Postado em 26 de dezembro, por NOMAD

Nomad

Planejamento Financeiro 2022

A virada do ano é considerada por muitos um momento de reflexão, a hora de fazer um balanço do período que se encerra e definir objetivos para aquele que se inicia. E incluir um planejamento financeiro nas suas metas de ano novo é uma ótima maneira de entrar em 2022 com o pé direito!

Melhorar a sua vida financeira para atingir objetivos é benéfico em todos os sentidos. Seja para fazer aquela viagem sonhada, trocar de carro ou até mesmo tirar do papel a compra do novo apartamento. Mas esses são apenas alguns exemplos do que você pode atingir com um planejamento financeiro bem elaborado.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o passo-a-passo de como criar o seu planejamento financeiro para 2022, de uma maneira saudável e que respeite as suas necessidades. Confira, a seguir!

Por que fazer um planejamento financeiro?

Definir o que é planejamento financeiro é simples: um plano estratégico para que você se mantenha financeiramente saudável, podendo arcar com suas necessidades e atingir os seus objetivos de consumo. 

Esse planejamento deve levar em conta a sua realidade financeira, metas e objetivos, além de alguns cenários de crises, como eventual desemprego ou alguma emergência com alto custo. Com isso, você se torna uma pessoa preparada para enfrentar qualquer situação.

Fazer esse diagnóstico e controlar as finanças são passos que vão te ajudar a conquistar seus objetivos sem endividamentos, com maior rapidez e sem toda a dor de cabeça que parcelas e pagamentos intermináveis podem gerar. 

Passo-a-passo para um planejamento financeiro

1. Planeje-se com antecedência

A base do planejamento é começar a fazer as coisas com antecedência. Se você quer viajar, por exemplo, não deixe para comprar passagens, juntar o dinheiro da viagem ou pagar o hotel faltando um mês para o embarque. 

Se você está mirando nas conquistas para o próximo ano, o momento para começar a se organizar é agora! Quanto mais cedo, melhor.  Nada melhor do que iniciar o ano com sua saúde financeira em dia.

2. Revise o ano que se encerra

Revisar os seus hábitos financeiros no ano que terminou é um passo extremamente importante. Afinal, quantos deles podem – ou até devem – ser transformados para trazer mais benefícios para o seu dia a dia?

Por isso, faça um levantamento de como foi seu ano: o que deve ser mantido, o que pode ser melhorado, o que deve ser mudado. E, principalmente, programe-se para fazer diferente em 2022 o que já provou trazer resultados ruins em 2021.

Apesar de ser considerada uma tarefa fácil, se planejar e colocar estes planos em prática é difícil. Mas, com foco, determinação, disciplina e força de vontade, é possível melhorar seus hábitos.

3. Defina metas viáveis

Depois de traçar seus objetivos e prioridades, é preciso criar o caminho que te levará até eles. Evite criar metas mirabolantes ou inalcançáveis, que já te desanimam no momento da largada, e tenha em mente as seguintes dicas: seja realista e  crie metas de curto, médio e longo prazo.

Claro que será preciso fazer escolhas durante a sua jornada e, provavelmente, alguma coisa ficará pelo caminho. Mas, o importante é focar no que é essencial para atingir as suas metas.

Terá que reduzir o consumo de algo? Dar uma apertada nos gastos com determinada coisa? Trabalhar mais? Organize-se!

4. Tenha cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta financeira que pode ser excelente, mas usá-lo sem controle pode ser muito prejudicial à sua saúde financeira.

Sem controle, o que deveria ser uma facilidade vira uma bola de neve: que pode te sufocar e matar o seu planejamento, suas metas e seus objetivos.

Por isso, use o cartão com muito controle, atenção e, principalmente: respeite a sua realidade financeira e os seus rendimentos. Não é porque você tem um limite alto que você deve utilizá-lo por completo.

Lembre-se que os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos de todo o mercado financeiro, e essa é uma dívida muito nociva à sua saúde financeira.

5. Fique de olho nos seus gastos fixos

É muito importante  fazer uma revisão dos seus gastos fixos a cada novo planejamento. Isso porque muitas das contas pagas todos os meses, em valores iguais e que, em muitos casos, parecem inofensivas, podem representar um gasto substancial ao longo do ano.

E, enquanto algumas contas podem ser evitadas ou retiradas do seu orçamento, outras não. Por isso, faça uma lista das suas despesas fixas e descubra a média do quanto deve ser reservado para mantê-las em dia.

Confira, também, se existe algo que possa ser reduzido ou trocado como, por exemplo, se há alguma operadora de internet ou telefonia com condições melhores? Ou, quem sabe, se você realmente precisa de todas as suas assinaturas de serviços de streaming?

Às vezes, uma economia que parece pequena, pode ajudar muito nos resultados do seu planejamento financeiro.

6. Tenha sempre uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um ponto essencial para um planejamento financeiro. É muito importante estar preparado para acontecimentos inesperados, que causam um estresse danado e podem impactar seriamente as suas finanças pessoais.

Imprevistos ou, em casos mais graves, emergências, podem vir em diferentes formas: seja um problema de saúde, um acidente ou até um cano que estourou no apartamento. E isso sem contar as ocasionadas por alguma mudança profissional, como um eventual desemprego ou redução no salário.

Você pode até bater na madeira três vezes, mas o fato é que preciso estar preparado para esse tipo de ocorrência. Por isso, faça o possível para criar essa reserva, e lembre-se que poupar um pouquinho por dia já pode fazer diferença!

Viu como em apenas sete passos é possível fazer o ano novo ser diferente e muito mais próspero. Manter o controle das finanças pessoais pode exigir alguns esforços mas, certamente, as vantagens de fazer um planejamento financeiro para 2022 superam esses sacrifícios.

Afinal, como alcançar objetivos com rapidez e sem dor de cabeça sem se planejar?

7. Bônus: que tal investir?

Agora que você aprendeu como organizar suas finanças, o que acha de começar a guardar seu dinheiro e investi-lo de forma inteligente?

Com a Nomad, você tem acesso às carteiras modelo, cada uma com um portfólio que mais se adequa ao seu perfil como investidor e, principalmente, às suas metas, podendo variar entre os seguintes tipos:

  • cauteloso: para quem quer entrar no mundo dos investimentos com estabilidade e poucos riscos, mais preocupado em ter um fluxo constante de renda e menos focado em rendimentos imediatos.
  • explorador: para os que querem investir e têm alguma tolerância a aportes mais arrojados, buscando ganhos a médio e longo prazos.
  • aventureiro: para perfis mais agressivos e arriscados de investimento, que buscam um potencial alto de rendimento e estão dispostos a lidar com níveis elevados de volatilidade em meio ao planejamento financeiro.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital