Postado em 08 de abril, por NOMAD

Viagens

Como se preparar para viajar em 2022

Seja a sua primeira viagem internacional ou não, é essencial estar a par dos preparativos necessários para viajar em 2022. A pandemia virou o mundo de cabeça para baixo, e o que antes parecia simples, hoje requer ainda mais cautela. Afinal, cada país agora tem as suas regras específicas para a entrada de turistas.

A preparação, no entanto, é importante para além das medidas sanitárias da Covid-19. A seguir, você confere algumas dicas de como se preparar para viajar em 2022. Com um checklist em dia, você evita muitos apuros e aproveita a sua viagem com mais segurança e tranquilidade. Confira!

Checklist para viajar em 2022

O primeiro passo antes de qualquer viagem é definir um orçamento. Dessa forma, você poderá escolher melhor o seu destino e a quantidade de dias no local, assim como passeios e compras.

É sempre válido planejar o seu orçamento com antecedência, assim você tem a oportunidade de economizar ao longo dos meses para viajar em 2022 sem deixar nenhum passeio ou compra de fora.

Escolha um destino para viajar 

O próximo passo é escolher um destino para viajar em 2022. A escolha requer atenção, pois mesmo com a chegada das vacinas e a flexibilização da quarentena, muitos países ainda têm ressalvas ao permitir viagens para seus territórios. 

Por isso, pesquise bem na escolha do lugar que vai viajar em 2022. No nosso blog, temos uma lista dos países que estão abertos para brasileiros e dicas de como se manter atualizado em relação a isso. Para quem já sabe que vai viajar para os Estados Unidos ou para a Europa, também temos dois guias completos com os preparativos específicos para cada um.

Além disso, você deve escolher a época do ano que deseja viajar em 2022, levando em consideração se é em baixa ou alta temporada e, claro, o clima no destino. Tudo isso impacta diretamente na sua experiência de viagem e também no seu orçamento.

Separe os documentos para viajar 

Escolhidos os destinos e datas, chegou a hora de verificar se você está com os documentos em dia para viajar em 2022. Estamos falando especialmente do passaporte, pré-requisito para a sua entrada na maioria dos países. 

A emissão de passaportes está normalizada no Brasil, e você pode solicitar o seu através do site da Polícia Federal. Depois de preencher um cadastro, é necessário efetuar o pagamento da taxa e agendar a retirada do documento. 

Além do passaporte, muitos países exigem um visto para o turista, como é o caso dos Estados Unidos. Recomendamos que você inicie o processo de emissão do visto o mais cedo possível, pois costuma ser mais demorado.

Alguns outros documentos podem ser solicitados para quem quer viajar em 2022, como: 

  • extrato bancário
  • carteira de motorista
  • reservas de hotel
  • passagens de voo de volta
  • comprovante de vacinas
  • seguro viagem 

Certifique-se com antecedência se o seu destino exige esses outros documentos para não passar apuros.

Compre as passagens aéreas 

Outro item importante de qualquer preparação para viagem é a compra da passagem aérea. Se você quer economizar nessa aquisição, a dica número 1 é evitar viajar na alta temporada.

Além disso, é muito recomendável que você sempre monitore o seu destino para aproveitar promoções de última hora. Utilizar milhas aéreas para a compra das passagens também é uma boa dica, assim como optar por voos com escala e de madrugada, que costumam ser mais baratos.

Assim como as passagens aéreas, você também deve se preparar com antecedência em relação à hospedagem. Para quem quer economizar, pode trocar o quarto de hotel por hospedagens compartilhadas, como um hostel ou Airbnb.

Outra dica é utilizar os pontos do cartão de crédito, basta conferir as condições do seu programa de pontos. Além disso, você pode optar por uma hospedagem mais distante do centro turístico do seu destino, o que também barateia as diárias.

Compre dólar para viajar em 2022 

No seu checklist de preparos para viajar em 2022 também deve constar o câmbio de moedas. É certamente mais prático fazer seus pagamentos com a moeda do país, mas lembre-se que muitos locais também aceitam o dólar como forma de pagamento. 

Por isso, recomendamos que você tenha a moeda americana sempre em mãos para facilitar os seus pagamentos. Para tanto, você pode utilizar uma conta global, como a da Nomad, e fazer a compra do dólar de forma digital e aproveitando as melhores taxas de cotação, IOF e serviço. 

Com uma conta global da Nomad, por exemplo, você ainda acompanha as variações do dólar em tempo real, para não perder nenhuma oportunidade. Além disso, a cotação que utilizamos é a comercial, mais barata que a turismo. 

Cartão de débito para viajar 

Ainda em relação ao dinheiro para quem vai viajar em 2022, outra dúvida que surge é em relação à forma de pagamento, se é melhor usar cartão de crédito ou dinheiro em espécie. 

O jeito mais econômico de fazer compras no exterior, no entanto, é utilizar um cartão de débito internacional. Com ele, você não precisa arcar com o IOF de 6,38% do cartão de crédito, por exemplo.

Com o cartão de débito da Nomad, as únicas taxas que você precisa pagar são o IOF de 1,1%, cobrado na hora em que o dinheiro é colocado na conta, quando é convertido do real para o dólar, e uma taxa de serviço de até 2%. Ao todo, você pode economizar até 10% nas suas compras internacionais.

Além disso, o cartão de débito da Nomad não possui taxas para a sua ativação ou anuidade. Assim, viajar em 2022 fica muito mais fácil, prático e econômico.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Synapse Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital