Postado em 10 de junho, por NOMAD

Investimentos

TIPS: o que são e como ajudam a proteger da inflação americana?

A inflação, infelizmente, sempre foi um tema recorrente na vida dos brasileiros, que volta e meia têm que lidar com esse problema. E em 2021, o dragão da inflação voltou com tudo, fazendo com que investimentos no Tesouro e em TIPS se destacassem no mercado. Isso porque, dessa vez, não foi só o Brasil que sofreu impactos, e a inflação passou a ser uma preocupação global.

Com isso, os investidores ao redor do globo passaram a buscar soluções de investimentos capazes de apresentar alguma proteção contra esse problema de uma maneira mais segura. Enquanto no Brasil, a solução mais buscada pelos investidores tem sido o investimento em Tesouro IPCA+, nos EUA, a forma mais segura de se proteger da inflação americana é investir nos chamados TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities), que funcionam de forma similar ao Tesouro IPCA+.

Neste artigo, vamos explicar o que são e porque essa modalidade de investimento é considerada uma forma segura de se proteger da inflação dos EUA.

O que são os TIPS?

Os Treasury Inflation-Protected Securities ou apenas TIPS são títulos do tesouro americano com o valor principal ajustado pelas variações do Índice de Preços ao Consumidor (em inglês: CPI – Consumer Price Index). Os títulos pagam juros semestralmente e são emitidos com vencimentos de 5, 10 e 30 anos.

Em outras palavras, os TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities) vão proporcionar uma remuneração que é fixada no momento da aquisição do título, acrescida das variações da inflação americana no período, ou seja, se a inflação subir, o rendimento final com o título também irá subir, acompanhando o aumento da inflação.

Ao investir em TIPS, você está protegendo seu capital contra a corrosão monetária ocasionada pela inflação, que vai depreciando o poder de compra ao longo do tempo. Com esse investimento, você preserva o poder de compra do seu dinheiro durante o período investido.

Os Treasury Inflation-Protected Securities fazem parte do Treasury Direct (em português é Tesouro Direto), um programa de investimento em renda fixa bem parecido com seu homônimo brasileiro. 

No entanto, nos Estados Unidos a compra dos títulos de tesouro direto americano é realizada diretamente com o governo, sem a necessidade de intermediação de bancos ou corretoras, de forma a isentar os investidores de eventuais taxas que pudessem ser cobradas pelo serviço. 

Assim como no Brasil, os títulos do tesouro dos EUA são considerados uma ótima maneira de começar a investir e economizar para o futuro, principalmente porque eles são considerados os títulos mais seguros do mercado financeiro.

Porque os TIPS são considerados mais seguros?

Ao investir em TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities), você está emprestando dinheiro ao governo federal americano e ele vai te pagar juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação. Portanto, o seu título tem como base toda a solidez da economia americana, a maior e mais importante do mundo. 

Além disso, vale lembrar que os títulos do governo americano são considerados os mais seguros do mercado global e, por isso, pessoas e empresas do mundo todo investem neles, inclusive outros países, como por exemplo o Brasil.

Isso porque, além de você estar emprestando dinheiro para a maior economia do mundo, você automaticamente está alocando seu investimento na principal moeda comercial do globo, o dólar.

Como investir em TIPS?

Como investidor brasileiro, a forma mais fácil e rápida para negociar os títulos públicos dos Estados Unidos é através da compra dos ETFs (Exchange-Traded Funds), que são os famosos fundos negociados em bolsa.

No mercado americano, os ETFs de renda fixa são muito comuns e existem de vários tipos, que investem em títulos de diferentes categorias e vencimentos, o que possibilita a composição de uma carteira diversificada de títulos emitidos por governos, sem ter a necessidade de comprá-los diretamente.

Agora que você já entendeu o que são os TIPS e como eles funcionam, já pode aproveitar o seu conhecimento para pesquisar mais sobre as possibilidades de investimento nos Treasury Inflation-Protected Securities.


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Juntos com a Nomad

Drive Wealth logo ourinvest logo fram capital