Postado em 15 de março, por NOMAD

Viagens

Quais são os países abertos para brasileiros? Saiba como se manter atualizado

Com a pandemia e o aparecimento de novas variantes do vírus da COVID-19, fica cada vez mais difícil saber quais são os países abertos para brasileiros. Por isso, é importante estar atento às novidades que envolvem esse tema tão importante para a saúde global.

Mesmo com a chegada das vacinas e a flexibilização da quarentena, muitos países ainda têm ressalvas ao permitir viagens para seus territórios. Saiba mais sobre isso no conteúdo a seguir e descubra como verificar quais são as fronteiras abertas para brasileiros hoje.

Por que as fronteiras são fechadas?

Desde o fim de 2019 e começo de 2020, países vêm aplicando políticas para impedir que o vírus da COVID-19 se espalhe. A China, primeiro local onde o coronavírus foi detectado, fechou as fronteiras em março de 2020 e permanece dessa maneira até hoje.

O fechamento de fronteiras ou bloqueio da entrada de estrangeiros em determinado país serve para tentar conter o coronavírus, bem como proteger a população de transmissões que venham de fora. Dessa maneira, evita-se que o vírus se espalhe rapidamente pelo mundo.

É quase a mesma lógica que um lockdown, só que em maior escala. Proibindo o trânsito entre países, assim como a visita a certos lugares, diminui-se a movimentação do vírus.

Essa é só uma das maneiras encontradas para conter o vírus. Outras determinações, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e, especialmente, a vacinação, são fundamentais para que a pandemia não evolua e crie mais vítimas.

Fechamento e abertura

Você pode ter ouvido falar que um dos países abertos para brasileiros não está mais permitindo a entrada de estrangeiros. Por que será que isso acontece? A principal explicação é que a pandemia não segue uma lógica linear.

Dessa maneira, assim como vimos o pico da pandemia de março a junho de 2021 no Brasil, em novembro de 2020 houve uma baixa dos casos em comparação com cenários anteriores. Isso quer dizer que, mesmo que tenhamos um período com menos casos de COVID-19, esse número pode voltar a subir no futuro.

Especialmente com o surgimento de novas variantes do vírus, como Delta e Ômicron, mais recente, as nações tentam ao máximo blindar a entrada e a propagação do vírus em seus territórios. Assim, tomam as medidas que acham cabíveis.

Por isso, você pode perceber que algum local estava na lista de países com fronteiras abertas para brasileiros um mês atrás, hoje, não está mais. As políticas de contenção do vírus mudam constantemente para garantir a saúde das populações.

As fronteiras brasileiras

As fronteiras do Brasil já foram fechadas para estrangeiros que quisessem entrar no país via aérea, terrestre ou aquática. Essas medidas foram tomadas algumas vezes durante a pandemia e modificadas de acordo com a situação da pandemia no mundo.

Com o surgimento da variante Ômicron em novembro de 2021, o governo nacional estuda fechar novamente as fronteiras aéreas para seis países africanos: África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botsuana, Lesoto e Eswatini. Não se sabe a origem da variante, mas pesquisadores sul-africanos foram os primeiros a detectá-la.

Status das fronteiras para brasileiros

Se você tem dúvidas sobre quais são os países abertos para brasileiros, é completamente normal! Como explicamos anteriormente, essas restrições se modificam o tempo todo.

Para entender melhor o status dos países que aceitam brasileiros e aqueles que bloqueiam a entrada, é preciso saber que existem, basicamente, três categorias em que as fronteiras podem se encaixar: abertas, abertas com restrições e fechadas.

Fronteiras abertas

Denominam-se fronteiras abertas a países que não têm nenhum tipo de restrição para viagens internacionais. Dessa maneira, é possível viajar para esses locais sem se preocupar em apresentar nenhum documento. Em março de 2022, eles são apenas quatro:

  • México;
  • Costa Rica;
  • El Salvador;
  • Islândia;
  • Jordânia;
  • Noruega.

Fronteiras abertas com restrições

Representando a maioria dos países, essa categoria engloba aqueles cujas fronteiras estão abertas, mas requerem alguns cuidados para viajar. 

Grande parte deles exige comprovante de vacinação e um teste negativo para COVID-19, mas é importante pesquisar cada caso, se você for viajar para algum desses destinos. Alguns dos países para onde o brasileiro pode viajar com restrições são:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Argentina;
  • Portugal;
  • Espanha;
  • Reino Unido;
  • Alemanha;
  • Tailândia;
  • Coreia do Sul;
  • Egito.

Fronteiras fechadas

Como é possível imaginar pelo nome, aqui, estão os países onde a entrada de brasileiros não é permitida. A Austrália, por exemplo, já estava com as fronteiras fechadas e decidiu cancelar a reabertura por conta da nova variante. Outros países, como o Japão, decidiram pelo fechamento para conter o vírus. Alguns territórios fechados são:

  • China;
  • Japão;
  • Nova Zelândia;
  • Suécia;
  • Angola.

Lembrando que esses são dados de março de 2022, portanto, podem mudar a qualquer momento. Sempre pesquise o status dos países abertos para brasileiros antes de viajar e mantenha-se informado. 

Duas plataformas que permitem fazer esse monitoramento são a Kayak e a Assist 365.

Acompanhe a Nomad

Se você for viajar, não esqueça de manter os protocolos de segurança contra a COVID-19. Para ter maior conforto durante a sua viagem, crie sua conta-corrente em dólar com a Nomad e aproveite todos os benefícios!


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital