UM APP COMPLETO PARA VOCê

Postado em 04 de março, por NOMAD

Investimentos

Value investing: a icônica estratégia de Warren Buffett

Existem inúmeras estratégias de investimento, mas poucas foram testadas e provadas durante tantos anos, apresentando resultados significativos como o value investing. A técnica – também conhecida como investimento em valor – deve ser estudada por todos os investidores que querem se aprofundar no mercado financeiro.

Um dos principais expoentes dessa estratégia é ninguém menos que Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos. O resultado alcançado pelo Oráculo de Omaha (apelido de Buffett) é uma grande prova prática do sucesso do value investing ao longo do tempo.

O que é value investing?

O value investing é uma estratégia em que o investidor busca encontrar empresas baratas em setores promissores, com vantagens competitivas duradouras sobre concorrentes dentro de um longo horizonte de investimento.

A sua essência está diretamente relacionada ao conceito de margem de segurança, criado por Benjamin Graham, que é considerado o pai do value investing e autor do livro O Investidor Inteligente

De acordo com Graham, a ideia é comprar ações abaixo do seu valor intrínseco para diminuir os riscos. Vale destacar que também foi ele quem inicialmente promoveu o pensamento de que ações frequentemente são negociadas a preços que não refletem seu real valor.

Isto porque uma empresa não se torna melhor ou pior pela somente pela variação do preço das suas ações. Para se alterar o valor real da companhia (para cima ou para baixo), mudanças devem ocorrer nos seguintes aspectos, por exemplo:

  • gestão da companhia
  • aquecimento ou esfriamento do mercado em que atuam
  • estratégia de produção
  • aquisições ou vendas de outras companhias

Assim, para os value investors (como são conhecidos os adeptos dessa estratégia), a movimentação de preços no mercado financeiro pode gerar oportunidades, uma vez que o preço das ações podem estar descolados do valor real da empresa.

Em resumo, para o value investing as ações sobem e descem por animação ou desespero de investidores que pensam num horizonte de investimento de curto prazo; enquanto, no longo prazo, as ações tendem a se aproximar de seu valor justo. 

Portanto, investir é um ato racional e controlável a longo prazo, mas pode ser um cassino a curto prazo.

O maior expoente do value investing

Conforme citado anteriormente, Warren Buffett é considerado o principal expoente dessa estratégia, especialmente pelo fato de ser considerado uma prova viva de que ela funciona. 

Além disso, vale lembrar que o maior investidor de todos os tempos foi aluno – e, mais tarde, funcionário – de Graham. E foi por meio dessa estratégia que Buffett se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna de US$ 96 bilhões (em 5 de março de 2021). 

A sua empresa, a Berkshire Hathaway, apresentou um retorno anual composto de aproximadamente 20% – superando com folga o retorno anualizado composto de 10.2% do Índice S&P500 (principal índice de ações dos EUA) no mesmo período. 

E embora a estratégia por trás de resultados tão bons possa parecer algo complexo e mirabolante, o jeito Buffett de investir é extremamente intuitivo. No entanto, alguns investidores não adotam a metodologia principalmente por falta de paciência em enriquecer gradualmente.

A seguir, você conhece os três pilares da estratégia adotada pelo Oráculo de Omaha:

“Preço é o que você paga, valor é o que você recebe”

Esse pilar pode ser considerado a base do value investing: existe uma empresa por trás de cada ação. Portanto, analisam-se negócios a fundo para mirar em boas empresas de ações subvalorizadas; ou seja, valendo menos que o preço justo a ser pago por elas.

“O mais importante é encontrar uma empresa com um fosso amplo e dourado ao seu redor”

Esse pilar te direciona a investir em empresas que possuam vantagens competitivas. Com isso, Buffett popularizou a metáfora do economic moat, ou fosso econômico:

a empresa deve ser um castelo cercado por um grande fosso de água ao seu redor, de forma que os indesejáveis (como concorrência, instabilidade econômica ou novos produtos do mercado) não consigam se aproximar.

“Quando compramos uma parte de um negócio excelente, com uma gestão excelente, nosso horizonte de tempo favorito para o investimento é para sempre”

Paciência e pensamento no longo prazo definem o terceiro pilar da estratégia. 

Para Buffet, as ações podem cair ou subir por momentos de animação e de desespero de investidores que pensam num horizonte de curto prazo; enquanto, no longo prazo, elas ações tendem a refletir o seu valor justo, que pode ser calculado a partir de quanto a empresa consegue gerar de caixa e remunerar seus acionistas. 

O value investing de Warren Buffet

Como é possível perceber, muito mais que teses de investimento, os insights de Warren Buffett são verdadeiros ensinamentos para todos os investidores; desde os iniciantes até os profissionais. 

Felizmente, existem duas grandes oportunidades anuais para aprender diretamente com o guru. 

Evento anual de acionistas da Berkshire Hathaway

O evento anual aos acionistas acontece todo ano em Omaha, nos Estados Unidos, e reúne cerca de 40 mil acionistas e algumas celebridades. Nele, Buffett fala sobre o momento dos mercados e responde perguntas da plateia. 

Carta anual da Berkshire Hathaway

A carta anual da empresa do principal expoente do value investing traz informações sobre o desempenho da Berkshire Hathaway. Além disso, conta com análises feitas por Buffett, sendo considerada uma leitura obrigatória para investidores individuais, bancos e gestoras do mundo todo.

#

A NOMAD

873 El Camino Real, Menlo
Park, CA 94025 USA


CONHEÇA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


© 2022 NOMAD. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

logo ourinvest