UM APP COMPLETO PARA VOCê

Postado em 25 de março, por NOMAD

Viagens

Como conseguir o green card? Descubra como conquistar o visto permanente nos EUA

Se você já passou um certo tempo da sua vida nos Estados Unidos ou sonha em se mudar para o país, com certeza já pensou em como conseguir o green card. É um processo longo e um pouco demorado, que faz muitas pessoas terem dúvidas sobre onde começar.

Para que você entenda melhor o processo de ser um residente do país norte-americano, a Nomad preparou o conteúdo a seguir. Explicamos detalhadamente o funcionamento, para que você tire todas as suas dúvidas e possa se tornar um residente americano.

O que é o Green Card?

Antes de aprender como tê-lo, é preciso entender o que é o green card, bem como tirar algumas dúvidas sobre o que ele, de fato, proporciona. 

Também chamado de US Permanent Resident Card (em português, “Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos”), o green card é o visto permanente do país americano.

Isso significa que, com o green card, você pode morar permanentemente nos Estados Unidos sem precisar de outros vínculos. Isso, contudo, não quer dizer que você é um cidadão americano, nem que você poderá tirar o passaporte do país. Ter direito à residência e ter a cidadania americana são coisas completamente diferentes.

Isso não quer dizer que o green card não oferece direitos ou exige deveres como um novo residente americano. Eles podem ser exercidos a qualquer momento e devem ser cumpridos rigorosamente, com risco de perda do visto caso contrário. Segundo o USCIS, os direitos de um residente norte-americano são:

  • morar permanentemente nos Estados Unidos, desde que você não cometa nenhum tipo de ato contra a lei de imigração;
  • trabalhar em qualquer lugar legal dos Estados Unidos, de acordo com a sua qualificação e a sua escolha (com exceção de cargos públicos);
  • estar sob proteção das leis dos Estados Unidos, do seu estado de moradia e jurisdições locais.

Ainda segundo o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, os portadores da permissão de residência devem cumprir as seguintes responsabilidades:

  • obedecer às leis dos Estados Unidos e localidades;
  • pagar os devidos impostos sobre a renda e reportá-los às devidas instituições;
  • apoiar o método governamental da democracia (sem direito a voto);
  • registrar-se no Selective Service (recrutamento militar), se tiver idade entre 18 e 25 anos.

Residência X Cidadania

Muitas pessoas confundem o conceito de residência em um país com a cidadania. Eles podem estar conectados, mas nem sempre estão atrelados um ao outro, além de terem significados diferentes. 

Enquanto a permissão de residência é um dos tipos de vistos americanos para imigrantes, a cidadania não. Como o nome sugere, a cidadania te torna um verdadeiro cidadão americano, com todos os direitos e deveres de um deles, como o voto e o passaporte americano. 

Além disso, um green card expira a cada 10 anos e precisa ser renovado, enquanto a cidadania é permanente. É possível aplicar para a cidadania 5 anos depois de conseguir um green card também.

Quem pode tirar o green card?

Saber como conseguir o green card também exige que se entenda quem tem o direito de tirar a residência permanente. Existem diversas possibilidades e critérios, conforme detalhado a seguir.

Parentesco

Se você tem algum familiar nos Estados Unidos, pode pedir para que ele abra um patrocínio para que você tenha como conseguir o green card. Nessa categoria se encaixam mãe, pai, filho (não casado e menor de 21 anos), noivo, marido, mulher, irmão ou irmã de um cidadão norte-americano.

Os filhos de um noivo(a) de um cidadão americano também são elegíveis ao processo do green card. Outras elegibilidades incluem viúvos(as) de cidadãos americanos.

Trabalho

Para conseguir o green card por meio do trabalho, você tem que se encaixar em um dos três subgrupos que o USCIS determina. Eles são chamados de first, second e third preference (preferência primária, secundária e terciária, em tradução livre).

A first preference diz respeito aos trabalhadores com habilidades extraordinárias, professores e pesquisadores de destaque ou líderes multinacionais. A second engloba um profissional de uma vaga que precisa de uma formação específica, trabalhadores com habilidades excepcionais ou os que dispensam oferta de emprego.

Por fim, a third preference é para os trabalhadores especializados, profissionais ou trabalhadores não especializados. Além disso, podem fazer a solicitação médicos e pessoas que investem em novos negócios nos Estados Unidos. É o famoso visto americano para investidores. Mais detalhes estão disponíveis no site da USCIS.

Outras possibilidades

Além das citadas anteriormente, existem outras possibilidades aceitas pelo USCIS para conseguir um green card. As demais categorias são:

  • imigrantes especiais;
  • refugiados ou asilados;
  • vítimas de tráfico humano ou outros crimes;
  • vítimas de abuso por parentes americanos;
  • outras categorias;
  • registro (residência contínua nos EUA desde antes de 1972).

O processo do green card

Para ter direito ao green card é necessário abrir uma solicitação com o governo norte-americano, preenchendo o formulário de acordo com a categoria em que você se encaixa. Uma pessoa que quer um visto de trabalhador second preference, por exemplo, deve preencher o formulário para o visto EB-2.

Depois disso, você vai passar por algumas etapas e precisará apresentar os documentos exigidos pelo governo dos Estados Unidos. O preço do green card também é algo que deve ser levado em conta na hora de abrir o processo, visto que ele pode custar milhares de dólares.

Continue acompanhando a Nomad!

Se você quer continuar descobrindo mais sobre os Estados Unidos e como se tornar uma pessoa global, continue acompanhando o blog da Nomad, com diversas curiosidades para te deixar sempre bem informado.

#

A NOMAD

873 El Camino Real, Menlo
Park, CA 94025 USA


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

logo ourinvest