Postado em 10 de junho, por NOMAD

Investimentos

TIPS: o que são e como ajudam a proteger da inflação americana?

A inflação, infelizmente, sempre foi um tema recorrente na vida dos brasileiros, que volta e meia têm que lidar com esse problema. E em 2021, o dragão da inflação voltou com tudo, fazendo com que investimentos no Tesouro e em TIPS se destacassem no mercado. Isso porque, dessa vez, não foi só o Brasil que sofreu impactos, e a inflação passou a ser uma preocupação global.

Com isso, os investidores ao redor do globo passaram a buscar soluções de investimentos capazes de apresentar alguma proteção contra esse problema de uma maneira mais segura. Enquanto no Brasil, a solução mais buscada pelos investidores tem sido o investimento em Tesouro IPCA+, nos EUA, a forma mais segura de se proteger da inflação americana é investir nos chamados TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities), que funcionam de forma similar ao Tesouro IPCA+.

Neste artigo, vamos explicar o que são e porque essa modalidade de investimento é considerada uma forma segura de se proteger da inflação dos EUA.

O que são os TIPS?

Os Treasury Inflation-Protected Securities ou apenas TIPS são títulos do tesouro americano com o valor principal ajustado pelas variações do Índice de Preços ao Consumidor (em inglês: CPI – Consumer Price Index). Os títulos pagam juros semestralmente e são emitidos com vencimentos de 5, 10 e 30 anos.

Em outras palavras, os TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities) vão proporcionar uma remuneração que é fixada no momento da aquisição do título, acrescida das variações da inflação americana no período, ou seja, se a inflação subir, o rendimento final com o título também irá subir, acompanhando o aumento da inflação.

Ao investir em TIPS, você está protegendo seu capital contra a corrosão monetária ocasionada pela inflação, que vai depreciando o poder de compra ao longo do tempo. Com esse investimento, você preserva o poder de compra do seu dinheiro durante o período investido.

Os Treasury Inflation-Protected Securities fazem parte do Treasury Direct (em português é Tesouro Direto), um programa de investimento em renda fixa bem parecido com seu homônimo brasileiro. 

No entanto, nos Estados Unidos a compra dos títulos de tesouro direto americano é realizada diretamente com o governo, sem a necessidade de intermediação de bancos ou corretoras, de forma a isentar os investidores de eventuais taxas que pudessem ser cobradas pelo serviço. 

Assim como no Brasil, os títulos do tesouro dos EUA são considerados uma ótima maneira de começar a investir e economizar para o futuro, principalmente porque eles são considerados os títulos mais seguros do mercado financeiro.

Porque os TIPS são considerados mais seguros?

Ao investir em TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities), você está emprestando dinheiro ao governo federal americano e ele vai te pagar juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação. Portanto, o seu título tem como base toda a solidez da economia americana, a maior e mais importante do mundo. 

Além disso, vale lembrar que os títulos do governo americano são considerados os mais seguros do mercado global e, por isso, pessoas e empresas do mundo todo investem neles, inclusive outros países, como por exemplo o Brasil.

Isso porque, além de você estar emprestando dinheiro para a maior economia do mundo, você automaticamente está alocando seu investimento na principal moeda comercial do globo, o dólar.

Como investir em TIPS?

Como investidor brasileiro, a forma mais fácil e rápida para negociar os títulos públicos dos Estados Unidos é através da compra dos ETFs (Exchange-Traded Funds), que são os famosos fundos negociados em bolsa.

No mercado americano, os ETFs de renda fixa são muito comuns e existem de vários tipos, que investem em títulos de diferentes categorias e vencimentos, o que possibilita a composição de uma carteira diversificada de títulos emitidos por governos, sem ter a necessidade de comprá-los diretamente.

Agora que você já entendeu o que são os TIPS e como eles funcionam, já pode aproveitar o seu conhecimento para pesquisar mais sobre as possibilidades de investimento nos Treasury Inflation-Protected Securities.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital