Postado em 10 de junho, por NOMAD

Investimentos

Robert Kiyosaki e a busca constante pelo conhecimento

Se há um nome que está em todas as prateleiras das livrarias, este é Robert Kiyosaki. Entre as posições de empresário, economista, palestrante e investidor, ele acabou ganhando notoriedade pela sua carreira como escritor, já tendo mais de 30 livros publicados.

Nascido em 1947, no Havaí, Robert Kiyosaki é defensor de que a educação financeira deve ser aplicada desde cedo, inclusive nas escolas. Para ele, quando a pessoa começa a pensar como alguém rico, mais rápido ela começará a sua saga pelo mundo dos investimentos.  

Sim! Ele é escritor do best seller Pai Rico, Pai Pobre, que já vendeu mais de 26 milhões de cópias pelo mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Estima-se que seu patrimônio chegue a US$ 100 milhões, somando investimentos e suas publicações. Ele também é conhecido por suas opiniões polêmicas quanto aos rumos da economia e sobre como investir.

Conheça a história do empresário que encontrou no conhecimento o seu maior “investimento”.

A história de Robert Kiyosaki

Filho de uma enfermeira e de um acadêmico que chegou a ser Ministro da Educação do estado do Havaí, Robert Kiyosaki sempre teve o sonho de viajar pelo mundo. Durante a juventude, conseguiu estudar nas melhores escolas da região. E foi nesse período que o interesse na área de negócios começou a ganhar espaço nos objetivos do jovem. 

Robert decide seguir os estudos na Academia da Marinha Mercante dos EUA, se formando em 1969. Após o período, começa a atuar no escritório da Standard Oil Company, atual Chevron, um dos grandes nomes do petróleo mundial na época, mas a sua passagem pela empresa durou menos de um ano. 

Robert foi convocado para a equipe de fuzileiros navais da Guerra do Vietnã, ficando lá até 1972. Foi um período em que o escritor acabou aprendendo muito sobre formas de liderança com os soldados.

Em 1973, sua paixão pelo mundo dos negócios fez Kiyosaki entrar em um programa de MBA da Universidade do Havaí. O curso não saiu como esperado e ele decidiu largar a cadeira. Buscava algo mais prático sobre como estruturar empresas e novos empreendimentos, mas acabou encontrando algo mais teórico. 

Ele começa a trabalhar, então, para a Xerox, ganhando conhecimento na área de vendas, o que o ajudou a abrir o seu próprio negócio, em seguida. Na verdade, ele realizou várias tentativas de tipos de negócio que não funcionaram, como empresas de camisetas licenciadas de bandas de rock e de carteiras de nylon para surfistas.

Também chegou a investir na Bolsa de Valores, mas não obteve bons resultados. Por volta dos anos 1980, a situação financeira de Robert e de sua esposa, Kim, não era nada fácil. Com uma dívida em cerca de US$ 1 milhão, eles chegaram a ficar sem casa, restando apenas o próprio carro para dormir ou a casa de amigos.

Mas a situação não fez Robert desanimar. Pelo contrário, serviu como aprendizado e força para seus novos passos. Em 1985, ele entra como cofundador no Excellerated Learning Institute, escola voltada para a formação nas áreas de empreendedorismo, investimentos e responsabilidade social. 

Vendida nove anos depois, o negócio foi o seu primeiro empreendimento de sucesso e uma alavanca para o que viria em seguida.

Os livros de Robert Kiyosaki

A paixão pela educação e sua experiência no setor o lançaram para o mundo da literatura. Em 1992, chega às livrarias sua primeira obra, “If you want to be rich and happy, don’t go to school” (“Se você quer ser rico e feliz, não vá para a escola”, em tradução direta). Com ideias polêmicas, ele sugeria que os pais deveriam investir no mercado imobiliário ao invés de focar no futuro dos filhos nas universidades.  

O ano de 1997 é um marco da mudança para Robert Kiyosaki, com o lançamento de Pai Rico, Pai Pobre, que o coloca nos holofotes. O livro foi (e ainda é!) um sucesso de vendas, já tendo vendido mais de 26 milhões de cópias em dezenas de idiomas e figura entre os mais vendidos em finanças pessoais. O sucesso o fez ser um dos principais nomes para palestras e seminários.

No mesmo ano do lançamento de Pai Rico, Pai Pobre, ele abre a Cashflow Technologies, voltada para a educação financeira pessoal e empreendedorismo. Além de ser a licenciadora de seus livros , a empresa também é dona das marcas Rich Dad e Cashflow.

A Cashflow é responsável pelos jogos CashFlow 101 e CashFlow 202, que fizeram muito sucesso ao ajudar na compreensão de estratégias de investimento, contando até hoje com diversos clubes que se reúnem em torno dos jogos. Já a Rich Dad é uma empresa de educação focada em negócios e treinamento em finanças pessoais.

Seus empreendimentos e investimentos foram crescendo ao longo dos anos seguintes, junto com o lançamento de mais de 30 livros. Mas entre tantas conquistas, algumas polêmicas continuaram a rondar a sua história. Em 2012, uma de suas empresas, a Rich Global, entrou com pedido de falência. 

Em diferentes ocasiões, Robert Kiyosaki foi acusado de ensinar algo que não vivenciou, pois chegou a ter vários negócios que não tiveram sequência e com prejuízos. Além disso, ele mesmo já admitiu que seus livros funcionam como propagandas para os seus seminários.

Sempre polêmico com suas ideias, ele mantém uma conta no Twitter, indicando ativos que deverão ter grande crescimento ou que devemos evitar, também fazendo previsões pessimistas e até catastróficas sobre o mercado financeiro.

Os investimentos de Robert Kiyosaki se mantém no setor de petróleo e mercado imobiliário. Mas seu maior investimento, realmente, foi a série Pai Rico, Pai Pobre que chegou a ter diversas outras publicações relacionadas, como Irmão Rico, Irmã Rica e Mulher Rica: o Livro de Investimento para Mulheres, entre outros. Ele também chegou a escrever obras com Donald Trump.

Ensinamentos e frases Robert Kiyosaki

  • Não deixe o medo de perder ser maior do que a empolgação de vencer.
  • Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar por eles.
  • O dinheiro não é a coisa mais importante do mundo, mas afeta todas as coisas que são importantes.
  • O tamanho do seu sucesso é medido pela força do seu desejo, o tamanho do seu sonho é como você lida com a decepção ao longo do caminho.
  • O ativo mais importante que temos é a nossa mente. Se você é bem treinado, você pode criar grandes quantidades de riqueza no que parece ser um instante.
  • Quando alguém diz ‘Não posso fazer isso’, essa pessoa está vendo um dos lados da moeda. Quando você diz ‘Como posso fazer isso?’, você começa a ver o outro lado.

O estilo Robert Kiyosaki

Confira alguns dos destaques no estilo de investir de Robert Kiyosaki, a seguir.

O dinheiro trabalha para você

Se você trabalha pelo dinheiro, está cedendo poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para você, você mantém e controla o poder.” Robert nos lembra o poder dos investimentos e como podemos fazer com que os juros compostos trabalhem a nosso favor. Ao mesmo tempo, reforça que nossas atitudes não devem estar focadas somente em quanto vamos receber. Nossas ações devem nos empoderar. 

Educação financeira 

Pai Rico, Pai Pobre traz uma das mais importantes visões sobre a relevância que a educação financeira deve ter em nossas vidas. Quanto antes aprendermos ou repassarmos esses conhecimentos, mais chances teremos de mudar nossa relação com o dinheiro e ter sabedoria para investir e administrar.

Estude sempre

A base para os principais negócios de Robert Kiyosaki é a educação, seja por meio de livros, palestras, cursos. Você passa a investir corretamente quando tem conhecimento necessário. Umas das dicas do autor é buscar se aprimorar em experiências práticas e alternativas, não focando somente em áreas ou modelos tradicionais.

Se arrisque

O escritor sempre teve espírito empreendedor, não se limitando a momentos que deram errado. Foi assim que ele chegou à posição atual, sendo uma referência mundial na educação financeira. Empreender é também investir no que acredita, fazendo algo por você. 

Não corra com os ratos

O termo “corrida dos ratos”, do livro Pai Rico, Pai Pobre, faz alusão ao ciclo infinito que algumas pessoas entram em ganhar mais e gastar mais, sempre adquirindo e dependendo do dinheiro para manter um padrão de vida desnecessário. Ou seja, você está trabalhando pelo dinheiro e não gerando algo para você. É preciso sair dessa corrida e começar a investir em ativos que gerem renda.

Ativos e passivos

Para Robert Kiyosaki, é imprescindível identificar quais são os ativos e passivos na sua vida. Somente assim, você estará construindo algo para o seu crescimento e que te permitirá atingir a independência financeira. 

Fontes: Suno, Investidor Sardinha, Wikipedia.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital