Postado em 26 de dezembro, por NOMAD
NomadRetrospectiva Nomad 2021

O ano de 2021 foi marcado pela forte campanha de vacinação ao redor do globo, pelas iniciativas de recuperação econômica e pelos recordes de máximas históricas batidos pela Bolsa americana.
Porém, nem tudo são flores e 2021 também vai ficar marcado pelo retorno da inflação como um tema de preocupação mundial – bem como pelas inúmeras variantes da COVID-19, que nos mostraram como esse inimigo pode ser resiliente.
Pensando nas oportunidades e necessidades que surgiram ao longo do ano, a Nomad criou onze carteiras temáticas, elaboradas a partir de temas e teses seculares; permitindo aos nossos clientes participarem das mais promissoras oportunidades de investimento de longo prazo e diversificarem o portfólio de maneira geral.
Confira, a seguir, a retrospectiva Nomad de 2021 e fique por dentro de promissoras opções de investimento para iniciar o seu novo ano!
Março
Um ano após o crash da COVID-19, marcado por circuit breakers e quedas consecutivas das Bolsas pelo mundo, o cenário está bem diferente. O S&P500, principal índice da Bolsa americana, já havia se recuperado totalmente da queda e atingiu novos patamares de máxima histórica.
Lançamento da carteira temática ESG
> Com exposição a empresas norte-americanas com elevado nível de práticas ambientais, sociais e de governança.
Lançamento da carteira temática de Tecnologia
> Destaca exposição a empresas do setor tecnológico norte-americano, como as que atuam com o desenvolvimento de dispositivos digitais, software, hardware e tecnologia da informação.
Abril
Enquanto a vacinação avançava, principalmente nos EUA, o Brasil passava pelo seu mês mais letal desde o início da pandemia.
Lançamento da carteira Never Bet Against America
> Inspirada no portfólio de empresas públicas da Berkshire Hathaway, sob comando do Warren Buffett, proporciona exposição a companhias de setores como tecnologia, saúde, serviços financeiros e consumo, entre outros.
Maio
Os indicadores de inflação explodem ao redor do globo e o tema passa a dominar a pauta econômica, pressionando os Bancos Centrais a adotarem medidas para combater o aumento geral de preços.
Lançamento da carteira Grandes Apostas
> Oferece exposição a empresas que valorizam cultura e missões inovadoras e ajudam a moldar o futuro global.
Junho
Com a melhora das perspectivas globais, os países emergentes começam a ganhar fôlego. No Brasil, o Ibovespa atinge o ponto mais alto de sua história e o dólar volta a negociar abaixo dos R$ 5,00.
Lançamento da carteira temática China
> Oferece exposição ao mercado acionário chinês por meio da combinação de ETFs e American Depositary Receipts (ADRs), que buscam a valorização do capital com volatilidade semelhante à da Bolsa norte-americana.
Julho
A variante Delta da COVID-19 ganha espaço no noticiário – por ser a mais contagiosa – e incertezas sobre a eficácia das vacinas contra novas variantes e restrições (lockdown) diminuem o apetite a risco dos investidores.
Lançamento da carteira temática Saúde e Vida
> Destaca o acesso ao setor de saúde dos Estados Unidos como um todo, dando a oportunidade de investir em diferentes empresas médicas que fornecem produtos e serviços distintos.
Lançamento da carteira temática Revolução Cripto
> Oferece exposição a uma cesta de ETFs e ações de empresas expostas a toda infraestrutura do mercado de criptoativos e tecnologia blockchain.
Lançamento da carteira temática Inovação por Ark
> Foco na exposição a empresas na vanguarda da inovação e que estão mudando a forma como vivemos impactando diferentes setores da economia.
Setembro
O Bitcoin é oficialmente adotado como moeda legal em El Salvador. Os índices de inflação continuam a subir, os Bancos Centrais são pressionados a diminuir os estímulos econômicos. No Brasil, o Banco Central aumenta o ritmo de elevação da taxa SELIC para combater a inflação, que se aproximava dos dois dígitos.
Lançamento da carteira temática de Gaming
> Destaca a exposição a empresas relacionadas à indústria de games – seja na criação direta de jogos ou no desenvolvimento de produtos e serviços que apoiam o setor.
Outubro
Após boas notícias sobre a eficácia da vacina contra as variantes e com perspectivas positivas quanto à inflação em 2022, o mercado norte-americano começa mais um rally. O mês de outubro é marcado por um forte movimento de alta do S&P500, com máximas históricas atrás de máximas históricas.
Lançamento da carteira temática de Cannabis
> Oferece exposição a empresas de toda a indústria de Cannabis, desde farmacêuticas, companhias envolvidas na produção, crescimento e distribuição legal de Cannabis e cânhamo industrial, até as que atuam na prestação de serviços financeiros para a indústria da planta.
