Saiba como funciona o tax free na Dinamarca e economize em suas compras

Por:
Marcos Pereira
3/9/2024
|
Atualizado em
3/9/2024
15 min de leitura

Você gosta de fazer e economizar em compras no exterior? O tax free na Dinamarca é uma oportunidade de ter a devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pago na aquisição de produtos. Pode parecer algo pequeno, mas a alíquota é de 25%, ou seja, dá um bom alívio no bolso!

A questão é saber como aproveitar esse benefício e de que forma é feito o reembolso de IVA na Dinamarca. Como cada país tem sua legislação, é importante conhecer os detalhes para evitar problemas e imprevistos durante a sua viagem.

Que tal conferir os detalhes? Veja como funciona o tax free na Dinamarca e aproveite essa vantagem.

O que é tax free?

O tax free é um benefício que permite reaver a alíquota paga pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Nem todos os estabelecimentos participam do programa, mas isso pode ser identificado por meio de indicações na vitrine ou no caixa. Cada país também tem sua legislação, sendo que é estabelecido um valor mínimo a gastar nos mesmos dia e loja.

Essa vantagem está disponível em várias nações da União Europeia, Argentina, Estados Unidos e mais. O tax free na Europa é válido em todos os países que integram o Tratado de Schengen. A grande vantagem de ter esse reembolso é a possibilidade de economizar nas suas compras.

Como funciona o tax free na Dinamarca?

O tax free na Dinamarca funciona como um reembolso, isto é, você faz a compra nos estabelecimentos conveniados e, depois, solicita o estorno do valor do IVA. Boa parte dos produtos comercializados nas lojas de Copenhagen participa do programa e tem a aplicação de uma alíquota de 25%.

Existem duas formas de conseguir o reembolso de IVA na Dinamarca:

  1. Preenchendo o formulário de tax free nas lojas conveniadas às empresas Global Blue e Tax Free Worldwide (também chamada de Premier ou Planet). É preciso selar o documento na alfândega do terminal 3 do aeroporto de Copenhagen e ter o reembolso. Nesse caso, é cobrada uma taxa.
  2. Fazendo a solicitação com ajuda do lojista, mas ele não é obrigado a isso. Ele precisa fornecer data da compra, nome e endereço do estabelecimento, número do IVA, seu nome e endereço no exterior, descrição dos produtos com preço e inclusão do imposto. O retorno é da alíquota total.

Neste segundo caso, você precisa apresentar seu passaporte ou documento de identificação equivalente ao lojista. Ao sair da Dinamarca, uma invoice com selo deve ser enviada à loja, que reembolsará o valor do imposto.

Ainda é preciso destacar a elegibilidade do tax free dinamarquês. Ele está disponível para quem cumprir os seguintes critérios:

  • É necessário ser um turista não residente da União Europeia — ou seja, não é válido para quem morar na Dinamarca.
  • O valor mínimo das mercadorias é de 300 DKK.
  • Deve-se exportar o produto para fora da União Europeia antes do final do 3° mês após a compra, podendo sair da Dinamarca com o item ou enviá-la para um país de outra região.
  • Não se deve usar os produtos antes do reembolso, porque eles precisam estar na embalagem original e novos ou os selos podem ser recusados.
  • Os serviços não fazem parte do tax free na Dinamarca, o que inclui aluguel de carros, reservas em hotéis e restaurantes.

Passo a passo: como solicitar o reembolso de IVA na Dinamarca

1. Apresente o seu passaporte no momento da compra

Comece carregando seu passaporte para todos os lugares para conseguir o reembolso de IVA na Dinamarca. Apresente o documento no caixa e solicite o tax free. Você terá que preencher um formulário corretamente para solicitar o benefício.

Em algumas lojas maiores, o reembolso pode ser feito no momento da compra de maneira automática. Ainda será necessário cumprir as próximas etapas ou você terá esse valor descontado do seu cartão internacional, já que o número fica armazenado como garantia.

2. Separe mercadorias, recibos e formulários

Reúna o formulário e o recibo da loja e anexe-os aos produtos adquiridos. Lembre-se de que eles não podem ser usados nem ter sua embalagem original danificada sob pena de não serem mais elegíveis ao tax free na Dinamarca.

Em seguida, leve tudo ao aeroporto ou terminal do qual sairá do país. Deixe todos os produtos bem acessíveis, porque alguns fiscais alfandegários podem solicitar sua verificação.

3. Chegue de forma antecipada

No dia que for sair da Dinamarca, chegue antecipadamente ao aeroporto, porque o processo pode demorar e costuma haver filas. Se a mala em que os produtos estão guardados for despachada, primeiro siga para o check-in e peça a etiqueta para apresentar à alfândega.

4. Exija o carimbo oficial da alfândega

Apresente todos os formulários e recibos na alfândega e aguarde o carimbo. Esse selo é que permitirá receber o reembolso do IVA na Dinamarca.

Caso a loja já tenha feito o pagamento antecipadamente, ainda será necessário cumprir essa etapa ou o valor poderá ser descontado do seu cartão de crédito.

5. Apresente toda a papelada

Com o selo, é possível receber o reembolso em espécie do tax free na Dinamarca. Basta procurar um escritório de restituição de impostos sinalizado como Tax Refund ou nome semelhante. Você também pode encaminhar toda a papelada por correio na alfândega, mas isso vai gerar o estorno um tempo depois.

Esse processo é facilitado com a Global Blue e a Tax Free Worldwide. Elas têm unidades nos aeroportos, mas cobram cerca de 4% do total a ser recebido. Esse pagamento pode ser realizado em dinheiro ou cartão.

Dicas para aproveitar o benefício do tax free na Dinamarca

  • Lembre-se de conseguir o selo para não ter a recusa do reembolso de IVA na Dinamarca.
  • Nunca use os produtos nem viole as embalagens antes de solicitar o tax free.
  • Baixe os apps da Global Blue e Tax Free Worldwide para facilitar o acompanhamento.
  • Certifique-se de que a compra é de 300 DKK ou mais.
  • Faça a solicitação no período de 3 meses, calculado a partir do fim do mês que a compra foi feita.
  • Verifique os sinais de lojas que aderem ao programa. Elas costumam ter o aviso “Tax Free Shopping” em vitrines, lojas e portas.
  • Guarde todos os recibos.
  • Chegue antecipadamente ao aeroporto.
  • Passe primeiro nos selos e deixe os produtos acessíveis, caso a exportação seja fiscalizada.
  • Peça ajuda sempre que necessário.

Além de todas essas dicas e informações sobre como funciona o tax free na Dinamarca, também é válido economizar nas suas compras internacionais. Você pode gastar menos na sua viagem para Europa com a Nomad.

A economia pode chegar a 10% com a cotação comercial do dólar, ausência de taxas ocultas e taxa operacional reduzida de até 1% com o programa de fidelidade Nomad Pass.

As suas compras na Europa ainda podem ser feitas com cartão físico ou virtual vinculado à sua carteira digital e você paga IOF reduzido, de apenas 1,1% ao colocar saldo na sua conta. E sempre que realizar compras ou pagamentos na Dinamarca, o valor é convertido automaticamente de coroa dinamarquesa para dólar e você confere tudo no app da Nomad!

É muito mais economia  na sua viagem combinada ao tax free na Dinamarca.

E agora, quer saber mais sobre como fazer as suas compras internacionais na Europa com segurança, agilidade e economia? Leia este guia completo para saber como usar Nomad na Europa e confira as dicas!

Compartilhe: