O quanto de história pode ser contada em um prato de comida? Como cada garfada pode te ajudar a se conectar um pouco mais com diferentes tradições? A culinária da Itália guarda mais do que deliciosas refeições, e a melhor forma de se aprofundar nisso, é mergulhando de cabeça na gastronomia da península itálica.
Mas engana-se quem pensa que a gastronomia da região se resume a macarrão e pizza. A culinária italiana é vasta, recheada de pratos e sabores. Quer saber mais sobre a sua origem e conhecer os seus melhores pratos? Então continue a leitura!
História da culinária italiana
As raízes da culinária italiana remontam à Roma Antiga.
Após a queda do Império Romano, a Itália foi dividida. Como consequência, cada região desenvolveu suas próprias características culinárias.
Ao longo de outros períodos históricos, como a Idade Média e Renascença, diferentes influências regionais foram possibilitando trocas culturais – e, com isso, enriquecendo ainda mais o repertório do que conhecemos como comida italiana.
Até os dias de hoje, essa identidade regionalizada ainda define a essência da comida italiana: o mesmo prato pode ter formas diferentes de preparo ou finalização de acordo com onde é preparado.
Outras culturas que também fizeram suas contribuições à identidade gastronômica da Itália são árabe, grega e bizantina. Ingredientes que são bem tradicionais nesses países também fazem suas aparições em pratos conhecidos como italianos.
Por fim, a culinária italiana (embora remonte de muitos séculos) começou a aumentar sua popularidade mundial no final do século 19. Imigrantes da Itália começaram a se espalhar e fixar sua presença pelo mundo e, com eles, passaram a levar as receitas de cada nonna para o mundo.
Características da culinária típica da Itália
Pode ser até meio arriscado tentar definir de forma unificada o que "comida italiana" significa. Por ser muito regionalizada, e repleta de tradições que vão se alterando de acordo com o local, não é muito seguro tentar fazer séculos de cultura caber em uma caixinha.
Feito esse aviso, é fato que existem alguns elementos que são encontrados em diferentes pratos típicos espalhados ao longo do País da Bota.
Saiba quais são e de que forma são usados para aprimorar o que a Itália tem de melhor a oferecer para seus moradores e visitantes.
Alimentos frescos e locais
Essa característica, inclusive, faz parte da chamada culinária mediterrânea. Trata-se de aproveitar alimentos e temperos típicos de cada região, que podem ir mudando de acordo com a época do ano, e inseri-los na sua alimentação.
Muitos pratos populares na Itália usam legumes, vegetais e temperos frescos.
Molhos
Você pode até fazer uma associação quase imediata entre Itália e macarrão: mas saiba que uma boa pasta não se sustenta sozinha. O repertório culinário italiano inclui diferentes tipos de molhos, com as mais variadas texturas, e complexidades.
E, naturalmente, cada variação de molho combina melhor com um tipo de pasta.
Conforme você se aprofundar na cultura gastronômica da Itália, vai aprender que há muito mais do que aproveitar do que um molho bolonhesa.
Ervas aromáticas
Comidas tipicamente italianas são repletas de sabor. Boa parte da festa que acontece no nosso paladar ao desfrutar de um bom prato italiano vem do tempero escolhido.
Manjericão, sálvia, tomilho, alecrim, louro, funcho, orégano, salsinha, alho e pimenta: a combinação certa desses sabores certamente ajuda a formar a base para um prato inconfundivelmente italiano.
Carnes curadas
Como pensar em um prato de carbonara sem pancetta? Ou uma pizza sem um toque salgadinho de prosciutto? Os cortes de embutidos são muito populares na Itália e conferem um toque especial aos pratos.
Massas
Tudo começa com semolina, água e um pouco de sal, e as possibilidades são das mais variadas – afinal, existem mais de 300 tipos de pasta. Embora esse alimento tenha provavelmente sido inventado pela China, é na Itália que ele se consagrou como um item quase obrigatório nas refeições.
Azeite
A disputa entre o melhor azeite do mundo é acirrada. Os principais competidores são Grécia, Itália, e Espanha: na dúvida, aproveite para fazer mais viagens e experimentar todos! De toda forma, os azeites italianos são reconhecidos pela alta qualidade, variação de intensidade e notas que compõem esse tempero.
Queijo
Parmesão provavelmente é o mais famoso dos queijos italianos. Mas a extensão de especialidades é muito maior: gorgonzola, mascarpone, mozzarella, Parmigiano-Reggiano, ricotta... não faltam opções para deixar os pratos mais cremosos e apetitosos.
Conservas
Molho puttanesca, antipasti, azeitonas, tomates secos: todos esses alimentos são baseados em conservas.
O processo de criar conservas usando legumes, vegetais – e, no caso do aliche, filés de peixe – consiste em óleo, vinagre, e paciência. O resultado? Alimentos com o sabor original muito acentuado e com a textura perfeita para caber no seu prato.
10 pratos típicos da Itália para você conhecer
A riqueza de refeições italianas é tanta que pode até parecer que não temos dias suficientes no passaporte para provar de tudo!
Porém, nos arriscamos a fazer uma lista de alguns dos pratos e acompanhamentos mais representativos da Itália. Buon appetito!
Pratos italianos salgados
Salada caprese
Um prato bem mais leve do que a maioria que foi apresentada aqui: mas elementos básicos da culinária italiana, como queijo e tomate, integram essa refeição.
Cacio e Pepe
Voltando à ideia da simplicidade dos pratos italianos: não tem como ficar muito mais simples do que queijo Peccorino e pimenta. Esse clássico italiano merece espaço na sua viagem.
Cioppino
Um ensopado de frutos do mar. O acompanhamento perfeito é uma torrada crocante e cortada na medida certa para absorver o caldo.
Bistecca alla Fiorentina
Um gostinho de Florença diretamente no seu prato. O sabor intenso fica por conta do corte T-bone e a combinação de sal, pimenta do reino moída e manteiga.
Ossobuco
A maciez da carne e a riqueza do caldo são combinações perfeitas para uma polenta cremosa.
Sobremesas tipicamente italianas
Tiramisù
Poderia ser um simples pavê, mas a fama do tiramisù não vem à toa. A oportunidade de provar in loco a combinação de sabores do mascarpone, café e biscoitos é única!
Gelato
Um sorvete cremoso, com sabores dos mais variados possíveis. Para ficar ainda melhor, experimente a versão de Florença, que é servida com um shot de espresso.
Cannoli
O doce siciliano agrada não só pelo sabor do creme, mas também pelas texturas. O recheio macio está envolto em uma massa doce frita: o cannoli é uma sobremesa imperdível!
Limoncello
À primeira vista, pode parecer estranho ter um licor listado como sobremesa. Como é um aperitivo normalmente servido após as refeições, não perca a chance de provar!
Zabaglione
O zabaglione é um creme feito à base de gemas de ovo, açúcar e vinho Marsala. Um toque extra de baunilha e frutas tornam essa sobremesa uma das favoritas em todas as épocas do ano.
Como os pratos italianos mudam de acordo com a região
Quem gosta de viajar para fora do Brasil, comer e de aprender sobre culinária já deve ter algumas receitas tipicamente italianas guardadas na cabeça.
Conheça algumas das diferentes regiões da Itália, e entenda um pouco mais sobre a regionalidade dessa culinária.
Quais desses pratos você já ouviu falar ou já provou?
Emilia-Romagna
A famosíssima lasagna bolognese veio dessa região. Outros pratos que levam o molho à bolonhesa também são especialidade da região – incluindo o tagliatelle, e também a própria mortadela bolonhesa.
Basilicata
Além de espetinho de carne de carneiro e as carnes curadas, os vegetais também ocupam um lugar de destaque nos pratos desta região. Um dos mais famosos é o lagane e ceci – uma massa mais larga que o tradicional, servida com grão de bico.
Calabria
Alguns elementos bem representativos da região sul da Itália são combinados em um prato repleto de sabor: macarrão com porco, berinjela e ricota temperada.
Campania
Aqui, a dica maior é não deixar de experimentar a pizza napoletana. Ingredientes simples compõem um dos sabores de pizza mais populares do mundo: a massa é assada no forno a lenha e tem como ingredientes básicos molho de tomate e, mais tradicionalmente, mussarela de leite de vaca.
Liguria
Se você conhece o molho pesto, sabe que a escolha do manjericão é parte essencial para o seu sucesso. Pois é na região da Ligúria que cresce o melhor manjericão do mundo.
Também em Ligúria, a influência de diferentes culturas (neste caso específico, a árabe) também ajuda a criar uma outra delícia regional: a farinata, um pão que se assemelha ao pão sírio, mas feito com farinha de grão de bico.
Piedmont
Talvez o nome te faça lembrar do arroz piamontese: mas um dos pratos mais conhecidos de Piedmont é o risotto ai porcini. Embora o tipo de cogumelo possa mudar, esse ingrediente é muito popular no preparo de risotos. Molhos com trufa branca também são encontrados em pratos típicos da região.
Sicília
A berinjela, de novo, aparece como um ingrediente principal. Neste caso, no preparo da caponata – uma espécie de refogado de berinjela, uvas-passas, castanhas, azeitonas e/ou alcaparras.
Um prato macio e agridoce, muito usado como entrada no Brasil. Por fim, os famosos bolinhos de arroz, arancini, também são uma entrada que fazem sucesso entre a culinária da Sicília.
Agora que você chegou ao final do post, deve estar com duas sensações: vontade de comer e de viajar o mais rapidamente possível para o País da Bota!
Degustar o melhor da culinária da Itália fica mais fácil com o cartão internacional Nomad, que oferece as menores taxas e muitas vantagens adicionais. Saiba como usar a Nomad na Europa.