Como levar dinheiro em viagem internacional com segurança?

Por:
Nomad
19/11/2024
|
Atualizado em
19/11/2024
15 min de leitura

Em dezembro de 2021, o governo federal sancionou a lei cambial que criou novas regras para o mercado de câmbio brasileiro. Desde então, os brasileiros viram mudanças sobre como levar dinheiro em viagem internacional. A regra anterior definia um limite de dez mil reais em dinheiro. Após a sanção da nova lei cambial, o valor limite passou para dez mil dólares!

Essa mudança é aplicada apenas para o transporte de dinheiro físico nos voos internacionais, uma vez que não há limite algum para o dinheiro nas contas dos passageiros. Se você está se perguntando como levar dinheiro em viagem, saiba que existem alternativas mais vantajosas do que o dinheiro em espécie.

Como levar dinheiro em viagem internacional

Independentemente se você procura saber como levar dinheiro para a Europa ou para os EUA, a regra para o transporte de dinheiro físico é a mesma para qualquer destino no mundo.

Passageiros que excedam o limite determinado (dez mil dólares) terão que declarar o valor na Receita Federal antes do embarque.

No entanto, carregar quantias tão altas não é a alternativa mais segura quando se trata de levar dinheiro para o exterior. Os cartões e a carteira digital são muito mais seguros nesse sentido, mas com diferenças entre eles. Confira a seguir como levar dinheiro em viagens internacionais com segurança.

Quer economizar até 10% em suas compras internacionais? Com o cartão de débito internacional da Nomad você faz compras e pagamentos na moeda local com conversão automática para dólar, paga apenas 1,1% de IOF nas operações de câmbio e acessa benefícios exclusivos.

Abra sua conta agora!

{{cta-component}}

Cartão de crédito

Quem opta por levar dinheiro em espécie para o exterior, mesmo com o risco, geralmente faz isso para se isentar do IOF abusivo de 6,38% cobrado sobre as compras feitas no cartão de crédito. Nesse caso, pode ser mais vantajoso levar dinheiro físico, pois o IOF nesse caso é de apenas 1,1%.

Para quem se pergunta como levar dinheiro em viagem internacional, saiba que não é preciso escolher entre a segurança e a economia. Você pode ter os dois em uma única alternativa: o cartão de débito internacional da Nomad!

Leitura extra: Como comprar com cartão americano estando no Brasil?

Cartão de débito em dólar é mais seguro e vantajoso

Se você vai levar dinheiro em viagem, o cartão de débito em dólar é a opção que alia a segurança com a economia financeira. Com o cartão da Nomad, as taxas são bem mais baixas:

  • IOF de 1,1%
  • taxa operacional de até 2%.

Ao levar dinheiro para o exterior com o cartão Nomad, você pode optar pelo cartão físico, virtual ou os dois! A Nomad oferece as duas versões para que você decida qual é mais conveniente e simples para a sua viagem.

O cartão de débito virtual pode ser facilmente adicionado às principais carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Paypal. É econômico, seguro e prático!

Saque de dinheiro físico no exterior

Mesmo com todas essas facilidades, caso precise, você pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

Basta procurar um caixa eletrônico que aceite a bandeira VISA para fazer o saque. Você terá as seguintes opções:

Na rede MoneyPass:

  • Você tem saques gratuitos ilimitados;

Fora da rede MoneyPass:

  • É cobrada uma taxa que varia dependendo do ATM (ela aparece na tela do caixa eletrônico no momento do saque);
  • Você tem dois saques sem cobrança de taxa adicional da Nomad, mas a partir do terceiro saque é cobrada uma taxa de 5 dólares.

Leitura recomendada: Como enviar dinheiro para os Estados Unidos?

Conta em dólar

Para ter o cartão de débito, você só precisa abrir uma conta Nomad com toda a facilidade direto no app. Seja em compras físicas durante suas viagens ou fazendo saques nos caixas eletrônicos, a Nomad te acompanha e mostra como levar dinheiro para o exterior pode ser fácil!

Com uma conta Nomad, você ainda pode enviar e receber dólares por meio de uma conta sediada nos Estados Unidos. Em relação às transferências, você pode receber pagamentos ACH e Wire, domésticos ou internacionais, provenientes de terceiros, empresas ou contas de sua titularidade.

Com saldo em dólar e cartões desbloqueados, você pode usá-los sempre que precisar. São mais de 180 países que aceitam a Nomad espalhados pelo mundo. E, se a ocasião pedir que você tenha dinheiro físico em mãos, também é possível fazer o saque com o cartão Nomad.

Leitura recomendada: 10 filmes que te farão querer viajar o mundo

Como declarar dinheiro levado para o exterior

Ao continuar planejando como levar dinheiro para o exterior é importante conhecer as regras de como declarar o dinheiro levado para o exterior. O limite para sair do Brasil com cédulas é de US$ 10.000,00 ou o equivalente em outra moeda. Se você planeja levar um montante superior a esse valor, você terá que fazer uma declaração.

A declaração deve ser feita por meio da Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV). Esse documento deve incluir o:

  • Montante em espécie que está sendo levado
  • Comprovante de aquisição da moeda estrangeira em um banco autorizado ou instituição credenciada a operar em câmbio no país

Ah! E se o valor for igual ou superior ao declarado, é preciso também apresentar a declaração feita à unidade da Receita Federal na entrada no Brasil, caso você esteja retornando ao país com uma quantia em dinheiro superior àquela que levou inicialmente.

Para viajantes não residentes no Brasil, estrangeiros ou brasileiros, é preciso expor um comprovante do recebimento em espécie por ordem de pagamento em moeda estrangeira ou de saque mediante a utilização de cartão de crédito internacional.

O local para apresentação da e-DBV é na unidade da Receita Federal que jurisdiciona o porto, aeroporto ou ponto de fronteira alfandegado por onde o viajante está saindo do país.

Além disso, a Receita Federal oferece um "Guia do Viajante", um manual que esclarece várias dúvidas relacionadas a viagens internacionais, incluindo informações sobre a entrada e saída de dinheiro do Brasil.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para o exterior? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Dicas para economizar ao levar dinheiro para o exterior

Ao planejar levar dinheiro para o exterior, existem várias estratégias que você pode adotar para economizar e gerenciar melhor suas finanças durante a viagem. Dê uma olhada nas melhores táticas abaixo.

1. Planeje sua viagem com antecedência

O mercado de câmbio é volátil, por isso, planejar com antecedência permite que você compre moeda estrangeira aos poucos, aproveitando os melhores valores ao longo do tempo.

2. Utilize um cartão internacional com tarifas justas

Optar por um cartão de crédito é uma boa escolha, especialmente se ele oferecer taxas de conversão de moedas baixas e isenção de custos de manutenção ou inatividade. Se conseguir, procure um cartão com os menores custos e IOF possíveis.

3. Faça da tecnologia sua aliada

Utilize aplicativos e serviços financeiros online para monitorar as taxas de câmbio e criar alertas. Isso te ajuda a tomar decisões mais informadas sobre quando converter seu dinheiro, garantindo os melhores câmbios.

4. Entenda os custos da sua viagem

Conhecer detalhadamente os custos envolvidos nas transações financeiras internacionais é extremamente importante, afinal, ninguém quer ser pego de surpresa com uma cobrança. Serviços como a Husky, por exemplo, apresentam de forma transparente os custos de cada transação, ajudando você a evitar surpresas desagradáveis.

5. Abra uma conta internacional para sua viagem

Contas internacionais permitem que você mantenha saldo em várias moedas e utilize um cartão internacional para gastar como um residente local em diversos países. Isso é bem útil em viagens que incluem múltiplos destinos.

Caso esteja em dúvida de onde criar sua conta, recomendamos dar uma olhada na nossa, aqui da NOMAD, além de nosso cartão internacional ter anuidade zero e ser 100% digital, o IOF é somente 1,1%, ao contrário dos cartões tradicionais que cobram 4,38%.

Mais segurança em suas viagens internacionais

Vamos recapitular como levar dinheiro em viagem internacional:

  • Limite de dez mil dólares em espécie nos voos internacionais
  • A alternativa mais barata e segura é usar o cartão de débito da Nomad
  • Se precisar de dinheiro físico, pode fazer saques no exterior com o cartão de débito físico da Nomad
  • Ter uma conta global Nomad permite transações rápidas pelo app com segurança

Agora que você já sabe como levar dinheiro em viagem internacional é simples, pode ir tranquilo para o exterior. A Nomad te ajuda a fazer uma viagem com segurança e oferece as melhores formas para você movimentá-lo de acordo com suas necessidades.

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Compartilhe: