Como escolher um ETF? Conheça 4 tipos 

Vamos explorar os principais tipos de ETFs e apresentar exemplos que podem te inspirar a construir uma carteira diversificada.

por

Time Nomad

5 min.

-

Publicado em

28/3/2025

Os ETFs são assunto em alta no mundo dos investimentos, e não é à toa. Essa é a sigla para o termo Exchange-traded Funds, ou fundos listados em bolsa. Com eles, você diversifica sua carteira de forma simples e com baixo custo, negociando diretamente pelo ambiente de bolsa de valores. 

Mas com tantas opções disponíveis, é comum surgirem dúvidas sobre qual ETF escolher.

Para te ajudar nessa jornada, vamos explorar os principais tipos de ETFs e apresentar exemplos que podem te inspirar a construir uma carteira diversificada.

Categorias de ETFs

O universo dos ETFs abrange diferentes classes de ativos e setores. As principais categorias são:

ETFs de Ações

ETFs que investem em ações de empresas. O ETF possibilita uma estrutura de seleção de companhias dentro de um “pacote” que segue um critério pré-determinado. É possível, por exemplo, acompanhar um índice de ações ou se expor às principais companhias de determinado setor. 

Isso traz algumas vantagens, como diversificação de exposição a risco com baixo valor aplicado (a partir de US$ 1 é possível comprar várias ações de uma vez) e maior praticidade no stock picking (prática de escolher cada investimento), uma vez que não é necessário que o investidor escolha cada uma das ações individualmente.

ETFs de Renda Fixa

Os ETFs de renda fixa são uma opção para quem busca a  segurança da renda fixa, mas com a vantagem de diversificação a um custo menor e alta liquidez. Normalmente, os ETFs de renda fixa investem em cestas de títulos de dívida emitidos por governos ou empresas, seguindo algum critério de prazo ou risco, por exemplo, e viabilizando acesso a um custo mais baixo do que o investimento realizado diretamente nesses títulos. A diferença é que, ao invés de receber o retorno em forma de juros e cupons, o investidor tem acesso à variação dos preços dos títulos e pode comprar e vender na bolsa de valores. 

{{rt-cupom}}

{{cta-cupomblog}}

ETFs de Criptoativos

Os ETFs de criptoativos facilitam a exposição a ativos como Bitcoin e Ethereum, de forma simplificada , sem necessidade de abrir uma conta em uma exchange para custódia de ativos via uso de tokens. Isso aumenta a segurança, já que há respaldo de órgãos como a SEC ou a CVM nas negociações, mas limita as negociações ao período de pregão das bolsas de valores, diferentemente do investimento diretamente em cripto, que acontece 24 horas por dia.Existem ETFs que acompanham o preço do criptoativo no mercado à vista e também no mercado futuro..

ETFs Multiclasse

Os ETFs multiclasse investem em diferentes classes de ativos, podendo compor um portfólio inteiro já distribuindo a exposição com como ações, renda fixa e commodities, oferecendo os mesmo benefícios e simplificando ainda mais a decisão de investimento. Em geral, o custo desse investimento é menor do que o praticado em fundos mútuos de gestão ativa, além de apresentar mais liquidez pela negociação em bolsa. ..

Lembre-se de pesquisar e analisar cada ETF antes de investir, considerando seus objetivos, perfil de risco e prazo do investimento.

Time Nomad

Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.

Quer viajar para o exterior com muito mais comodidade e benefícios? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ganha muito mais benefícios.

Abra a sua Conta Internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!