UM APP COMPLETO PARA VOCê

Postado em 27 de abril, por NOMAD

Investimentos

Investimento seguro: como encontrar os menores riscos ao investir?

Um dos maiores receios dos investidores, principalmente dos iniciantes, é perder dinheiro. Por isso, encontrar um investimento seguro é, sem dúvidas, uma das mais comuns buscas que surgem ao entrar no mercado.

Vale lembrar que, de modo geral, investir em ativos financeiros tem riscos – ainda que pequenos em determinados casos – de perda de patrimônio. No entanto, é possível encontrar um investimento seguro que seja adequado aos investidores mais conservadores.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre como você pode buscar investimentos mais seguros considerando o seu perfil de risco e seus objetivos com aquele investimento. 

Como investir com segurança?

Antes de começar a investir existem alguns passos extremamente importantes: conhecer o seu perfil de investidor e definir os objetivos e prazos dos investimentos.

Assim, o primeiro passo para começar a investir com segurança é definir o seu perfil de risco e, com base nele, buscar os produtos de investimentos mais adequados. 

Por exemplo, se você for um investidor conservador, provavelmente a sua carteira terá uma exposição maior a títulos de renda fixa e, talvez, uma pequena parcela em ações de grandes empresas.

Outro ponto essencial para ter mais segurança ao investir é que você deve estabelecer seus objetivos e, principalmente, os prazos para os investimentos. 

Nesse caso, se for investir, por exemplo, para realizar uma viagem dentro de um curto prazo, o investimento mais adequado pode ser manter aquela parcela do patrimônio destinada a essa finalidade em títulos de renda fixa com maior liquidez.

Assim, é possível perceber que os investimentos podem ter mais ou menos riscos – de acordo com seus objetivos e também com o prazo em que você precisará retirar o dinheiro investido.

O que é um investimento seguro?

Como adiantado, não existem investimentos considerados isentos de riscos e, portanto, 100% seguros. No entanto, para o mercado financeiro, um investimento é considerado seguro quando ele é classificado como de baixo risco; ou seja, que ainda tem algum tipo de risco, mas muito reduzido.

Vale destacar que existem diversos elementos utilizados para classificar o grau de risco dos ativos, incluindo níveis de volatilidade e liquidez.

Geralmente, ativos com maior liquidez e menor volatilidade são tidos como de baixo risco. Um bom exemplo disso são os títulos de renda fixa emitidos por governos ou até mesmo de grandes empresas com excelente avaliação de crédito.

O que são os títulos de renda fixa?

Os ativos de renda fixa são títulos de dívida que podem ser emitidos por governos, em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal). Eles também podem ser emitidos por bancos e empresas listados ou não na Bolsa de Valores.

Ao investir em renda fixa, você está emprestando dinheiro para o governo ou empresas e, por isso, receberá uma remuneração em forma de juros dentro do prazo estabelecido para vencimento do título. 

Além dos juros, os títulos podem prever outras remunerações adicionais como correção pela inflação ou pagamento de prêmios, por exemplo. Os ativos de renda fixa recebem esse nome porque a remuneração é fixada no momento da emissão do título.

A renda fixa é 100% segura?

Não é porque o ativo é de renda fixa que ele é, automaticamente, de baixo risco. Pelo contrário: existem diversos títulos de dívidas de empresas e de governos que são considerados de alto risco e, por conta disso, pagam uma remuneração maior (mais juros).

Em geral, o nível de risco dos títulos de renda fixa são estabelecidos pelo rating de crédito (ou nota de crédito) que o emissor tem nas agências de risco. Exemplos conhecidos desse tipo de agência são Moody’s, Fitch e Standard & Poor’s, que avaliam a saúde financeira da empresa ou governo.

Assim, quanto maior a nota de crédito da empresa ou do governo, menos ele irá pagar de juros, porque seus títulos de dívida são considerados muito confiáveis. Já quando o emissor (governo ou empresa) tem uma nota de crédito ruim, em razão do risco maior de inadimplemento, ele terá que oferecer uma remuneração mais vantajosa. 

É a velha máxima do mercado: “there ain’t no such thing as a free lunch” (em tradução livre, “não existe almoço grátis“). Se você quer ter mais segurança ao investir, terá de abrir mão de uma rentabilidade maior. E o oposto é verdadeiro, também: se você quer buscar uma maior rentabilidade, terá que correr mais riscos. 

Além disso, é importante ficar atento a mudanças na economia e ocorrências imprevisíveis, como crises e guerras. Isso porque esse tipo de acontecimento pode afetar a saúde financeira do emissor do título e, com isso, desvalorizar muito o seu ativo de renda fixa.

Nesse caso, se você precisar vender o título antes do seu vencimento, ele provavelmente valerá menos do que você pagou, podendo ocasionar prejuízo financeiro. 

Quais são os investimentos de baixo risco?

No mercado financeiro, os investimentos de baixo risco são aqueles emitidos por governos ou empresas que tenham a classificação conhecida como “Triple A” ou “AAA“. Um bom exemplo são os títulos emitidos pelo governo dos Estados Unidos.

Ao comprar esses títulos, você está emprestando dinheiro ao Governo Federal Americano, e ele vai te pagar juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação. Portanto, o seu título tem como base toda a solidez da economia americana, a maior e mais importante do mundo. 

Um dos títulos considerados mais seguros do mundo são os Treasury Inflation-Protected Securities ou apenas TIPS, emitidos pelo tesouro americano.

Eles têm o valor principal ajustado pelas variações do Índice de Preços ao Consumidor (em inglês: CPI – Consumer Price Index). Os títulos pagam juros semestralmente e são emitidos com vencimentos de 5, 10 e 30 anos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que torna um investimento seguro no mercado financeiro, explore o blog Nomad para se aprofundar no tema e descobrir em quais empresas você gostaria de investir.

#

A NOMAD

873 El Camino Real, Menlo
Park, CA 94025 USA


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

logo ourinvest