Postado em 04 de fevereiro, por NOMAD

Investimentos

Perfil de investidor: em qual deles você se encaixa?

Investir é uma atitude importante para a saúde da sua vida financeira e, para entrar nesse mundo, conhecer o seu perfil de investidor é fundamental.

Isso porque entender qual é o perfil de investidor mais adequado aos seus objetivos vai te auxiliar no processo de decisão de investimento. O perfil é baseado, de maneira geral, em traços de personalidade e comportamento. Ele leva em conta, ainda:

  • objetivos
  • prazos para o atingimento dos resultados
  • expectativa em relação aos investimentos

Neste artigo, vamos conhecer os três tipos de investidores e quais investimentos são mais indicados para cada um deles. 

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor é uma classificação ligada ao risco que essa pessoa está disposta a assumir nos seus investimentos. Em outras palavras, é a definição do perfil de risco do investidor que vai determinar que tipo de investidor você é. 

Essa classificação é o resultado de um conjunto de questões feitas a cada pessoa que tem a intenção de investir. Isso, antes que ela inicie o seu processo de investimento, de fato. 

É uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável por regulamentar o mercado de investimentos brasileiro. Ela determina que as instituições financeiras devem oferecer aos clientes os produtos de investimento mais adequados aos seus perfis individuais. 

No mercado financeiro, também se usa muito o termo suitability quando se fala sobre a adequação de produtos de investimentos ao perfil do investidor.

E vale lembrar, ainda, que o perfil de investidor não é imutável. Isto é, alterações nos objetivos e no comportamento, dentre outros fatores, podem influenciar na mudança de perfil ao longo do tempo.

Além disso, é natural que ao ganhar prática e conhecimento em relação ao funcionamento do mercado financeiro, se passe a ter mais conforto com riscos maiores. Assim, a experiência de tempo como investidor também influencia no perfil.

É essencial manter o perfil atualizado. Assim, é possível receber as oportunidades de investimento que estão, de fato, de acordo com o seu perfil de risco

Quais são os perfis de investidor?

A classificação mais utilizada no mercado financeiro é com base nas orientações da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Ela define a existência de três tipos de investidor, sempre de acordo com o perfil de risco: 

  • conservador
  • moderado
  • arrojado/agressivo 

Perfil conservador

Aqueles que têm um perfil conservador de investimento dão muita importância à segurança. Seus objetivos, geralmente, estão focados em não perder capital, tendo a manutenção do patrimônio como prioridade.

Em geral, uma pessoa com esse perfil prefere abrir mão de uma possível alta rentabilidade para investir em opções que oferecem baixo risco.

É comum que o investidor conservador seja alguém que não abre mão de manter tudo o que acumulou durante anos. Ele também pode ser alguém que está começando a investir, por exemplo, e tem mais medo de correr riscos pela falta de experiência.

Na Nomad, o investidor conservador é representado pelo perfil cauteloso. A composição da carteira recomendada é de baixo risco e focada, principalmente, em fundos de renda fixa negociados na Bolsa americana.

Perfil moderado

Já quem tem um perfil de investimentos moderado também dá importância para a segurança. No entanto, está mais disposto a flexibilizar o seu nível de segurança pela possibilidade de uma rentabilidade maior.

Além disso, é comum que um investidor com perfil moderado já tenha mais conhecimento sobre o mercado financeiro. Seu foco é voltado para o crescimento do patrimônio, e não só na sua manutenção.

Na Nomad, o investidor moderado é identificado como o perfil explorador, que tem uma carteira recomendada que mistura ativos de renda fixa e renda variável, como fundos de ações negociados na Bolsa americana. 

Perfil arrojado

O investidor de perfil arrojado (ou também conhecido como perfil agressivo) busca uma rentabilidade elevada, o que o torna mais tolerante ao risco do que os outros perfis de investidor.

Em geral, uma pessoa com perfil arrojado está mais aberta a investir em renda variável (como ações e ETFs). Essa pessoa pode, ainda, investir em ativos mais voláteis e de risco maior, como moedas, criptomoedas ou até mesmo operar no mercado futuro.

Por abrir mão da segurança em busca de ganhos maiores, esse tipo de investidor tem o pensamento de que no médio ou no longo prazo, seus ganhos vão compensar eventuais perdas imediatas.

O investidor arrojado costuma ser mais experiente e tende não se abalar facilmente por eventuais quedas no mercado. Isso porque têm mais experiência e conhecimento na dinâmica do mercado financeiro.

Mas vale lembrar que mesmo o investidor de perfil arrojado também costuma alocar uma parcela do seu capital em investimentos mais conservadores; como uma reserva de liquidez para casos de emergência ou para aproveitar eventuais oportunidades do mercado durante movimentos de queda.

Na Nomad, o investidor arrojado é representado pelo perfil aventureiro. Sua carteira recomendada tem exposição principal a ativos de renda variável (como fundos de ações negociados em Bolsa americana), embora ainda preserve uma parcela em renda fixa. 

Por quê saber o seu perfil de investidor?

Depois de conhecer cada um dos tipos existentes, fica mais fácil entender porquê saber qual é o seu perfil de investidor é tão importante. 

Agir em desacordo com a sua personalidade e seus objetivos é assumir riscos maiores do que se pode suportar. Além de prejudicar o seu processo decisório, isso pode gerar ansiedade e uma série de ações que podem lhe causar sérios prejuízos financeiros.

Por isso, faça o teste, identifique o seu perfil de investidor e o mantenha atualizado. Assim, os seus investimentos podem impulsionar a conquista de seus objetivos no lugar de problemas e prejuízos no futuro.

Fontes: Anbima


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital