por
Time Nomad
12 min.
-
Publicado em
20/2/2025
Existem diversas maneiras de investir seu dinheiro e construir patrimônio. Seja no Brasil ou no exterior, há diferentes ativos que podem ajudar nisso. Entre as opções, estão as stocks, isto é, as ações americanas.
Com a possibilidade de valorização e rentabilidade, esses títulos podem ser boas oportunidades para potencializar ganhos e consolidar patrimônio para quem tem um perfil de investimento mais agressivo. Confira, a seguir, o que são stocks e como investir seu dinheiro na Bolsa americana.
Stocks são ações americanas, isto é, parcelas do capital social de uma companhia sediada ou negociada nas Bolsas dos Estados Unidos, NYSE e Nasdaq. Esses títulos são emitidos pelas empresas com o objetivo de captar recursos financeiros. Em troca, oferecem potenciais ganhos com a valorização do ativo e/ou pagamento de proventos, como dividendos.
Ao adquirir uma stock, você compra um título que representa parte de uma companhia. Essa prerrogativa também é válida para brasileiros que decidem investir nos Estados Unidos tanto para construir e fortalecer seu patrimônio quanto para fazer hedge (proteção do capital).
Algumas das empresas de capital aberto que negociam na NYSE e na Nasdaq são:
Abra a sua conta Nomad em instantes e invista no exterior sem taxa de corretagem, de abertura ou de manutenção mensal. Tenha acesso a ativos de renda fixa, renda variável e fundos de investimento em moeda forte e fortaleça o seu patrimônio com opções a partir de 1 US$.
{{cta-investments}}
A diferença entre BDR e stocks é o tipo de ativo, o que interfere em suas características. Os Brazilian Depositary Receipts são certificados de depósito de empresas dos EUA com negociação na Bolsa brasileira. Portanto, esse investimento é indireto. Já as ações americanas são títulos emitidos pelas próprias companhias, com compra e venda na NYSE ou Nasdaq.
Ambas as oportunidades de investimento são válidas, mas há diferenças significativas quando você entende o que são stocks. Caso você queira dolarizar o seu patrimônio, o mais interessante é investir em stocks, porque os certificados de depósito são negociados em reais.
Veja mais detalhes desses ativos para decidir por BDR ou stocks na tabela a seguir:
Também vale a pena mencionar outros aspectos. Por mais que o BDR ofereça certo nível de diversificação internacional, você não vai investir na Bolsa americana de maneira direta. Na prática, existe a possibilidade de perder dinheiro devido à desvalorização do real perante o dólar.
Quando você opta por saber como investir em stocks, continua com a exposição do seu portfólio ao mercado global e tem mais potencial de rentabilidade devido à negociação em dólares.
Além disso, investir diretamente em stocks garante a propriedade direta das ações. Ou seja, isso garante participação nas decisões da companhia e recebimento de dividendos. Os BDRs, por outro lado, representam uma propriedade indireta, com limitações nos direitos de voto e recebimento de dividendos.
As ações americanas funcionam de maneira semelhante às brasileiras, mas existem características específicas. Por exemplo, as empresas dos Estados Unidos não são obrigadas a pagar dividendos.
Em relação aos tipos de ações, existem duas categorias. Uma delas — a common stocks — é como as ordinárias existentes no Brasil. A outra são as ações preferenciais, que oferecem repasse fixo de dividendos.
Todas as negociações são feitas por meio de home broker de uma corretora estrangeira e você pode adquirir os ativos no mercado primário ou secundário. O mercado de ações americano, portanto, é bastante similar ao brasileiro, mas é o maior e mais líquido do mundo.
Ainda vale ressaltar que esse mercado conta com as maiores companhias globais e está atrelado a uma economia sólida, o que o torna mais atrativo para investir em relação às aplicações de capital no Brasil.
Os principais índices das bolsas americanas são:
Todo esse mercado é supervisionado e regulamentado pela Securities and Exchange Comission (SEC), que tem um papel parecido com o da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.
As stocks são negociadas nas Bolsas de valores dos EUA, NYSE e Nasdaq. A compra e venda de ativos ocorre por meio do home broker, cujo acesso depende da abertura de uma conta de investimento em uma instituição financeira.
Ao ter acesso ao mercado de ações, você pode começar a investir nos Estados Unidos. As opções de bolsas são a NYSE e a Nasdaq.
A NYSE é a New York Stock Exchange, considerada a maior no mundo devido ao seu elevado valor de mercado. Por ser mais tradicional, reúne as companhias mais sólidas dos Estados Unidos.
Alguns exemplos de empresas que disponibilizam suas stocks na NYSE são:
Já a Nasdaq é mais recente. Criada em 1971, foi a primeira do mundo a ter um pregão eletrônico e reúne, principalmente, empresas de tecnologia. Algumas das companhias listadas nessa Bolsa são:
As vantagens de investir em ações americanas passam pela diversificação do portfólio, exposição a uma economia sólida e maior potencial de rentabilidade. Veja quais são os principais benefícios:
Esses itens mostram que é fácil saber como investir em stocks. Basta ter a sua conta de investimento em uma instituição confiável e saber quando comprar ações para aproveitar o melhor momento.
Construir um patrimônio em dólar pode trazer maior segurança e potencial de valorização ao longo do tempo. E nesse sentido, a Nomad oferece uma plataforma completa de investimentos para quem deseja comprar ativos americanos com praticidade e segurança no mercado internacional, incluindo stocks.
Abrindo uma conta de investimentos na Nomad, você acompanha todos ativos disponíveis, bem como o histórico e comportamento da sua carteira de investimentos. E com apenas US$1, você já pode começar a construir o seu patrimônio e ter acesso a vantagens como:
Abra a sua conta!
{{cta-investments}}
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.