Você quer economizar nas suas compras no exterior? O tax free na Suíça é a possibilidade de ter o reembolso do valor pago em produtos, gastando menos e otimizando o seu orçamento da viagem.
Para aproveitar esse benefício, é preciso saber como funciona o tax free na Suíça e quais são seus critérios. Neste post, vamos trazer essas informações para você se programar e fazer a solicitação. Confira!
O que é tax free?
O tax free é um benefício que permite obter o reembolso do valor dos impostos embutidos em produtos e serviços. Ele é concedido em alguns países e é válido para os turistas com o objetivo de incentivar a economia local.
Essa vantagem está disponível em lugares que adotam o chamado Imposto sobre Valor Agregado (IVA), incluindo diversos países da Europa. Nesses locais, você faz as compras e pode solicitar o estorno da quantia paga por esse tributo.
Isso é o que acontece com o tax free na Suíça. Há detalhes a observar nesse processo, mas é uma boa oportunidade de reduzir seus gastos ao fazer sua viagem para a Europa.
Como funciona o tax free na Suíça?
O tax free na Suíça funciona com o reembolso dos valores após a compra. Para isso, você apresenta um formulário de solicitação na alfândega e tem direito a receber a quantia paga a título de imposto. A taxa normal do IVA é 8,1%, em 2024.
Ainda existem mercadorias não reembolsáveis. Elas são: combustíveis, alimentos, medicamentos, livros e plantas, e serviços.
O mínimo a ser gasto nas compras é de 300,00 francos suíços (CHF). Nem todas as lojas participam do reembolso do IVA na Suíça, já que a adesão ao programa não é obrigatória. A consulta de todos os estabelecimentos integrantes pode ser feita no site da Global Blue.
O reembolso pode ser solicitado por qualquer pessoa com mais de 18 anos que more fora da Suíça e faça compras no país.
Passo a passo: como solicitar o reembolso de IVA na Suíça
- Pesquise as lojas suíças participantes do programa no site da Global Blue;
- Faça as suas compras, gastando mais de 300,00 CHF;
- Solicite um formulário de tax free no estabelecimento;
- Preencha todos os campos obrigatórios de forma correta;
- Compareça à alfândega no momento em que deixar o país para validar o seu formulário;
- Apresente o seu formulário em um Gabinete de Reembolsos ainda na Suíça e receba o reembolso.
Vale a pena destacar que as compras devem ficar na embalagem original e não serem usadas para pedir o reembolso do IVA na Suíça. Elas também devem ficar em um local fácil de retirar, porque os funcionários da alfândega podem pedir para ver o que realmente foi adquirido.
Ainda é recomendado ter em mãos os recibos de compra e o passaporte. Seu formulário será carimbado e você deverá entregar esse formulário no Gabinete de Reembolsos. Mostre também seu cartão internacional e aguarde o estorno, que pode ser na hora (em espécie) ou como crédito no próprio cartão.
O prazo para sair com as compras do país é de 30 dias, já que quem mora na Suíça não tem esse direito. Você pode fazer a solicitação de reembolso tanto em aeroportos quanto em estações de trem.
Dicas para maximizar seu reembolso de IVA
- Planeje-se antes de fazer as compras, consultando as lojas participantes e verificando o que será adquirido;
- Gaste o valor mínimo de 300,00 CHF por nota fiscal;
- Mantenha todos os documentos acessíveis e organizados: formulários, recibos, passaporte etc;
- Assegure-se de que o formulário está corretamente preenchido para ser carimbado na alfândega;
- Deixe as mercadorias acessíveis no momento em que sair da Suíça;
- Saia do país no prazo de 30 dias para que seja possível ter o reembolso de IVA na Suíça;
- Tenha um cartão internacional Nomad para facilitar o reembolso.
- Certifique-se de que os produtos são elegíveis ao tax free na Suíça;
- Preencha e assine o formulário de reembolso antes de apresentá-lo às autoridades aduaneiras suíças;
- Consulte o local da alfândega para saber onde é mais fácil fazer a validação de formulários;
- Chegue ao aeroporto ou estação de trem com antecedência, porque pode haver filas para a alfândega.
Seguindo essas dicas, você tem a chance de obter o maior reembolso possível e economizar nas suas compras. Basicamente, esse é o funcionamento do tax free na Europa, inclusive na Suíça.
Com essas informações, você já pode começar a organizar a sua viagem. Agora, se você quer realmente gastar menos, aproveite e tenha uma conta internacional Nomad.
Cliente Nomad tem acesso a um cartão de débito internacional físico ou virtual para fazer compras na moeda local em mais de 180 países, com conversão automática para dólar americano. Além disso, com a Nomad você pode economizar até 10% na sua viagem comprando dólar comercial e pagando IOF de apenas 1,1% nas operações de câmbio.
E para aproveitar ainda mais o passeio na Suíça, a Nomad oferece descontos e cashback na compra de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, chip internacional, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
Gostou de saber mais e quer programar a sua viagem? Veja este guia completo de como usar a Nomad na Europa e entenda como podemos facilitar a sua vida financeira!