Postado em 08 de junho, por NOMAD

Viagens

O que é o TOEFL? Saiba como este exame pode te ajudar a estudar fora!

Ao procurar um intercâmbio, sempre nos deparamos com diversas exigências propostas pelas instituições de ensino. Por conta disso, perguntar o que é o TOEFL e para que ele serve é algo comum entre quem quer estudar fora e conseguir um diploma ou um certificado.

De fato, o TOEFL não é algo que pode ser deixado de lado, sendo um pré-requisito para inscrição na grande maioria das instituições de países que falam inglês. Saiba o que é o TOEFL e qual é a importância dele aqui, na Nomad!

Test of English as a Foreign Language

A sigla TOEFL quer dizer Test of English as a Foreign Language, Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em português. Basicamente, é uma prova que testa os conhecimentos na língua inglesa para mensurar a proficiência em diversos âmbitos.

O tipo de teste mais comum é o TOEFL iBT (Internet-Based Test), que pede para o aluno demonstrar proficiência em quatro categorias: leitura, audição, fala e escrita (reading, listening, speaking e writing). No entanto, existem outras variações, que podem se encaixar à necessidade de cada pessoa.

Dessa maneira, é quase imprescindível fazer o TOEFL para iniciar um intercâmbio. O TOEFL é ideal para alguém que busca como estudar nos Estados Unidos, por ser focado no inglês e no ambiente de ensino americano. 

Como e qual tipo de TOEFL fazer

Agora que você já sabe o que é o TOEFL, outro passo importante é conhecer como fazê-lo para estudar fora. Como mencionamos anteriormente, existem alguns tipos de testes disponíveis.

  • TOEFL iBT: mais comum e aceito entre instituições de graduação;
  • TOEFL Essentials: versão mais curta e menos focada no dia a dia acadêmico;
  • TOEFL ITP: aplicado por escolas e/ou professores de língua inglesa para comprovar a proficiência dos alunos de níveis avançados (16 anos ou mais);
  • TOEFL Primary: usado para acompanhar o avanço de alunos de 8 anos ou mais;
  • TOEFL Junior: ideal para acompanhar o desempenho de alunos de 11 anos ou mais.

Além desses, existe o TOEFL iBT Home Edition, semelhante ao TOEFL iBT, mas feito em casa. Essa versão foi criada como uma alternativa para os candidatos, em consideração à pandemia da Covid-19.

1. Inscrição

O primeiro passo para fazer o TOEFL é a inscrição. No site da ETS, desenvolvedora do teste, é possível preencher todas as informações necessárias para realizar a prova, sem a necessidade de sair de casa.

Alguns dados serão solicitados, como seu nome completo, país de origem, número de algum documento válido, nível de escolaridade, etc. Tudo deve ser preenchido corretamente para não causar problemas no dia do teste.

2. Tipo de prova

Depois disso, você já poderá escolher o tipo de TOEFL que irá fazer, de acordo com a sua preferência ou a sua necessidade. Se você optar por uma aplicação presencial, após essa etapa, deve escolher uma data e um test center, local de prova.

Já se você optar pelo iBT Home Edition, será preciso escolher uma data e um horário. Lembre-se de que existem diferentes regras a serem seguidas para garantir a segurança e a autenticidade da prova, tanto na realização do teste em casa quanto no test center.

3. Pagamento e preparação

Esta prova é paga, então é importante estar atento ao preço do TOEFL e às formas de pagamento aceitas pela plataforma. Além do valor para realizar o teste, em torno de US$215, outras taxas podem ser aplicadas.

A própria ETS oferece testes de prática e e-books com dicas para você se preparar para o teste, todos pagos também. Você pode optar por não adquiri-los, se não for algo do seu interesse.

4. O dia da prova

Se você tem dúvidas sobre como é a prova do TOEFL, na variação iBT do teste, as quatro etapas (reading, listening, speaking e writing) são feitas pelo computador, divididas em dois blocos. Entre os blocos, há uma pausa de dez minutos — o teste dura cerca de três horas e meia.

No test center, é preciso apresentar seu documento para realizar a prova. O instrutor oferecerá todas as informações necessárias para você fazer o teste sem problemas. Lembre-se de checar quais são os itens proibidos para não passar por apuros no dia da prova.

Se você optou pela aplicação do teste em casa, é fundamental ter um local silencioso, um computador que suporte o programa do TOEFL, um microfone e uma boa internet. O ambiente deve estar livre de quaisquer objetos. Apenas superfícies apagáveis (como uma lousa branca) podem ser usadas para anotações.

5. Resultado

Cada etapa do TOEFL vale 30 pontos, somando um total máximo de 120 pontos. O resultado fica disponível no site em cerca de 6 dias e pode ser enviado para instituições de sua preferência. Lembre-se que a validade do TOEFL é de 2 anos!

Prepare-se para os Estados Unidos com a Nomad!

A Nomad te acompanha na sua jornada para os Estados Unidos! Aqui, você cria sua conta americana com facilidade e pode viajar com tranquilidade. Agora que você já sabe o que é o TOEFL, aproveite nossas vantagens e venha nos conhecer!


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital