por
Time Nomad
4 min.
-
Publicado em
3/1/2025
A proteção contra a inflação deve ser uma prioridade no momento de montar uma carteira de investimentos. Afinal, a rentabilidade no longo prazo só é eficiente se trouxer ganhos acima do aumento dos preços, especialmente pensando em aposentadoria ou viver de renda.
Uma das ferramentas mais usadas no Brasil para essa proteção é o investimento em Tesouro IPCA+. Nos EUA, existe um tipo de investimento semelhante, com o mesmo perfil de rentabilidade: os chamados TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities).
Neste artigo, vamos explicar o que são e porque essa modalidade de investimento é considerada uma forma segura de se proteger da inflação dos EUA.
Os Treasury Inflation-Protected Securities, ou simplesmente TIPS, são títulos do tesouro americano cujo valor principal é ajustado pelas variações do Índice de Preços ao Consumidor (CPI - Consumer Price Index). Esses títulos pagam juros semestralmente e são emitidos com vencimentos de 5, 10 e 30 anos.
Em outras palavras, ao investir em TIPS, você garante uma remuneração fixa na aquisição do título, acrescida das variações da inflação americana no período. Assim, se a inflação subir, o rendimento final também aumentará, acompanhando essa elevação.
Investir em TIPS é uma maneira eficaz de proteger seu capital contra a corrosão monetária causada pela inflação, que deprecia o poder de compra ao longo do tempo. Com esse investimento, você preserva o poder de compra do seu dinheiro durante o período investido.
Os TIPS fazem parte do programa Treasury Direct, que é semelhante ao Tesouro Direto brasileiro.
Assim como no Brasil, os títulos do tesouro dos EUA são uma ótima maneira de começar a investir e economizar para o futuro. Eles são considerados os títulos mais seguros do mercado financeiro, com risco de crédito considerado nulo pelas agências de classificação globais.
Leitura recomendada: Como investir na bolsa de valores americana?
Investir em TIPs é como emprestar dinheiro ao governo federal americano, recebendo em troca juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação.
Portanto, o seu título tem como base toda a solidez da economia americana, a maior e mais importante do mundo. A possibilidade de o governo americano não arcar com suas obrigações e deixar de remunerar os investidores é considerada baixíssima, próxima a zero.
Pensando em uma carteira diversificada, a segurança também aumenta porque, além de você estar emprestando dinheiro para a maior economia do mundo, você automaticamente está alocando seu investimento na principal moeda comercial do globo, o dólar.
Como investidor brasileiro, você pode investir em TIPs através de plataformas que dão acesso aos bonds negociados no mercado americano, como a Nomad. Basta abrir sua conta e selecionar o título com o vencimento mais adequado para a sua estratégia.
Outra maneira fácil e rápida para negociar os títulos públicos dos Estados Unidos é através da compra dos ETFs (Exchange-Traded Funds), que são os famosos fundos negociados em bolsa.
Com a Nomad, você tem acesso a essa opção de investimento de forma simples e prática. Escolhendo a Nomad, você pode:
Invista no seu futuro em dólares com a Nomad. Crie sua conta!
Leia mais sobre ETFs americanos.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro e câmbio, exclusivos da Nomad.
28
artigos