Postado em 20 de junho, por NOMAD

Investimentos

Home bias: o vilão da diversificação de portfólios

É essencial na jornada do investidor conhecer os vieses comportamentais que podem impactar diretamente nos seus investimentos. Por isso, quem inicia no mundo dos investimentos deve estar por dentro dos principais gatilhos emocionais que atrapalham as decisões racionais, como o home bias.

Home bias é um velho conhecido do mercado financeiro e um dos vieses que afetam especialmente os investidores brasileiros, diminuindo o poder de diversificação dos investimentos.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse viés e como você pode controlá-lo para alcançar uma melhor diversificação de portfólio. Confira, a seguir!

O que é home bias?

Home bias, também conhecido como viés doméstico, consiste na tendência das pessoas em investirem a maior parte de seu patrimônio em ativos domésticos; ou seja, em investimentos do mercado financeiro do local onde vivem. 

Ocorre que, quando investidor se deixa influenciar por esse viés, acaba ignorando os benefícios da diversificação em ativos estrangeiros. Isso inclui, por exemplo, a mitigação de riscos locais e a diversificação geográfica e cambial, dentre outras vantagens. 

Em geral, o viés doméstico surgiu pelo fato de os investimentos locais, principalmente as ações de empresas, transmitirem um aparente “conforto” aos investidores – por estarem mais próximos da atuação da empresa, dos seus produtos e, inclusive, por serem seus clientes.

No entanto, com o forte movimento de globalização, esse cenário mudou completamente. Atualmente, os produtos e serviços de empresas internacionais são amplamente comercializados e conhecidos pelos brasileiros.

Além disso, até pouco tempo atrás não era tão simples e barato acessar plataformas e produtos de investimentos no exterior. Apenas investidores com grande patrimônio tinham acesso aos investimentos offshore

Assim, com a democratização do acesso global aos investimentos no exterior – inclusive com maior divulgação de informações sobre as empresas listadas fora do Brasil -, o home bias se tornou um viés comportamental que deve e pode ser evitado. 

Como o home bias afeta os investimentos?

De acordo com dados de dezembro de 2021, do JP Morgan, os brasileiros investem 99% do seu patrimônio em ativos locais, apesar de a economia brasileira representar cerca de 3% do PIB Global e entre 1% a 2% do mercado financeiro mundial

Home bias

Assim, como é possível observar, o brasileiro tem uma exposição ao mercado interno grande demais, se considerarmos a representatividade da economia brasileira no âmbito internacional.

Além disso, vale ressaltar que, em geral, a Bolsa brasileira é bem mais concentrada, com uma forte exposição a 3 setores: 

  1. financeiro;
  2. materiais;
  3. energia. 

Enquanto isso, o mercado internacional tem uma exposição mais diluída entre os setores, com um destaque maior para o setor de tecnologia.

Para efeitos de comparação, os investidores americanos (que estão na maior economia do mundo) investem cerca de 29% de seu patrimônio em ativos fora dos EUA, enquanto o brasileiro se restringe a menos de 1% em investimentos no exterior.

Viés doméstico

Desta forma, o viés doméstico impacta o portfólio do investidor brasileiro quanto a sua possibilidade de uma melhor diversificação dos investimentos em, basicamente, em 3 pontos essenciais:

  • mitigação de riscos locais: a economia brasileira, apesar de representativa no continente sulamericano, é emergente no âmbito internacional, o que a torna mais sensível a crises econômicas, inflação, dentre outros fatores;
  • proteção cambial: além de se proteger dos riscos locais, a diversificação também auxilia no âmbito cambial, com a possibilidade de expor seu patrimônio a uma moeda forte;
  • variedade setorial e de ativos: como os mercados internacionais são maiores e mais maduros, há uma oferta setorial e de ativos muito maior, possibilitando uma diversificação mais ampla do portfólio. 

Por isso, superar o home bias na hora de investir é essencial durante a jornada de todo investidor para conseguir obter uma melhor diversificação de seu patrimônio e, assim, otimizar a performance dos investimentos.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital