseguem se manter em patamares mais elevados que seus concorrentes.

Como funciona o investimento dessa forma?

O próximo passo para entender mais sobre o moat ou fosso econômico é aprender como ele funciona. No geral, existe uma premissa que baseia essa abordagem: um negócio com um grande diferencial competitivo consegue proteger seus lucros no longo prazo. Além disso, pode manter sua participação de mercado (market share).

Com a escolha das ações de empresas que apresentam maior competitividade, o esperado é obter mais lucros. Afinal, a companhia pode ter mais vendas, mais lucros e mais investimentos em melhorias e diferenciação.

Outro ponto de destaque é que essa abordagem pode ser utilizada com outras estratégias, como o value investing — que também se tornou popular graças a Buffett.

No investimento em valor, a ideia é encontrar ações de empresas com bom potencial, mas que sejam vendidas a um preço menor que o valor intrínseco da companhia. Isso faz com que esses ativos sejam descontados.

Se a empresa realmente tiver o economic moat, a tendência é que ela apresente mais resultados e se valorize. Assim, é possível aumentar o retorno, já que as ações foram compradas por um preço mais baixo.

Qual a importância para empresas e investidores? 

Sabendo mais sobre o assunto, tenha em mente que o economic moat é importante tanto para as empresas quanto para os investidores. No caso das companhias, desenvolver um fosso econômico pode garantir mais crescimento, consolidação e continuidade no mercado.

Existem diversos motivos que podem levar a esse tipo de resultado. Entre os principais aspectos, estão:

  • custo de mudança: envolve o gasto que o cliente teria para trocar uma empresa por outra. Quando os custos da mudança são superiores aos benefícios da troca, a tendência é que os clientes permaneçam com o negócio, desenvolvendo sua vantagem competitiva;
  • escalabilidade: está relacionada à capacidade de o empreendimento produzir em larga escala, o que pode ajudar a diminuir os custos e atender a uma demanda maior, com mais facilidade;
  • ativos intangíveis: são elementos como marca, patentes registradas, licenças regulatórias e outros que impedem a cópia dos competidores ou que permitem a cobrar um preço com maior margem de lucro.

Então, conhecer o significado de moat pode ajudar os negócios a serem mais bem-sucedidos, já que estimula a criação de uma vantagem competitiva verdadeiramente consolidada.

Para o investidor, essa estratégia é relevante porque pode orientar a sua tomada de decisão ao compor a carteira de investimentos. Assim, torna-se possível complementar a análise fundamentalista e selecionar os papéis com maior potencial de retorno para incluir no portfólio, por exemplo.

Por que o investidor deve conhecer o fosso econômico?

Como você viu, o economic moat pode orientar o investidor na tomada de decisão. Logo, compreender esse tema traz oportunidades diversas para investir em empresas.

É possível, por exemplo, investir em ações que atendam a esses critérios. Com isso, há como ter melhores perspectivas sobre o retorno no médio e longo prazo, caso a vantagem competitiva da companhia se mantenha.

Como a tendência é obter uma lucratividade maior, empresas desse tipo podem pagar mais dividendos. Assim, investir em papéis como esses pode ser uma forma de compor renda passiva.

Como encontrar empresas com vantagens competitivas? 

Após compreender as principais características do economic moat, é essencial entender como encontrar companhias que atendam a esses critérios. Para isso, vale olhar para os negócios que têm maior participação de mercado e que oferecem experiências, produtos ou serviços diferenciados.

Considerando o tamanho da economia dos Estados Unidos, o mercado americano é especialmente permeado por empreendimentos desse tipo. Afinal, foi no país em que surgiram algumas das maiores e mais relevantes empresas do mundo.

Logo, é interessante considerar investir diretamente nos Estados Unidos. Assim, você pode aproveitar milhares de oportunidades, usando esse critério para selecionar os papéis para compor o seu portfólio.

Neste artigo, você descobriu o conceito de economic moat ou fosso econômico e aprendeu como ele pode ser importante para a análise de ativos no mercado de investimentos. Agora, você pode considerar incorporá-lo à sua estratégia para favorecer sua tomada de decisão ao investir.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital