MERCADO FINANCEIRO
Update de Mercado
Conteúdo para começar a semana bem informado, 22/09/2025
O que é o Update de Mercado da Nomad?
É um material que aborda o cenário macroeconômico atual e a evolução das principais bolsas de valores do mundo, além das principais notícias da semana. Abaixo você vê alguns dos temas abordados, mas para acessar o material completo, basta preencher o formulário a seguir e o conteúdo é baixado diretamente no seu dispositivo.
Cenário macroeconômico
Bolsas de valores
Ao vivo e direto ao ponto
Envie suas dúvidas
Opinião de especialistas
resumo da semana
- Desempenho Semanal: Dow Jones (+1,05%), S&P (+1,2%), Nasdaq (+2,2%), Russell 2000 (+2,1%)
- As ações dos EUA subiram esta semana, com o S&P 500 e o Nasdaq registrando alta pela terceira semana consecutiva e estabelecendo novas máximas recordes. O índice de small caps Russell 2000 também fechou em alta pela sétima semana seguida, superando finalmente na quinta-feira sua máxima de fechamento recorde de novembro de 2021. As grandes empresas de tecnologia fecharam majoritariamente em alta, com destaque para TSLA +7,6% e GOOGL +5,8%. Outros setores com desempenho superior incluíram semicondutores (INTC +22,8%), tecnologia chinesa, equipamentos de rede e TI, cartões de crédito, bancos de investimento, maquinário e empresas de engenharia e construção. Os setores com desempenho inferior incluíram construtoras residenciais, produtos químicos, dados financeiros, restaurantes casuais (DRI -13,1%), autopeças e linhas de cruzeiro. Os Treasuries tiveram um desempenho mais fraco, com a curva de juros se inclinando; os rendimentos subiram de 2 a 7 pontos-base. O índice do dólar subiu 0,1%. O ouro subiu 0,5%. Os futuros de Bitcoin caíram 1,7%. O petróleo WTI (contrato de novembro) subiu 0,2%.
- Alguns fatores contribuíram para a alta da semana passada, incluindo um foco nas tendências de mercado positivas no início de um ciclo de corte de juros. O JPMorgan observou que o Fed cortou os juros com os mercados de ações a menos de 1% de suas máximas recordes 16 vezes na história, o que foi seguido por um retorno médio de quase 15% no ano seguinte. O novo gráfico de pontos dot plot mais dovish (flexível) do que o esperado, com 75 pontos-base de cortes para este ano. No entanto, o comentário do presidente do Fed, Powell, foi visto como hawkish, argumentando que o movimento de 25 bps foi um corte de "gerenciamento de risco" e que não houve amplo apoio para um corte de 50 bps nesta reunião. Em outra notícia, Trump pediu à Suprema Corte para permitir que ele demita a diretora do Fed, Cook, na quinta-feira (NY Times). No entanto, reportagens refutaram as alegações de fraude hipotecária por parte de Cook em suas propriedades na Geórgia (Reuters) e em Michigan (Reuters). Além disso, o potencial de crescimento secular da IA também foi um fator importante para a alta desta semana, particularmente as atualizações sobre o Nano Banana do Alphabet e a parceria Nvidia/Intel. Os dados desta semana também foram um saldo positivo e ajudaram a dissipar alguns temores de estagflação, incluindo a queda nos pedidos iniciais e contínuos de seguro-desemprego e um forte recuo nos preços pagos e recebidos no Índice do Fed da Filadélfia.
- Os destaques do comércio internacional nesta semana foram mistos. As tensões comerciais entre EUA e China foram atenuadas por um esboço de acordo para o TikTok após conversas em Madri (CNBC). Trump e Xi também conversaram na sexta-feira, com Xi pedindo que os EUA evitem medidas comerciais restritivas, mas não confirmou nada sobre as negociações do TikTok (FT). A Nvidia foi novamente pega no meio das tensões entre EUA e China depois que o FT relatou que reguladores chineses proibiram as maiores empresas de tecnologia do país de comprar os chips de IA da Nvidia. Relatos também disseram que a China não comprou soja dos EUA no início da temporada de exportação pela primeira vez desde pelo menos a década de 1990, sugerindo que Pequim pode estar usando a agricultura como alavancagem nas negociações comerciais (Bloomberg).
Acesse o material completo
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade da Nomad, bem como aceita receber comunicações do Grupo Nomad.
Serviços intermediados por Global DTVM
O conteúdo disponibilizado neste material tem caráter exclusivamente informativo e educativo, e não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Toda informação, ferramentas, símbolos, pesquisas, notícias e demais conteúdos têm caráter ilustrativo e não sugere o posicionamento da Nomad, recomendação, solicitação de oferta ou investimento específico. Informações, conteúdos, notícias e pesquisas apresentadas não têm garantia de exatidão e integridade e estão sujeitas a alterações sem qualquer aviso prévio. Quaisquer opiniões, pontos de vista, convicções, hipóteses ou conclusões apresentadas por entrevistados, convidados ou influenciadores são de caráter pessoal e independente destes últimos e não sugerem o posicionamento da Nomad ou do canal administrado pela Nomad. A Nomad utiliza ferramentas de mídias e canais sociais de terceiros para comunicação/divulgação de conteúdo informativo, a exemplo de Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, YouTube e Telegram, não sendo filiada/afiliada a qualquer uma dessas ou outras mídias ou canais sociais. Terceiros não afiliados à Nomad podem viabilizar conteúdos, não tendo a Nomad qualquer participação ou responsabilidade sobre e/na elaboração do conteúdo de terceiro. A Nomad não tem o controle de mídias e canais de terceiros. Registra-se que as marcas de terceiros exibidas neste conteúdo pertencem aos seus respectivos proprietários. A Nomad não fornece qualquer tipo de aconselhamento legal, contábil, financeiro ou tributário. Pessoas interessadas em oportunidades de investimento ou serviço financeiro devem consultar um profissional de sua confiança para entender as singularidades e perfil de risco de cada um. Para saber mais, acesse nomadglobal.com/legal. As fontes de dados utilizadas para a elaboração deste conteúdo foram: Banco Central do Brasil, Bloomberg, Finviz, Valor e The Wall Street Journal e Financial Time.