UM APP COMPLETO PARA VOCê

Postado em 28 de março, por NOMAD

Viagens

Como tirar o passaporte? Confira o guia que preparamos

Como tirar o passaporte é uma dúvida muito comum para quem está interessado em fazer a primeira viagem internacional. Isso porque valores, questões burocráticas e prazos podem causar certa confusão na hora de tirar do papel os planos de férias em outro país. 

Para ajudar, a Nomad preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, esclarecendo as principais dúvidas e montando um passo a passo para você realizar a viagem dos sonhos sem complicações. Confira, a seguir.

Entrada nos países fora do grupo Mercosul

Argentina, Paraguai e os demais países que fazem parte do Mercosul não exigem passaporte para brasileiros. Para ir a esses destinos, basta apresentar um documento de identificação (passaporte ou RG) ao chegar na fronteira. 

Porém, para países fora do Mercosul, o passaporte é um documento obrigatório e, sem ele, você não tem autorização para cruzar a fronteira. Por isso, se você está planejando visitar outro país, é importante saber como tirar o passaporte e se programar para não ter problemas. 

No Brasil, o pedido de emissão do passaporte deve ser feito na Polícia Federal. O início do processo pode ser realizado on-line, enquanto a sequência é resolvida presencialmente, em um dos postos indicados no site da PF. 

Comprovante de vacinação

Por conta da pandemia causada pela COVID-19, o comprovante de vacinação se tornou outro documento obrigatório no momento de cruzar fronteiras. Em alguns casos, também é exigido um exame PCR. 

Como tirar o passaporte: passo a passo

Quando se fala em emitir documentação, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a burocracia. Mas algumas vezes, esse processo é relativamente simples, como o de tirar o passaporte, por exemplo. Como mencionado, boa parte do processo pode ser feita pela internet, o que otimiza o tempo. 

São poucas etapas e, dentro de algumas semanas, você já tem o seu passaporte em mãos. Então, confira o passo a passo para tirar passaporte que preparamos, a seguir: 

Passo 1: Separe os documentos

Ao acessar o site da Polícia Federal, você tem acesso a lista dos documentos necessários para a emissão do passaporte. Porém, eles podem variar, uma vez que dependem do perfil do solicitante. 

Com a lista de documentos em mãos, certifique-se de estar com todas as vias originais. Não tem como tirar passaporte com cópias dos documentos, mesmo que estejam autenticadas. 

A documentação não pode ter rasuras e deve estar atualizada. Caso você tenha perdido algum dos seus documentos, é permitido apresentar um Boletim de Ocorrência que comprove o extravio. 

Passo 2: Preencha o formulário

Após a apresentação dos documentos levados na etapa presencial, é preciso preencher um formulário com informações básicas, como: 

  • dados pessoais;
  • número dos documentos;
  • profissão;
  • endereços físicos e eletrônicos para contato.

Com a confirmação das informações fornecidas, são disponibilizados dois arquivos PDF: o protocolo de solicitação do passaporte e a guia de pagamento da taxa GRU.

Passo 3: Pagar a taxa GRU

O valor para tirar o passaporte (taxa GRU), em 2022, é de R$ 257,25. Ele pode ser pago em qualquer banco (inclusive via app ou internet banking) ou casa lotérica. Nesta etapa de como tirar o passaporte, é preciso se atentar à data de vencimento do boleto e também à compensação do pagamento. 

O agendamento para as etapas presenciais da emissão do passaporte só é liberado após a compensação desse valor. 

Passo 4: Agende a ida até um posto da PF

Os próximos passos de como tirar o passaporte devem ser presenciais, pois é quando se assina documentos e se tira a foto do passaporte, além de coletar as digitais e apresentar os documentos mencionados no passo 1. 

Há postos da Polícia Federal em todo o Brasil, portanto, escolha o mais próximo. Isso porque, depois dessa etapa, você precisa voltar a este posto para retirar seu passaporte e finalizar todo o processo. Há um prazo de até seis dias úteis para a emissão do documento. 

Passo 5: acompanhe a emissão do passaporte 

Para acompanhar a emissão do passaporte, basta acessar o site da PF e informar o número do protocolo do seu pedido. Feita a emissão, você precisa retirá-lo no mesmo posto em que compareceu no passo 4, com um documento de identificação. 

Atenção: o passaporte só pode ser retirado por você. Caso o documento  seja para um menor de idade, ele deve estar acompanhado de um responsável, e ambos devem estar munidos de um documento de identificação com foto. Se não for retirado dentro de três meses, o passaporte é invalidado. 

Validade do passaporte

Após todo esse processo, a dúvida seguinte é sobre a validade do passaporte. Comumente ouvimos que ele vale por 10 anos, mas isso varia de acordo com a idade do dono do documento: 

  • até um ano de idade: válido por um ano;
  • até dois anos de idade: válido por dois anos;    
  • até quatro anos de idade: válido por quatro anos;
  • até 18 anos de idade: válido por cinco anos;
  • mais de 18 anos: válido por 10 anos. 

Acompanhe nossas publicações

Gostou de saber como tirar passaporte? Então, não deixe de acompanhar nossas publicações e se manter informado sobre viagens internacionais, além de conferir dicas de investimentos e atualidades sobre o mercado financeiro.

#

A NOMAD

873 El Camino Real, Menlo
Park, CA 94025 USA


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

logo ourinvest