por
Time Nomad
5 min.
-
Publicado em
9/4/2025
Quer começar no mundo dos investimentos com segurança e planejamento? A renda fixa é um ótimo ponto de partida. Com opções de baixo risco e previsibilidade de retorno, esse tipo de investimento é ideal tanto para quem está dando os primeiros passos quanto para quem busca diversificar sua carteira com estabilidade.
Mas como funciona? Basicamente, ao investir em renda fixa, você sabe desde o início quanto seu dinheiro pode render, minimizando surpresas.
Renda fixa é um investimento cuja principal característica é a previsibilidade de retorno. Quando vamos investir, é muito comum ver informações como “110% do CDI” ou “IPCA + 5,5%” , por exemplo. Essa informação é exatamente o retorno esperado do investimento, de acordo com seu indexador e modalidade, que pode ser prefixado, pós-fixado e híbrido.
É o investimento ideal para iniciantes, que geralmente começam como um perfil de investidor mais conservador e com aversão a riscos e potenciais perdas. Além disso, alguns investimentos de renda fixa contam com uma segurança importante: o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), como por exemplo: CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).
A mecânica para se tornar um investidor de um título de renda fixa é simples: ao adquirir um título de renda fixa, você se torna credor de bancos, empresas ou até do governo. Em troca, seu dinheiro volta para você com juros. E o melhor: termos como prazos e taxas são fixados desde o começo, perfeito para quem não quer surpresas.
Alguns exemplos de renda fixa são:
Mas atenção: ter uma taxa fixa não significa que você saberá exatamente o retorno final do investimento, mas, sim, somente o retorno esperado. Além disso, a renda fixa não é 100% segura, fatores como risco de crédito e marcação a mercado podem influenciar a rentabilidade final. Saiba mais no vídeo a seguir:
Confira também nosso blog post sobre a diferença entre renda fixa e renda variável.
Para calcular o retorno esperado da sua aplicação de renda fixa, é preciso levar em consideração também os custos associados, como IOF, Imposto de Renda e, no caso do Tesouro Direto, a taxa de custódia.
O IOF incide apenas nos primeiros 30 dias da aplicação, sendo zerado no último dia. Então, caso faça o resgate do seu investimento antes de 30 dias, haverá incidência desse imposto. Enquanto as LCIs, LCAs e debêntures incentivadas são exemplos de investimentos isentos de imposto de renda, os demais ativos seguem a tabela regressiva do Imposto de Renda, indo de 22,5% a 15% dependendo do prazo.
Viu como investimentos de renda fixa podem ter um bom retorno? Isso sem considerar eventuais aportes mensais que você fizer!
Leia também: Conheça as melhores opções de investimento do ano.
Agora que você sabe quanto um investimento de renda fixa pode render, é hora de partir para a prática e começar a investir.
Você já está fazendo isso agora, mas procurar mais conhecimento é fundamental. Entenda como os títulos de renda fixa funcionam e quais são as instituições emissoras.
Pesquise por uma corretora de confiança para começar a investir em renda fixa. Analise também a carteira de investimentos oferecida.
Lembre-se que você não precisa abrir conta em apenas uma instituição, podendo ter conta em uma corretora de valores brasileira para investir em renda fixa em real e em uma plataforma nos Estados Unidos, como a Nomad, para investir em renda fixa em dólar.
O processo de abertura de conta em uma corretora é geralmente simples e pode ser feito online. Preencha a ficha cadastral e envie os documentos necessários, como documento oficial com foto e informações sobre seu endereço.
Uma vez que seus documentos e a ficha cadastral sejam enviados, aguarde a aprovação da conta. Enquanto isso, procure por opções de investimentos de renda fixa que a instituição oferece.
Depois de aprovada a conta, transfira o dinheiro que você planeja investir para a conta, que será utilizado para aplicação no investimento escolhido.
Com o dinheiro na conta, você está pronto para começar seu investimento em renda fixa. Escolha os títulos que se alinham ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos e faça sua aplicação. Lembre-se de manter uma rotina para investir com frequência e aumentar sua carteira. Um pouquinho todo mês irá fazer uma grande diferença no futuro.
Abra sua Conta Nomad usando o código de convidado BLCASHBACK20, converta reais em dólares e ganhe 2% de cashback na sua conta-corrente, limitado a US$ 20.
Antes de começar, confira algumas dicas importantes para otimizar seu retorno com a renda fixa:
Para ficar em dia com a Receita Federal e evitar multas, é crucial declarar todos os seus investimentos em renda fixa. A Receita cruza as informações que você fornece com os dados enviados por bancos e corretoras. Qualquer discrepância pode levar você à malha fina.
Inclusive investimentos de renda fixa isentos de IR devem ser declarados corretamente anualmente. Se optar pela declaração automática, lembre-se de conferir as informações dos seus investimentos para ter certeza de que as informações estão certas.
Para realizar a declaração de forma manual, vá na sessão “Bens e Direitos” no programa IRPFl, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos” e o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e outros)” para ativos tributados ou “03- Títulos isentos de tributação (LCI, LCA, CRI, CRA, LIG, Debêntures de Infraestrutura e outros)” para ativos isentos.
Quer investir em outras opções de renda fixa, além das existentes no mercado brasileiro? O mercado financeiro internacional, especialmente os Estados Unidos, tem atraído cada vez mais atenção de investidores brasileiros.
Com uma taxa de juros em patamares historicamente elevados, a renda fixa americana se mostra uma alternativa cada vez mais atraente.
Investir em renda fixa nos Estados Unidos traz várias vantagens:
Com a Nomad, investir em renda fixa nos EUA é ainda mais simples. Abra sua conta na Nomad e invista hoje mesmo, com praticidade e segurança.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.