Postado em 27 de julho, por NOMAD

Nomad

Como ser nômade digital? Conheça as 5 características desse tipo de profissional

Esta década, profundamente marcada pelo avanço tecnológico, fez uma verdadeira revolução digital. O estilo de vida das pessoas se modificou tanto que é impensável ter que enfrentar uma fila no banco para pagar uma conta. O intermédio, por telas, tornou-se tão frequente que até mesmo a rotina de trabalho adquiriu novas características, levando muitas pessoas a pensar em como ser nômade digital.

Com a pandemia de Covid-19, a migração para o mundo digital se intensificou e se manteve, mesmo depois do relaxamento das normas de contenção do vírus. Isso mostra o quanto as pessoas absorveram as características de como ser nômade digital.

Segundo levantamento da Abemmi, existem cerca de 35 milhões de nômades digitais no mundo, número que deve chegar a 1 bilhão até 2035.

O que é um nômade digital?

O nômade digital é um profissional que pode atuar em praticamente qualquer área, desde que consiga fazer isso somente com acesso à internet. Ele recebe suas demandas de forma online, trabalha e as devolve da mesma maneira.

Sem vínculo direto com o espaço físico de trabalho, esse profissional percebeu que além de fazer suas tarefas  de casa, também pode fazê-lo de qualquer outro lugar no mundo. 

Vantagens e como ser nômade digital

Ser um nômade digital tem muitas vantagens e todas elas se relacionam a uma premissa central: liberdade. O nômade digital tem a regalia de poder manter sua estrutura de trabalho de qualquer lugar e carregá-la consigo mundo afora. E como ser nômade digital? A gente te explica:

Como ser nômade digital

Existem inúmeros caminhos para isso, afinal, diversas profissões podem existir em um estilo de vida online e sem fronteiras. Basta estar disposto a se desprender do modelo tradicional de trabalho, ter autonomia para tomar decisões e estar conectado. Veja algumas das muitas carreiras para um nômade digital:

  • Professor de idioma particular 
  • Terapeuta
  • Redator
  • Criador de conteúdo online
  • Contador para Pessoa Física
  • Design gráfico

Quem vai definir se é possível adaptar seu trabalho a uma vida nômade é você. Basta ter criatividade! Outra alternativa para quem quer saber como ser nômade digital é apostar em trabalhos freelancer, que podem oferecer renda extra.

5 características do nômade digital

1. Está conectado

É o ponto de partida para uma vida nômade. Estar conectado é a única regra absoluta, já que é necessário não ter o compromisso de estar presencialmente no seu trabalho – o que impossibilita totalmente a característica seguinte.

2. Espírito viajante

O desejo de conhecer o mundo, novas culturas e até idiomas é o que, geralmente, atrai pessoas ao estilo de vida nômade. O profissional conectado, que não precisa estar presencialmente no trabalho, é livre para viajar para onde quiser. Seja em uma praia paradisíaca ou em uma viagem pela Europa, o nômade digital não fica parado muito tempo.

3. Autonomia para trabalhar 

Outro ponto importante sobre como ser um nômade digital é ter autonomia no trabalho. Essa não é uma regra absoluta, cada caso pode ter suas exceções. Mas, geralmente, o profissional autônomo tem mais facilidade para gerir seus projetos profissionais sozinho, o que garante mais liberdade de decisão.

4. Segurança financeira

Viajar pelo mundo não é coisa barata, sabemos. Por isso, quem vai embarcar na aventura de conhecer outros lugares, precisa estar seguro e ter um planejamento financeiro. Imprevistos sempre podem acontecer em uma viagem e ter como resolvê-los é essencial.

5. Vida em dólar

Para viajar por outros países, sendo um nômade digital, é necessário ter rendimentos em moeda estrangeira. Sendo a principal moeda no mercado comercial mundial, o dólar é um investimento mais assertivo para esse estilo de vida. Confira 5 motivos para abrir conta em dólar se você é nômade digital.

A Nomad te ajuda

A conta em dólar da Nomad oferece diversas vantagens em um único aplicativo, o que facilita e muito a vida de quem preza pela mobilidade financeira e pela liberdade.

Com o aplicativo da Nomad, você recebe, faz seus investimentos, compra e faz transações em dólar com as melhores taxas do mercado. Tudo isso no seu celular, e com muita facilidade – tudo o que os nômades digitais precisam. Agora que você já sabe como ser nômade digital, pode usar toda criatividade para se adaptar ao estilo de vida que permite trabalhar enquanto conhece o mundo.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital