Distante cerca de 3 horas da capital Lisboa, a cidade portuguesa situada ao norte surpreende pela beleza e diversidade de atrativos. Há muito o que fazer em Porto, como assistir ao sol se pôr às margens do rio Douro, tornando suas águas cintilantes.
Segunda maior cidade de Portugal, Porto tem ganhado a preferência dos turistas estrangeiros, seja pelo charme do ar medieval ou pela contemporaneidade das galerias de arte, um misto de velho e novo mundo.
Entre ruas coloridas e casas azulejadas é um destino formidável para quem vai a Portugal. Neste conteúdo, trazemos 5 dicas de atrações na cidade, além de sugestões de roteiro para 1, 3 e 5 dias. Continue a leitura para planejar sua visita ao Porto e aproveitar ao máximo!
O que fazer em Porto: 5 atrações imperdíveis
Com pouco mais de 230 mil habitantes, é possível conhecer a cidade a pé, mesmo subindo e descendo ladeiras. Durante o percurso de caminhadas, você vai descobrir as riquezas da cidade que produz um dos vinhos mais tradicionais de Portugal.
Entre os principais atrativos, selecionamos 5 que você não pode deixar de conferir:
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Portugal? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
1. Cais da Ribeira
Um dos cartões-postais e coração do Porto, é um lugar divertido e belo, onde as pessoas costumam se reunir e tirar fotos. Sua importância histórica data do século XIV, com suas atividades marítimas e comerciais, que fomentavam a economia da região.
2. Praça da Liberdade
Situada na área central, nas proximidades da Estação São Bento e da Torre dos Clérigos, a praça é uma das mais importantes do Porto. Unindo a parte mais antiga e com um lado de modernidade inevitável, bem no meio há um monumento de dez metros de altura, feito de bronze, e que retrata D. Pedro IV segurando a Carta Constitucional ao povo.
3. Café Majestic
Um dos pontos de encontro e visita obrigatória em Porto, seja para saborear um delicioso lanche do cardápio ou fazer amizades com turistas do mundo inteiro. Com decoração espetacular, inaugurado em 1921, o Café Majestic é considerado um dos mais belos cafés do planeta.
4. Tour do azulejo
Os azulejos trazem um toque especial para as paisagens e história da cidade do Porto, destacando as casas e prédios revestidos com peças coloridas. A cidade inteira está repleta deles, assim como em alguns pontos turísticos — Estação de São Bento, Igreja de São Ildefonso e a Igreja do Carmo.
5. Foz do Douro
É na Foz que o rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico e forma pequenas praias arenosas e incrustadas em rochas. No verão, a cidade recebe muitos turistas que não resistem ao mar e ao banho de sol, em visita às principais praias:
- Praia de Matosinhos
- Praia do Homem do Leme
- Praia de Lavradores
- Praia dos Ingleses
O que fazer em Porto de graça
Os portugueses costumam dizer “à borla” quando se referem a algo em que não é preciso pagar nada. Em Porto, você pode economizar uns bons euros ao programar passeios e atrações sem custo. Veja o que fazer na cidade:
- Centro histórico do Porto – conhecer o centro histórico do Porto, com suas casas antigas, azulejadas e empilhadas estabelece uma conexão com a história da cidade
- Torre e Igreja dos Clérigos – a torre é o monumento mais alto de Porto e patrimônio tombado pela Unesco, que faz parte da Igreja dos Clérigos
- Rio Douro – com nascente na Espanha, o rio Douro atravessa o norte de Portugal e deságua no mar, sendo também considerado pela Unesco um patrimônio da humanidade, o que justifica tomar um tempo observando sua linda paisagem
- Forte de São Francisco Xavier – palco da proteção e fortificação marítima, conhecido como Castelo do Queijo, o local, além de abrigar o museu histórico-militar, promove diversos eventos culturais gratuitos
- Estação São Bento – se você gosta de tirar fotos em cenários bonitos e diferenciados, o lugar é ideal para colecionar registros e memórias da passagem por Porto
- Avenida Aliados – do edifício palaciano da Câmara do Porto à Praça da Liberdade, a avenida conta com monumentos importantes em toda a sua extensão, sendo também palco de apresentações culturais, performances e concertos
- Ponte D. Luís – ligando as duas margens do rio Douro, Porto e Vila Nova de Gaia, a estrutura metálica construída em 1881, possui duas rotas suspensas que servem à linha do metrô e ao movimento de carros e pedestres
- Mercados Bom Sucesso e Bolhão – uma boa imersão local para entender os costumes e hábitos de vida da população local é motivo mais que de sobra para conhecer os dois principais mercados da cidade
- Jardim das Virtudes – imagine uma junção de natureza, gastronomia, arte e arquitetura e você terá um jardim para chamar de seu na passagem por Porto, ao visitar um espaço verde com mais de 750 camélias, de onde se pode ver o pôr do sol no Rio Douro.
O que fazer em Porto: roteiros para 1, 3 e 5 dias
Aqui vão dicas e sugestões de roteiro para você planejar os seus dias em Porto e explorar o que há de melhor na cidade.
O que fazer em Porto em 1 dia
Dia 1
Para apenas um dia na cidade, recomendamos um tour a pé, passando pelo centro histórico, mercados, capelas, Praça da Liberdade e Estação São Bento. Ao final do dia, aproveite a vista do rio Douro e o tradicional pôr do sol que, para os mais entusiasmados, é motivo de palmas e saudações.
O que fazer em Porto em 3 dias
Com mais tempo é possível ampliar o roteiro e explorar mais a cidade para conferir outros atrativos.
Dia 2
Pela manhã, acorde animado, tome um café reforçado e comece com disposição subindo os mais de 220 degraus da Torre e Igreja dos Clérigos. Você não vai se arrepender, pois a vista é magnífica.
À tarde, reserve o tempo para visitar as igrejas, livrarias e museus, terminando com um passeio de bonde até a Foz do Douro para ver o rio desaguar no oceano. Vale muito a pena!
Dia 3
Tire o dia para visitar o Palácio de Cristal com seu lindo jardim repleto de pavões vista para o rio Douro. Nas proximidades está o museu de arte contemporânea e paisagismo Fundação Serralves, que reúne obras, exposições, jardins e um parque com 18 hectares.
A gastronomia portuguesa é impecável, portanto, você pode escolher um restaurante da região para degustar a saborosa comida do cardápio. À tarde, visite as caves de vinho do Porto que ficam no Cais de Gaia e permitem degustação.
O que fazer em Porto em 5 dias
Estendendo os dias, Porto tem mais atrativos a oferecer e você terá muitas histórias para contar aos amigos e à família quando voltar para casa.
Dia 4
O quarto dia pode incluir a ida ao Estádio do Dragão e ao Museu do Porto Futebol Clube, casa da grande equipe da Primeira Liga de Portugal. Por lá, além de entender a paixão dos portugueses pelo esporte, você pode conferir os títulos da Liga dos Campeões da UEFA.
Dia 5
O último dia pode ser livre para descansar nos arredores da cidade ou revisitar um lugar de preferência. Porém, se ainda houver disposição para mais passeios, sugerimos alugar um carro e explorar a região do Douro Vinhadeiro, com produção de vinho e azeite.
De carro, não deixe de passar por municípios, povoados e pontos turísticos, como Peso da Régua, Pinhão, Vale de Mendiz, Mirante de São Leonardo de Galafura, Pocinho, Lamego.
O que fazer em Porto à noite
A vida noturna em Porto é tão interessante quanto a diurna se você souber o que fazer na cidade depois que o sol adormece. O fim de tarde é um convite para apreciar a paisagem de algum jardim ou mirante enquanto saboreia um delicioso café, acompanhado das delícias da culinária portuguesa.
Os bares são divertidos e estão sempre movimentados, cheios de gente alegre que se comunica em diversos idiomas. Se preferir, vá jantar em um dos restaurantes do Cais da Ribeira e não saia do Porto sem provar o impecável e famoso bacalhau.
A cidade do Porto é bastante segura e você pode, depois do jantar, passear pelas ruas para sentir o lugar sob outro ponto de vista. A riqueza histórico-cultural do Porto impressiona tanto que dá até vontade de morar em Portugal.
Certamente será uma das viagens para a Europa que você jamais esquecerá e pode até mesmo voltar para uma nova experiência. A boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para Portugal por um período de 90 dias em viagem a turismo.
Agora você já sabe o que fazer em Porto, pode planejar sua viagem com base nas referências que trouxemos por aqui. Não se esqueça de fazer o seguro-viagem, que é obrigatório, e definir um meio confiável de levar seu dinheiro, já que não é possível (nem recomendado) transportar dinheiro em espécie acima de US$ 10 mil.
Gostou das dicas? Aproveite então para saber como utilizar os serviços e benefícios disponíveis na conta global Nomad em sua viagem pela Europa!
Viaje para Portugal com a Nomad e economize!
Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para Portugal ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais..
Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.
E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}