Postado em 17 de março, por NOMAD

Compras

O que é a FDIC? Conheça essa instituição e saiba a importância do papel dela

Você sabe o que é a FDIC e o que ela faz? Criada em 1933, essa instituição federal americana mudou o cenário financeiro para quem tinha um vínculo com um banco no país. Graças ao trabalho dela, pessoas passaram a confiar mais no sistema bancário dos Estados Unidos.

Saber o que é a FDIC é fundamental caso você esteja pensando em ter ou já tenha uma conta sediada nos Estados Unidos. O blog da Nomad preparou o conteúdo a seguir para você ficar por dentro das funções que a instituição desempenha e entender como ela pode te influenciar.

A FDIC

Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) é uma agência federal governamental americana cuja principal função é garantir os depósitos bancários feitos no país. Basicamente, é uma maneira de assegurar que quem faz parte do sistema bancário americano não vai perder dinheiro caso algo (como uma crise) aconteça.

Para isso, existe um protocolo que deve ser seguido. Primeiro, é preciso que a instituição financeira em que você está fazendo o depósito seja cadastrada na FDIC. Você pode checar isso com a própria instituição ou no site da agência, acessando este link.

Se o banco ou a instituição for assegurada, a FDIC dará garantia para os depósitos que totalizam um valor de até 250 mil dólares, desde que eles se enquadrem nas categorias determinadas. Algumas delas são:

  • contas-correntes;
  • contas-poupança;
  • contas do mercado monetário;
  • certificados de depósitos bancários;
  • cartões pré-pagos;

Com isso, bancos americanos e instituições financeiras cadastradas são muito mais confiáveis para quem sabe o que é a FDIC e o que ela faz. Além das garantias, a agência supervisiona bancos e administra os cuidados com eles durante o processo de falência. 

Origem da FDIC

Além de saber o que é a FDIC, é muito importante conhecer a importância que ela teve na história dos Estados Unidos. Em 1929, o sistema financeiro americano sofreu uma forte crise, conhecida como a Grande Depressão.

Por anos, a economia americana via prosperidade e crescimento. Cada vez mais, os Estados Unidos se consolidavam como a maior potência mundial, com grande capacidade mercadológica e, em especial, interesse de investidores.

Isso aconteceu, principalmente, por conta da necessidade que outros países tinham de importar produtos do território norte-americano, devastados pela Primeira Guerra Mundial. Quando as economias estrangeiras voltaram a se estabilizar, os Estados Unidos tinham oferta demais e pouca demanda, o que iniciou uma crise.

Os preços começaram a baratear e, para cortar custos, pessoas foram despedidas dos serviços. Para compensar o desemprego, os acionistas venderam os investimentos em massa, o que causou a quebra da Bolsa de Nova York e foi o motivo para a maior crise do sistema capitalista da história.

Para evitar que as pessoas voltassem a perder dinheiro no processo de falência dos bancos, o país precisava desesperadamente de um fundo garantidor de crédito. Foi assim que, em 1933, foi criado a FDIC, um dos pontos fundamentais para que os cidadãos voltassem a confiar no sistema bancário americano.

A cobertura FDIC

Como explicado anteriormente, apenas depósitos têm o seguro FDIC. Dessa maneira, ações, valores imobiliários ou fundos de investimentos, por exemplo, não estão cobertas pelo serviço. 

Desde que a agência entrou em operação, nenhuma pessoa perdeu dinheiro com a falência de um banco. Mesmo assim, é importante notar como a FDIC funciona para quem utiliza o serviço da maneira correta.

O seguro cobre diferentes tipos de conta e cada pessoa tem direito a uma garantia, conforme a categoria específica. Os tipos de conta que a FDIC cuida são:

  • single accounts (de uma única pessoa);
  • contas de aposentadoria (algumas);
  • contas conjuntas;
  • revocable e irrevocable trust accounts;
  • employee benefit plan account (contas de benefício para colaboradores)
  • contas corporativas, de parcerias ou associações não corporativas;
  • contas governamentais.

Para estar coberto pelo seguro, basta ter um desses tipos de conta em um banco ou instituição financeira cadastrado na FDIC. Nesse sentido, não é preciso que o cliente procure a agência para estar assegurado.

Tenha uma conta global segurada pela FDIC!

Gostou de descobrir o que é a FDIC? É fácil criar uma conta coberta pela agência! A Nomad é parceira do Synapse Financial Inc., que mantém negócios com o Evolve Bank & Trust, membro da FDIC.
Aqui, você cria a sua conta global em dólar, sem precisar sair de casa. Basta baixar o app, cadastrar e esperar a aprovação da sua nova conta-corrente. Aproveite os benefícios que oferecemos e venha ser Nomad!


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital