Postado em 18 de maio, por NOMAD

Investimentos

Fear Of Missing Out: a influência da emoção no mercado financeiro

Aprender a controlar as emoções para tomar decisões mais racionais é essencial no mercado financeiro. Por isso, quem entra no mundo dos investimentos deve estar por dentro dos principais gatilhos emocionais como o Fear of Missing Out.

Apesar de parecer muito simples de ser evitado, o Fear of Missing Out é muito conhecido no mercado financeiro, afetando desde os investidores iniciantes até os mais experientes nesse universo. 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o gatilho conhecido pela sigla FOMO e sobre como você pode controlá-lo para evitar prejuízos financeiros. Confira, a seguir!

O que é Fear of Missing Out?

O Fear of Missing Out, também conhecido no mercado pelo acrônimo FOMO, é uma reação emocional que nos leva a negociar ou investir de maneira menos disciplinada. 

Em tradução livre, Fear of Missing Out significa o “medo de ficar de fora“. Isto é, aquela famosa sensação de ver um conhecido ou grupo de pessoas ganhando dinheiro com algum ativo e não querer ser o único a ficar de fora desses ganhos. 

Na prática, essa sensação influencia que você faça a compra sem refletir demais sobre o assunto, mesmo que não seja o melhor momento.

Assim, quando ocorre o FOMO, ao invés de comprar ativos financeiros quando eles oferecem a relação risco-retorno mais atraente, os investidores são levados a comprá-los a qualquer momento – sem ter uma análise racional.

Em geral, o medo de não participar dos ganhos enquanto todos estão ganhando acaba se tornando maior do que o medo de perder dinheiro. Assim, são feitos investimentos irracionais, mesmo que eles possam causar prejuízos financeiros.

O que pode causar o FOMO?

Existe uma série de situações que podem fazer com que os investidores acabem experimentando o FOMO. No entanto, há três fatores que acabam ativando os gatilhos emocionais dos investidores com mais frequência, conforme exposto a seguir.  

  1. Grupos ou comunidades de investimentos em redes sociais

É muito comum, principalmente para os iniciantes, a participação em grupos ou comunidades de investidores nas redes sociais; cheias de ideias de investimentos compartilhadas pelos seus membros.

Ocorre que, por vezes, essas ações acabam ganhando um grande destaque nas redes. Algumas delas, inclusive, são conhecidas MEME Stocks, por apresentarem um forte movimento de alta sem que existam fundamentos para essa valorização. 

Desta forma, ao participar desses grupos e comunidades, os iniciantes veem outros investidores ganhando dinheiro com esses ativos e acabam realizando compras sem analisar – e, muitas vezes, em momentos não tão favoráveis.

  1. Dicas de amigos ou Gurus da Internet

Outro gatilho que acaba gerando investimentos por impulso é a famosa dica de amigo ou a indicação de um guru de investimentos na internet. Alguns investidores acabam comprando ativos somente porque um amigo próximo deu a dica de uma ação que está lhe rendendo muito dinheiro.

Além da dica do amigo, a indicação do gurus de investimentos também acaba influenciando os investidores a comprarem ativos. Isso porque acreditam que vão obter o mesmo resultado que o influenciador.

  1. Notícias

Por último, notícias impactantes também acabam gerando um gatilho para o investidor comprar um determinado ativo. Assim, quando notícias boas sobre uma empresa ganham destaque nos jornais e sites, o investidor pode acreditar que haverá uma valorização e, por isso, realiza a compra com medo de não surfar esse movimento de alta.

Como evitar o FOMO nos investimentos?

Muito embora possa parecer simples, evitar o Fear of Missing Out nos investimentos não é tão fácil. Isto porque o FOMO afeta a capacidade analítica do investidor naquele determinado momento, de modo que parece ser impossível dar errado a crença naquele ativo. 

Em razão disso, o ideal é que o investidor crie um processo de decisão sobre investimentos dividido em etapas ou passos específicos, para evitar que a compra de ativos seja feita somente por impulso. 

Confira alguns passos que devem ser seguidos durante o processo de investimento:

  • faça sua própria pesquisa e análise

Antes de comprar de qualquer ativo, principalmente aqueles que estão “na moda”, pesquise seus fundamentos, tendências de preços e perspectivas. Evite comprar ativos cujo movimento de preço não seja suportado pelo negócio ou pela situação econômica.

  • siga a sua estratégia de investimentos

É muito importante que o investidor construa uma estratégia baseada em sua filosofia de investimentos e tolerância ao risco, além de contar com uma estrutura de diversificação e estar de acordo com seu planejamento financeiro de longo prazo. 

Antes de investir em uma ação ou qualquer outro ativo em decorrência do FOMO, certifique-se de que esse investimento está de acordo com sua estratégia. Caso não esteja, pense duas vezes antes de começar a investir.

  • tenha calma e paciência

Uma boa parte das decisões de investimentos tomadas com base no FOMO são decorrentes de um senso de urgência. O imediatismo é um dos efeitos desse “medo de ficar de fora”.

Por isso, mantenha a calma e espere até o dia seguinte ou a próxima semana para comprar aquela ação. Durante esse período, faça a sua própria análise, pesquise os fundamentos da empresa e as perspectivas econômicas, dentre outros fatores que podem afetar seu investimento.

E não se esqueça de avaliar se aquele ativo está de acordo com sua estratégia de investimento e seu perfil de risco. Se depois desse tempo e pesquisa você ainda tiver vontade de investir naquele ativo, então a decisão deixou de ser emocional e passou para o campo da racionalidade. 

No entanto, o mais provável é que ao final do processo o desejo de comprar os ativos da moda tenha sido puramente emocional, no calor do momento, e que essa emoção já tenha passado.

Sentir emoções – como o Fear of Missing Out – na hora de investir faz parte da jornada de todo investidor. No entanto, é essencial saber como controlar os seus gatilhos na hora de decidir sobre investimentos, evitando perdas significativas do seu patrimônio.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital