Quando você investe, precisa adotar estratégias que protejam o seu capital. A dolarização de patrimônio é uma delas. Guardar dinheiro em dólar tem sido uma estratégia adotada por muitos investidores.
Consolidada, estável e presente em uma economia forte, a moeda norte-americana conta com vários fatores que contribuem para evitar a perda de dinheiro ocasionada pela inflação. Como dolarizar o seu dinheiro? Vamos explicar neste artigo. Continue lendo!
O que é dolarização de patrimônio?
Dolarização de patrimônio é a estratégia de migrar seu capital aplicado em ativos nacionais para investimentos no exterior na moeda americana. Normalmente, isso é feito apenas com parte do portfólio, sendo que essa opção não abrange a compra de moeda em casas de câmbio e instituições financeiras, mas sim ativos de renda fixa e variável.
Essa é uma forma de diversificar investimentos e fazer operações com base no dólar comercial, e não no turismo. Isso aumenta a margem de lucro possível com as aplicações financeiras, porque a cotação da moeda é mais baixa.
Abra a sua conta Nomad em instantes e invista no exterior sem taxa de corretagem, de abertura ou de manutenção mensal. Tenha acesso a ativos de renda fixa, renda variável e fundos de investimento em moeda forte e fortaleça o seu patrimônio com opções a partir de 1 US$.
{{cta-investments}}
Por que dolarizar o patrimônio?
Dolarizar o patrimônio pode valer a pena para reduzir o risco Brasil, acessar mercados globais e diversificar o portfólio. Além disso, a economia americana é sólida, o que permite proteger o capital (hedge) enquanto potencializa os ganhos.
O risco Brasil é reduzido
O risco Brasil é um indicador que mostra a incerteza relacionada aos investimentos no nosso país. Ao investir em moedas estrangeiras, especialmente o dólar, você reduz a possibilidade do cenário nacional interferir no seu portfólio. Isso significa que há proteção contra a inflação (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA), porque seu capital está desvinculado do real.
Você tem acesso a mercados globais
O dólar é a moeda de referência para todo o mundo. Portanto, ao colocar parte do seu patrimônio na moeda americana, suas oportunidades de investimento aumentam, tanto na renda fixa quanto no mercado de ações.
Sua carteira de investimentos é diversificada
Ao dolarizar patrimônio, você diversifica o seu portfólio, estratégia fundamental para gerenciar riscos. Essa é uma medida ainda mais importante na renda variável devido à volatilidade dos ativos. É possível obter resultados melhores quando se opta por títulos com correlação negativa, como o Ibovespa e o dólar.
A economia americana é mais sólida do que a brasileira
Para saber se vale a pena investir em dólar, é preciso considerar a estabilidade da economia dos Estados Unidos. Essa é a maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e conta com uma moeda mais estável.
O Brasil, por outro lado, tem a moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar em 2024 entre os países membros do G20.
Você protege o seu portfólio
A estratégia de hedge é um fator importante para calcular quanto investir no exterior. O motivo é simples: você protege o seu capital ao saber como dolarizar o seu dinheiro. Um dos motivos é a proteção contra as oscilações da economia brasileira. Outro fator é a reserva de valor, já que a moeda americana mantém seu valor ao longo do tempo.
É possível potencializar seus ganhos
Como os investimentos no exterior feitos em dólar são em uma moeda forte, você consegue potencializar os seus ganhos. A rentabilidade continua igual, mas o retorno pode ser maior dependendo da variação do câmbio.
Como dolarizar o patrimônio?
Para dolarizar o patrimônio, é preciso aplicar seu dinheiro no exterior. Existem várias possibilidades. Confira alguns dos principais ativos para investir em dólar.
BDRs
Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são recibos de depósito negociados no Brasil, mas lastreados no exterior. Basicamente, eles representam uma empresa estrangeira e têm sua rentabilidade atrelada a essa companhia. No entanto, o ativo é adquirido na bolsa B3.
Vale destacar que essa é uma possibilidade de investimento indireta, isto é, você não adquire o título em uma das bolsas americanas. Isso significa que o retorno pode ser diferente do esperado, já que as negociações acontecem em reais.
Stocks
As stocks são ações negociadas nas bolsas americanas e uma das principais formas de dolarização de patrimônio. Elas oferecem um bom potencial de rentabilidade, e você pode até receber dividendos, caso a companhia estrangeira repasse esses proventos.
Entretanto, são investimentos de alto risco, com igual potencial de perdas. Sendo assim, é muito importante se atentar ao seu perfil de investidor e objetivos.
ADRs
Os American Depositary Receipts (ADRs) são recibos de depósito negociados na NYSE e na Nasdaq, mas lastreados por companhias de outros países. Em outras palavras, você pode adquirir o título de uma empresa brasileira por meio de um ADR na bolsa americana. O funcionamento, portanto, é bem similar ao dos BDRs. A vantagem é a operação feita em dólar.
ETFs
Os Exchange Traded Funds (ETFs), ou fundos de índice, são fundos de investimento cuja rentabilidade depende de um indicador de mercado. Você pode adquirir cotas de ETFs listados no Brasil com exposição a mercados estrangeiros, como aquele que acompanha o S&P 500 ou a valorização do dólar perante o real. Mas também há ETFs listados no exterior, que podem aumentar os seus ganhos devido à diferença de cotação das moedas.
Bonds
Os bonds são ativos de renda fixa emitidos por empresas ou pelo governo dos Estados Unidos. São semelhantes às debêntures e aos títulos do Tesouro Direto brasileiros e, por isso, são mais seguros.
Invista no exterior com a Nomad
Construir um patrimônio em dólar pode trazer maior segurança e potencial de valorização ao longo do tempo. E nesse sentido, a Nomad oferece uma plataforma completa de investimentos para quem deseja comprar ativos americanos com praticidade e segurança no mercado internacional.
Abrindo uma conta de investimentos na Nomad, você acompanha todos ativos disponíveis, bem como o histórico e comportamento da sua carteira de investimentos. E com apenas US$1, você já pode começar a construir o seu patrimônio e ter acesso a vantagens como:
- IOF de apenas 0,38% ao adicionar saldo na conta investimento;
- Taxa zero de corretagem, de abertura ou manutenção mensal da conta;
- Conta internacional assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor;
- 100% digital. Faça câmbio e invista direto pelo aplicativo, acompanhando em tempo real as transações;
- Relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Abra a sua conta!
{{cta-investments}}
Serviços intermediados por Global DTVM Ltda.
O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/