UM APP COMPLETO PARA VOCê

Postado em 21 de abril, por NOMAD

Investimentos

Swing trade: a busca por resultados no curto prazo

É muito comum ouvir dos especialistas em finanças que os ganhos no mercado financeiro acontecem no longo prazo. No entanto, no mercado financeiro, também existem estratégias que, justamente, buscam os lucros em períodos mais curtos, como o swing trade.

Com operações que visam lucros no curto a médio prazo, o swing trade se popularizou entre os investidores do varejo que gostam de atuar mais ativamente no mercado financeiro; comprando e vendendo ativos com mais frequência. 

Nesse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa estratégia de investimento e mostrar como é possível atuar no mercado financeiro com objetivos em prazos mais curtos. Confira.

O que é swing trade?

Swing trade é uma estratégia de investimento que tenta capturar os ganhos de uma ação (ou qualquer outro instrumento financeiro) em um horizonte de curto a médio prazo; período que pode variar de alguns dias a várias semanas, por exemplo. 

Os adeptos dessa estratégia são conhecidos como swing traders, ou somente traders, e usam principalmente a análise técnica para encontrar as melhores oportunidades de compra ou venda de um ativo.  

No entanto, vale dizer que alguns traders também se utilizam de elementos da análise fundamentalista para a tomada de decisões. Além disso, observam diferentes dados macroeconômicos para entender em que ativos investir naquele momento.

Essa estratégia está inserida dentro das técnicas de gestão ativa, que se valem de uma troca constante de ativos no portfólio de investimentos para capturar a performance das melhores oportunidades.

Assim, esses investidores são considerados active traders, ou seja, são pessoas que acompanham diariamente os movimentos de preço e notícias que possam afetar o mercado financeiro para tomar decisões de compra e venda de ativos.

Em geral, o swing trading (como também é conhecida a estratégia) envolve operações de compra ou venda de um ativo que tenham duração superior a uma sessão de negociação; ou seja, a operação deve durar pelo menos mais de um dia. 

Esse processo, geralmente, têm duração de algumas semanas, podendo perdurar por meses, em alguns casos. 

Vale destacar que uma operação que se encerra no mesmo dia em que começou pode ser considerada um day trade, outra estratégia muito conhecida no mercado financeiro e igualmente difundida entre os investidores de varejo. 

Vantagens e desvantagens do swing trade

Como qualquer estratégia de investimentos, o swing trade apresenta algumas vantagens e desvantagens; principalmente em relação às demais técnicas que não envolvem a rotatividade constante de ativos no portfólio como, por exemplo, o buy and hold.

Uma das vantagens alegadas pelos adeptos da estratégia é que ela maximiza o potencial de lucro a curto prazo, capturando uma boa parte das oscilações do mercado e lucrando tanto em momentos de alta quanto de queda.

Além disso, os swing traders alegam que, ao não ter que ficar posicionado em ativos por um longo período, possibilita a identificação de melhores oportunidades de investimento com mais facilidade.

Por outro lado, os críticos dessa estratégia dizem que os traders muitas vezes perdem os ganhos das tendências de longo prazo (que são os maiores) em favor de movimentos de mercado de curto prazo, que apresentam ganhos rápidos, porém, bem menores.

Há também a crítica sobre a tentativa de antecipar os movimentos de preço dos ativos . Isso porque esse esforço acaba aumentando os riscos, uma vez que ninguém sabe exatamente para onde vai o mercado no curto prazo. 

Por isso, reversões abruptas de tendência no mercado podem resultar em perdas substanciais dos investimentos, considerando que a estratégia tem um período de duração mais curto.

Desta forma, estratégias que demandam uma alta rotatividade de ativos na carteira e, principalmente, em um horizonte de curto prazo, são indicadas aos investidores que tenham maior tolerância a riscos e também que tenham uma maior experiência e conhecimento sobre o mercado. 

Em resumo, o swing trade é uma estratégia voltada para investidores com maior apetite ao risco, cujo objetivo é identificar pontos de entrada e saída em um ativo com base em suas oscilações de preço; de acordo com os ciclos de otimismo e pessimismo que ocorrem no mercado.

#

A NOMAD

873 El Camino Real, Menlo
Park, CA 94025 USA


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

logo ourinvest