Postado em 03 de junho, por NOMAD

Nomad

Morar nos Estados Unidos: as 10 melhores cidades para viver!

Morar nos Estados Unidos é um desejo comum entre brasileiros que procuram iniciar uma nova vida fora do país. Mas, se esse é o seu objetivo, você já parou para analisar quais são as melhores cidades para se viver na América? 

De acordo com o Itamaraty, existem atualmente 1,9 milhão de brasileiros, entre legais e ilegais, morando nos Estados Unidos e buscando uma nova vida. E para lhe ajudar nessa nova empreitada, a Nomad preparou um guia completo para tirar todas as suas dúvidas de como morar nos Estados Unidos

Continue lendo!

Morar nos Estados Unidos: quais as etapas desse processo?

Com forte influência dentre os brasileiros, os EUA aparecem frequentemente como um destino desejado quando o assunto é residir fora do Brasil.

Porém, o país possui regras bem definidas em relação a entrada e estadia de imigrantes em solo americano.

Como ir morar nos Estados Unidos?

Existem três maneiras de morar nos EUA legalmente:

  • Com visto: tendo duas categorias existentes de visto (imigrante e não-imigrante);
  • Tendo residência permanente: popularmente conhecida como Green Card;
  • Sendo cidadão norte-americano: é possível se naturalizar e conseguir a cidadania após alguns anos vivendo como residente permanente, ou também por casamento

É fundamental que você esteja a par de todos os tipos de vistos disponíveis e as características de cada um deles. Assim, ficará mais fácil decidir qual é o ideal para você e quais os processos para obtê-los.

Quais os vistos existentes?

As três possibilidades para morar nos Estados Unidos são divididas em diversas espécies de vistos, e eles são categorizados por letras do alfabeto. 

Geralmente, os vistos que mais são requisitados por brasileiros (para além do de turismo) são:

  • Visto Não-Imigrante “F ou M”: estudantes de universidades, cursos de línguas, ensino médio, cursos profissionalizantes e etc;
  • Visto Não-Imigrante “J”: pessoas que queiram fazer o intercâmbio de Au pair;
  • Visto Imigrante “E1”: empregos de primeira preferência – pessoas com habilidades excepcionais, professores e pesquisadores renomados ou executivos/diretores de multinacionais;
  • Visto Imigrante “E2”: empregos de segunda preferência – pessoas com diplomas avançados e pessoas com habilidades excepcionais;
  • Visto Imigrante “E3”: empregos de terceira preferência – profissionais no geral;
  • Visto Imigrante “C5, T5, R5 ou I5”: investidores e “criadores de emprego”
  • Visto Imigrante “DV³”: imigrantes em geral que podem concorrer no “Diversity Visa Program”, mas há bastante concorrência e vários requisitos a serem preenchidos;
  • Visto Imigrante “IR1, CR1,K-3, K-1,IR2, CR2, IR5, F1, F3, F4, F2A ou F2B”: reunião familiar, mas esse visto varia de cada pedido.

Onde conseguir a documentação necessária para morar nos EUA? 

Quem pretende morar nos Estados Unidos precisa estar em dia com as documentações. O passaporte, visto e o comprovante de vacinação, por exemplo, são obrigatórios.

Em relação ao visto americano, a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil também retomaram os agendamentos para o processamento do documento. 

Para tirar o seu, você deve acessar o site do Consulado Americano no Brasil e fazer o seu agendamento.

Qual o valor do visto para os Estados Unidos?

Como você notou, a lista de vistos americanos é bem extensa! Para ter um entendimento mais preciso, separamos de forma resumida os valores aplicados para cada uma dessas liberações. 

No primeiro momento, o custo mínimo é de 160 dólares até 240 dólares, o mais caro. 

Porém, o valor convertido para real sofre um aumento constante devido ao valor do dólar. Atualmente, maio de 2022, o valor da taxa do visto americano está por volta dos R$ 830,00.

A taxa para a emissão desse documento é cobrada por cada pessoa, independente da idade do requerente. Entenda melhor como funciona a distribuição de valores dos vistos:

Visto Americano – 160 Dólares

Categorias vigentes: 

  • B1 – negócios;
  • B2 – turismo;
  • C – de trânsito;
  • D – tripulantes;
  • F – estudante acadêmico;
  • J – intercâmbio;
  • I – representantes de meios de comunicação;
  • M – estudante vocacional.

Visto Americano – 190 Dólares

Categorias vigentes:

  • H – para trainees e trabalhos temporários;
  • L – para transferências de uma mesma empresa;
  • O – para cidadãos estrangeiros com habilidades específicas;
  • P – para atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento;
  • Q – para programas internacionais de intercâmbio cultural
  • R – para profissionais religiosos

Visto Americano – 205 Dólares

Categorias vigentes: 

  • E – investidor

Visto Americano – 240 Dólares

Categorias vigentes: 

  • K – visto de noivo/noiva de cidadãos norte-americanos.

Quanto tempo dura um visto para os EUA?

Em um primeiro momento, a validade do visto americano pode ser de até 10 anos, permitindo que a viagem para o país até o prazo expire.

Ou seja, é permitido viajar quando a validade está próxima, mas é extremamente importante estar dentro do prazo no momento do embarque.

Para quem está com o intuito de se mudar e quer saber como morar nos Estados Unidos é importante ressaltar que a validade do visto americano não se relaciona com o tempo de permanência, que é decidido pelo oficial da imigração, logo na entrada.

Mas pode ficar despreocupado, pois o prazo concedido em média, é de pelo menos 180 dias (6 meses).

Como conseguir o Green Card?

Desejado por muita gente, o Green Card é a chave para quem quer morar nos Estados Unidos e viver tranquilamente. 

Esse documento, originalmente chamado US Permanent Resident Card, costuma ser concedido pelas autoridades americanas aos imigrantes que querem morar e trabalhar nos país.

Ainda assim, é bom ressaltar que nos Estados Unidos todos os vistos são temporários, como o visto de trabalho (que dura apenas o período do contrato com a empresa americana) e o visto de estudante (que tem a mesma duração do curso e não permite trabalhar). 

Portanto, para quem começar uma nova vida e morar nos Estados Unidos definitivamente deve começar a pesquisar como garantir o Green Card o mais rápido possível.

Os caminhos para se obter o visto permanente

Apenas são elegíveis ao Green Card aquelas pessoas que atendem aos seguintes requisitos exigidos pelo governo norte americano:

  • Ter um familiar (preferencialmente de primeiro grau) que já seja cidadão americano e possa patrocinar o seu Green Card.
  • Possuir algum tipo de visto para os Estados Unidos que permita a solicitação do cartão verde. Os mais conhecidos são: visto EB-5, visto d e trabalho (H-1B) e de transferência (L1).
  • Casamento com um cidadão ou uma cidadã americanos;
  • Ganhar o Green Card por meio de uma loteria, que é realizada anualmente nos Estados Unidos. Infelizmente o Brasil não está no rol de países que podem participar desse sorteio em 2019.

Como fazer o pedido do Green Card?

É necessário realizar uma avaliação e uma junção de documentos que provem que o interessado realmente tem direito ao visto. 

Esse pedido pode ser feito por moradores ou não dos Estados Unidos, por conta própria ou com o auxílio de alguma assessoria de imigração.

Quanto tempo demora?

Todo esse processo pode durar alguns meses ou até anos, dependendo da categoria. 

Um exemplo é o visto EB-2, focado por profissionais estrangeiros com carreiras bem-sucedidas que precisam morar nos Estados Unidos, tem demorado em torno de 8 a 14 meses.

Residência x cidadania: qual a diferença?

Esses dois conceitos até podem estar conectados, mas nem sempre estão atrelados e possuem significados diferentes.

Enquanto a permissão de residência é um dos tipos de vistos americanos vigentes para imigrantes, a cidadania não está. Como o próprio nome define, a cidadania torna a pessoa um verdadeiro cidadão americano, englobando todos os direitos e deveres, como o voto e o passaporte americano.

Além disso, como já citamos, um green card expira a cada 10 anos e precisa ser renovado, enquanto a cidadania é permanente. 

É possível aplicar para a cidadania 5 anos depois de conseguir o documento.

3 dicas financeiras para quem quer morar nos Estados Unidos

Quem quer morar nos Estados Unidos precisa se atentar a algumas artimanhas para se habituar tranquilamente, sem sentir um total estranho no ninho.

Pois quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena entender o contexto para evitar problemas futuros.

Além disso, os brasileiros podem encontrar ótimas oportunidades dentro do território norte-americano. 

Então antes de aproveitá-las, para ter a certeza de como morar nos Estados Unidos, é fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa.

1. Não esqueça o planejamento

Uma mudança de vida como essa não é barata, por isso, um bom planejamento financeiro é fundamental. 

Portanto, separe bem o dinheiro que você irá gastar com a parte burocrática da viagem (documentos, seguro e passagens) e o que pretende utilizar para moradia, alimentação e etc.

Além disso, busque cupons de descontos para utilizar nas lojas americanas.

2. Compre dólar antes de viajar

Essa dica não pode faltar na lista de quem quer morar nos Estados Unidos!

Sem dúvida nenhuma é extremamente mais prático chegar no país que você pretende residir com a moeda vigente, assim, facilita nos seus pagamentos e nas sua rotina diária.

3. Olho no dólar: atente-se a cotação e tenha uma conta com a moeda vigente

Recomendamos que você tenha a moeda americana sempre em mãos. Para isso, você pode utilizar uma conta global, como a da Nomad!

Com ela as vantagens são muitas e vão além do câmbio e compras em dólar. Com ela, você também pode fazer e receber transferências internacionais, de qualquer lugar do mundo, com mais facilidade.

Utilize o Cartão de Débito da Nomad nos EUA e facilite sua estadia!

Ainda falando sobre o âmbito financeiro de quem quer morar nos Estados Unidos, uma excelente prática a se adotar é o uso do cartão de débito da sua conta global.

Com ele, o IOF de 6,38% do cartão de crédito é inexistente. Além disso, a praticidade do cartão de débito da Nomad faz valer a pena a escolha.

As únicas taxas que você precisa pagar são o IOF de 1,1%, cobrado na hora em que o dinheiro é colocado na conta. E caso você precise depositar em real, quando convertido para o dólar, a taxa de serviço é de apenas 2%. 

Ao todo, você pode economizar até 10% nas suas compras internacionais, incrível, né?

As 10 melhores cidades para morar nos Estados Unidos

Morar nos Estados Unidos é um sonho que passa pela cabeça de muitos – e os brasileiros não são diferentes! 

Mas caso esse seja seu objetivo, já parou para analisar quais são as melhores cidades para se viver por lá? Esse estudo precisa avaliar alguns critérios como acessibilidade de moradia, acesso à educação, qualidade de vida e mercado de trabalho.

E para te ajudar, a Nomad preparou uma lista com as 10 melhores cidades para morar nos EUA! E para a surpresa, você nunca nem ouviu falar de alguns desses lugares que irá conhecer agora. 

Vem com a gente!

1. Boulder, Colorado

No estado do Colorado, a cidade de Boulder é o lugar ideal para quem gosta da vida ao ar livre, entusiastas da vida fitness e do bem-estar aliado à saúde. Isso ocorre pois todos os itens estão intimamente ligados ao cotidiano dos moradores da cidade.

Além disso, possui fácil acesso a belas paisagens, trilhas para caminhadas e pistas de esqui. O segredo desse município é ser uma cidade atrativa tanto para famílias quanto para jovens profissionais que querem morar nos Estados Unidos e estão em busca de uma ótima qualidade de vida.

2. Austin, Texas

Capital e coração do Texas, Austin é a cidade perfeita para quem quer morar nos Estados Unidos e ter uma vida pacata.

Sem ficar atrás de nenhuma cidade grande, essa cidade possui um sistema de ensino elogiado no mundo inteiro e um custo de vida bem mais em conta que outras cidades famosas dos EUA. Também é sede da principal da Universidade do Texas e de uma indústria cinematográfica em expansão

3. Boise, Idaho

Não é muito conhecida pelos brasileiros, mas tem um clima bem bacana. A oeste de Washington, Boise é a cidade ideal para quem busca tranquilidade e custo de vida baixo.

Essa cidade merece destaque pelas inúmeras oportunidades de trabalho, principalmente no ramo da tecnologia.

4. Huntsville, Alabama

Parece uma cidade pequena, mas Huntsville é a área metropolitana de maior e mais rápido crescimento do estado do Alabama. 

Também é conhecida por desempenhar um papel significativo na corrida espacial da década de 1960, a área continua a atrair um grande número de engenheiros que trabalham na NASA e no Redstone Arsenal, uma área que pertence ao Exército dos EUA.

5. Charlotte, Carolina do Norte

Estamos falando da maior cidade do estado da Carolina do Norte e um dos lugares mais aconchegantes para morar nos Estados Unidos

Charlotte oferece tudo o que uma grande metrópole tem ao mesmo tempo e com boa qualidade de vida. Vários restaurantes, parques temáticos, bares, enfim, lazer para todas as idades e gostos.

6. Portland, Maine

Conhecida pelos seus faróis e os pratos com lagostas, a cidade de Portland no pequeno estado do Maine se caracteriza pela vida tranquila, sem grandes filas e multidões.

Com apenas 66 mil pessoas, Portland pode oferecer ao brasileiro que pretende morar nos EUA uma cultura rica, excelente qualidade de vida e uma cidade muito afável.

7. San Diego, Califórnia

San Diego é o coração da Califórnia e uma das melhores cidades para morar nos EUA!

Com um clima parecido com o do Brasil, essa conhecida cidade tem uma lindíssimas praias, uma vida noturna agitada e excelente qualidade de vida. Super recomendada para quem é jovem e quer começar a vida nos Estados Unidos.

8. Chicago, Illinois

Como morar nos Estados Unidos na maioria das vezes é dependente de boas oportunidades, a cidade de Chicago é um excelente destino. Terceira maior metrópole dos Estados Unidos, é um dos lugares que mais oferece oportunidades aos imigrantes 

Referência em modernidade, possui diversos incentivos para estimular a economia, o que gera empregos para todas as classes.

Inclusive, possui dezenas de vagas para quem fala português!

9. São Francisco, Califórnia

Um dos lugares mais famosos dessa lista, São Francisco é a ‘menina dos olhos’ da maioria dos americanos. Mesmo com um custo de vida alto, não é missão fácil igualar a sua reputação. 

Abrigando o Vale do Silício, a região é um verdadeiro paraíso para empreendedores, inovadores, artistas e membros da comunidade LGBTQIA +.

10. Sarasota, Flórida

Representante das melhores cidades para morar nos Estados Unidos, Sarasota tem um clima incrível durante o ano todo. Inclusive, é um destino popular entre celebridades, famílias e aposentados.

Essa cidade também ocupa o primeiro lugar na lista de melhores cidades para se aposentar da U.S. News & World Report.

Facilite sua vida no exterior com a Nomad

Com a Nomad, você pode morar nos Estados Unidos com uma conta-corrente americana e um cartão que oferece ainda mais liberdade nas suas compras internacionais. Baixe nosso app e aproveite os benefícios de ser Nomad!


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital