UM APP COMPLETO PARA VOCê

Postado em 21 de março, por NOMAD

Compras

Como rastrear uma compra internacional? Tenha mais segurança em lojas on-line

Desde o início da pandemia, as compras on-line se popularizaram significativamente entre os brasileiros. Pesquisas apontam que 88% da população nacional já comprou virtualmente nesse período. Por isso, é muito importante saber como rastrear uma compra internacional para ter uma experiência segura.

Existem algumas dicas que podem facilitar esse processo de importação, bem como regras importantes para que as encomendas não sejam devolvidas ao remetente. A seguir, o blog da Nomad detalha um passo a passo para você fazer suas compras em lojas internacionais tranquilamente.

O que é o rastreamento de encomendas?

Quando compramos algo on-line em lojas locais, é muito comum que as transportadoras sejam usadas para fazer o frete até nossas casas. Também existe a possibilidade de o conteúdo ser enviado por um serviço postal, como o dos Correios, no Brasil.

As compras internacionais funcionam da mesma maneira. Transportadoras até podem percorrer longas distâncias, mas o serviço fica muito mais caro, tanto para o vendedor, quanto para o comprador. Por isso, o serviço postal é tão necessário para uma encomenda internacional.

Dito isso, o serviço de rastreamento de objetos é um ponto crucial oferecido por esses meios postais. Essencialmente, ele serve para avisar ao comprador onde está o item adquirido. Em alguns casos, é por meio desse rastreamento que possíveis cobranças são atreladas ao pacote.

Para ilustrar este cenário, imagine que você comprou uma blusa dos Estados Unidos. A loja irá enviar a sua encomenda por meio de alguma empresa de serviço postal americana, como a USPS, e fornecer um código de rastreamento, que serve para rastrear uma compra internacional. 

Por meio desse código, você poderá acompanhar todo o trajeto do pacote, desde a postagem no país de origem (nesse caso, os Estados Unidos) até a chegada na sua casa. Não é um sistema de acompanhamento em tempo real, mas uma maneira de receber atualizações periódicas sobre o seu pacote.

Códigos de rastreamento

Os códigos de rastreamento de objetos para o Brasil seguem um padrão determinado pelos Correios. Eles são sempre compostos por duas letras no começo, nove números no meio e mais duas letras no final, em um modelo como este: YY123456789ZZ.

Cada parte do código tem um propósito, especialmente no caso da importação de produtos. As duas primeiras letras informam o tipo de encomenda enviada  ao serviço postal. LI, por exemplo, significa que a encomenda é um objeto internacional Prime, uma categoria dos Correios.

Os números servem para determinar uma identificação única ao pacote e podem ser ordenados de maneira aleatória. Já as últimas duas letras do código informam o país de origem do pacote. Então, se um código acaba em KR, por exemplo, a encomenda a qual ele está atrelado está vindo da Coreia.

Como rastrear um pacote

Agora, você já sabe o que é e para que serve um rastreamento, mas como rastrear uma compra internacional? Para isso, existem alguns passos que devem ser seguidos, conforme detalhado a seguir.

1. Confira as opções de frete da loja

Ao rastrear uma compra internacional, verifique se a loja em que está comprando faz envios registrados (com código) para o Brasil. Também vale pesquisar a experiência que outros brasileiros tiveram ao comprar na loja.

2. Receba e cadastre o código

Depois de receber o código de rastreio, você deve cadastrá-lo no site dos Correios. Se você ainda não tem uma conta no idCorreios, crie-a, oferecendo as informações necessárias. Depois, cadastre seu código de rastreamento em Minhas Importações e atrele-o ao seu CPF. 

Esse passo é muito importante para você rastrear a encomenda internacional, acompanhando onde ela está e se você precisa tomar alguma atitude. A Receita Federal não permite a entrada de objetos registrados que não estejam atrelados a um CPF.

Código não segue o padrão dos Correios

Se o seu código de rastreamento não seguir o padrão dos Correios, você deverá rastrear o objeto diretamente pelo site do serviço postal ou da transportadora que está enviando o pacote. Quando chegar ao Brasil, o pacote receberá um novo código, que poderá, então, ser acompanhado pelo site dos Correios.

3. Rastreie 

Depois de cadastrado, você poderá rastrear a encomenda internacional pelo CPF ou pelo código. O pacote passará por diversas etapas, como a chegada aos centros de distribuição e a fiscalização aduaneira. 

É possível que a encomenda esteja sujeita a impostos e taxas. Qualquer pagamento ou ação necessária da sua parte será informada pelos Correios, por meio do código de rastreamento. Se você não fizer os pagamentos a tempo, sua encomenda pode voltar ao destinatário ou ser extraviada.

Facilite suas compras internacionais com a Nomad

Viu só como é importante saber como rastrear uma compra internacional? Outra maneira de facilitar esse processo é usando um cartão internacional em dólar, como o que oferecemos na Nomad. Aproveite as vantagens e baixe o app!

#

A NOMAD

873 El Camino Real, Menlo
Park, CA 94025 USA


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

logo ourinvest