Postado em 20 de junho, por NOMAD

Viagens

O que é ecoturismo? Saiba mais sobre essa modalidade

Entender o que é ecoturismo é uma forma de ampliar as possibilidades de atividades turísticas nas regiões visitadas durante viagens nacionais e internacionais. Essa modalidade traz um leque de opções para quem busca roteiros diferenciados e mais conectados com a natureza. 

O contato direto com o meio ambiente promove a conscientização de que as paisagens naturais de cada localidade devem ser preservadas, como cachoeiras, florestas e outros ambientes.

O que é ecoturismo?

Ecoturismo é o segmento da atividade turística que aproveita os patrimônios naturais para a visitação e a interação com o objetivo de conscientizar para a preservação ambiental. 

Nessa modalidade, ao mesmo tempo que o turista aproveita a imersão no meio ambiente, em cachoeiras, recifes de corais e trilhas, ele recebe informações importantes sobre a história da região por meio de um guia turístico, que orienta a realização das atividades. 

Assim, entrar em contato com a natureza, entender a importância da região para os moradores locais e ter informações sobre as características únicas da paisagem são ações que ampliam a noção de sustentabilidade e podem contribuir com a proteção dos locais. 

Tipos de ecoturismo

Existem dois tipos de ecoturismo para você experimentar durante as viagens: o de aventura e o cultural. O primeiro é mais relacionado às experiências sensoriais e recreativas, enquanto o segundo é mais conectado com a história do local e os costumes típicos. 

Para os que buscam se aventurar, algumas opções de atividades são: trekking (também conhecido como trilha), voo de asa delta ou parapente, rapel (descida em paredão com cordas), boia cross (travessia em corredeiras com boia), arvorismo, canoagem e mergulho. 

Para quem prefere alternativas com menos agitação, é possível optar por passeios em ciclorrotas. Essa atividade promove o enriquecimento cultural por permitir a locomoção em regiões históricas das cidades. 

Benefícios do ecoturismo

A importância do ecoturismo diz respeito ao incentivo à preservação das áreas naturais e destaca o conceito de sustentabilidade. As atividades turísticas que possibilitam a conexão com a fauna e a flora local facilitam a compreensão dos impactos da ação humana na natureza. 

O ecoturismo também promove a movimentação econômica de cada cidade. Por ser um segmento que pode ser trabalhado ao longo de todo o ano e atrai cada vez mais turistas, o retorno é positivo, sendo aplicado em manutenção de reservas e limpeza da região. 

A tendência é o ecoturismo continuar expandindo e contribuindo para a economia, visto que, nos últimos anos, a procura por essas atividades por turistas estrangeiros cresceu 27,3%. Esse segmento é uma porta de entrada para quem quer conhecer o Brasil, considerado o país com mais atrativos naturais. 

Cuidados com o ecoturismo

Ao saber o que é ecoturismo, é possível entender os efeitos da ação humana na natureza, por isso, além dos benefícios dessa relação, há os pontos de alerta. Os passeios devem ser feitos sob supervisão, para evitar atitudes que causem danos ao ecossistema, como a alimentação indevida de peixes e o descarte incorreto de lixo.

São inúmeras vantagens e desvantagens do ecoturismo, mas tudo depende do tratamento e da gestão de cada atividade. Caso seja feito com guias especializados e limite de quantidade de visitantes, há um risco menor de gerar impactos negativos durante a realização dos passeios. 

Dicas de destinos para o ecoturismo

Depois de entender o que é ecoturismo, você pode escolher os destinos para sua próxima viagem internacional ou nacional. Cada cidade tem diversas opções de atividades em contato com a natureza, além dos passeios já recomendados para os turistas. 

No Brasil, alguns destinos que oferecem atividades conectadas ao meio ambiente são: Urubici – Santa Catarina (onde há trilhas, cachoeiras e rios para pesca); Ilha Bela – São Paulo (com praias e cachoeiras); Bonito – Mato Grosso do Sul (município conhecido por grutas, abismos e cavernas). 

Para viagens no exterior, algumas das regiões mais visitadas são: Agüero – Espanha (conhecida pelas montanhas exploradas por alpinistas); Haida Gwaii – Canadá (considerada o paraíso do caiaque); Groenlândia (onde o visitante pode conhecer as geleiras e a aurora boreal); Eslovênia (país repleto de montanhas, cavernas e cânions).

Como se preparar para as viagens

Mais do que saber o que significa ecoturismo, é preciso estar preparado para as aventuras que o destino reserva. Para isso, pesquise as características da localização antes da viagem e, caso seja necessário, opte pelo acompanhamento de guias para não se perder. 

Algumas atividades são mais afastadas das hospedagens por estarem em florestas e regiões montanhosas, então, verifique a distância e as formas de locomoção para não ter dificuldades no caminho. 

Além disso, é importante verificar o funcionamento de cada atração, visto que existem custos para participação de passeios com guia, visitação a cavernas, trilhas e demais atividades recreativas do ecoturismo. Em viagens internacionais, tenha um cartão internacional para fazer os pagamentos. 

Aproveite sua viagem com tranquilidade com a Nomad

Com a Nomad, você aproveita sua viagem com um cartão internacional e faz todos os passeios que deseja por meio de transações seguras, com facilidade de pagamentos de demais despesas. Conheça nossos produtos e serviços para garantir comodidade em suas viagens!


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital