5 vantagens do investimento em dólar

Por:
Nomad
19/8/2024
|
Atualizado em
28/2/2024
15 min de leitura

O investimento em dólar é um bom negócio. Alguns investidores optam por alocar seu capital em ativos negociados no Brasil, como os Brazilian Depositary Receipts (BDRs). No entanto, o potencial de rentabilidade é menor do que fazer a aplicação de maneira direta.

Quais são eles? A seguir, vamos apresentar as vantagens de saber como investir real em dólar. De quebra, ainda mostraremos o que você pode ganhar com essa parceria. Então, que tal saber mais?

1. Moeda historicamente valorizada

Se você já tem algum nível de educação financeira, provavelmente já sabe que o investimento em dólar é uma ótima opção. A valorização histórica da moeda faz com que ela seja mais forte do que o real. Portanto, alocar seu capital no exterior é uma forma de fazer hedge, ou seja, de proteger seu patrimônio.

Isso acontece porque os Estados Unidos é a principal economia do mundo. Dessa forma, o dólar é utilizado como moeda de referência para a maioria das operações internacionais.

Além disso, ainda que o país norte-americano tenha uma crise, o dólar tende a sofrer impactos menores do que a moeda brasileira. Isso pode ser verificado por meio dos números a seguir.

Dólar x Real

A taxa de inflação acumulada de janeiro a outubro de 2022 nos Estados Unidos foi de 6,3%, enquanto no Brasil foi de 4,7%. Apesar disso, a cotação da moeda americana ainda estava em aproximadamente R$ 5,20, segundo dados do investing dolar hoje.

Outro dado relevante é que o real foi a segunda moeda que mais se valorizou em 2022. A alta foi de 5,69%. Ainda assim, a moeda norte-americana apresenta resultados melhores.

Tanto é que o dólar foi o ativo que apresentou a maior alta em setembro de 2022. O dólar PTAX — taxa de câmbio de referência da moeda americana em relação à brasileira — registrou uma rentabilidade de 4,41% no mês. Já o dólar à vista — utilizado por empresas que fecham negócios — atingiu 3,71%.

Esses resultados denunciam o que já se sabe: os Estados Unidos têm uma economia mais estável do que o Brasil. Essa solidez, que também se verifica na política, ajudam a equilibrar a sua carteira de investimentos e diminuir o risco do portfólio. Ao mesmo tempo, a rentabilidade aumenta.

2. Consolidação e crescimento do patrimônio

investir na moeda norte-americana ajuda seu patrimônio a crescer e a se consolidar. Com a valorização do seu capital, você tem uma proteção cambial natural dos seus investimentos.

Em uma situação de crise global — como aconteceu durante a pandemia do coronavírus —, os recursos financeiros alocados em dólar são uma espécie de “porto seguro”. Ou seja, você sabe que seu patrimônio continuará a crescer.

Muito disso é derivado da maturidade do mercado. O Brasil tem apenas 4,4 milhões de investidores. Considerando uma população estimada de aproximadamente 215 milhões de pessoas, o dado representa somente 2%, em média.

Enquanto isso, os Estados Unidos apresentam cerca de 55% de investidores, quando considerada a população adulta. Isso indica que mais de 50 milhões de pessoas físicas investem no país.

3. Diversificação da carteira de investimentos

A diversificação da carteira de investimentos é a regra de ouro do mercado financeiro. Isso significa alocar seu dinheiro em diferentes tipos de ativos tanto da renda fixa quanto da variável. Tudo depende do seu perfil de investidor.

Contudo, também existe a diversificação geográfica. Dessa forma, você consegue investir no exterior e diminuir o risco potencial da sua carteira, enquanto aumenta a possível rentabilidade.

4. Maior oferta de ativos financeiros

Com o dolar investing, você pode optar por ações americanas (stocks), Real Estate Investment Trusts (REITs), Exchange Traded Funds (ETFs), American Depositary Receipts (ADRs) etc. Ou seja, a oferta de ativos é bastante variada.

Por sua vez, os investimentos indiretos — como os BDRs — oferecem uma rentabilidade menor por serem negociados no mercado brasileiro. Além disso, o número de alternativas disponíveis é menor do que se você fizesse uma alocação direta de recursos financeiros.

5. Redução dos impactos inflacionários brasileiros

Por fim, todas as vantagens de investir em dólar já citadas também influenciam a redução dos impactos inflacionários. Afinal, a moeda norte-americana interfere em praticamente todas as economias do mundo — inclusive a brasileira.

Por ser mais forte do que o real, o dólar diminui o impacto da inflação brasileira nos seus investimentos. A relação é simples: com a conversão de valores, você ainda tem que calcular quanto obteve de ganho real, ou seja, acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Como você teve uma rentabilidade mais alta, o impacto diminui. Isso garante um aumento do ganho real e do poder de compra. É claro que isso também contribui para o crescimento e a consolidação do patrimônio. Ou seja, todos os fatores citados estão interligados.

Leitura recomendada: Como receber em dólar?

Compartilhe: