por
Time Nomad
-
Publicado em
22/4/2025
O Índice Dow Jones é um dos indicadores financeiros mais importantes do mundo. Ele avalia o mercado de ações norte americano e indica se os investimentos no exterior estão ou não rentáveis, mostra tendências e ajuda os investidores em suas comparações.
O Índice Dow Jones Industrial Average (DJIA) foi criado em 1884 pelos fundadores do The Wall Street Journal, Charles Dow e Edward Davis Jones.
Ainda que não seja o índice mais antigo do país, a história do Dow Jones se entrelaça à criação das bolsas dos Estados Unidos.
Na sua criação, o objetivo era o de avaliar o mercado de ações de transporte e sua influência no setor logístico. O índice era composto por 12 empresas baseadas em commodities, que evidenciavam a importância das estradas de ferro para a economia dos EUA da época.
Com o desenvolvimento do país e da economia, o índice foi sendo renovado para acompanhar empresas de outros setores. Atualmente, o índice Dow Jones é baseado na cotação de 30 empresas líderes de mercado, cujo valor somado representa um grande impacto na economia e ajuda a entender o desempenho das empresas de capital aberto.
Ao longo das décadas, o índice evoluiu, refletindo as transformações econômicas e tecnológicas. Empresas saíram e entraram no índice, ajustando-se às mudanças do mercado. Por exemplo, em 2024, a Nvidia substituiu a Intel no DJIA, destacando a ascensão de novas líderes no setor de tecnologia.
Usado especialmente para acompanhar ETFs e Fundos de Investimentos, o Índice Dow Jones indica os resultados das empresas norte-americanas de grande porte (também conhecidas como blue chips ou large caps).
Além de ser um índice para acompanhar e indicar tendências, é também fundamental para entender a história da economia norte-americana e sua evolução.
Ele reflete o desenvolvimento de diferentes setores ao longo da história e ajuda a comparar o comportamento do mercado em momentos mais relevantes (como durante a pandemia do Covid-19, por exemplo). Assim, faz com que os investidores tomem melhores decisões.
O DJIA é amplamente utilizado como referência para diversos fundos de investimento e ETFs (Exchange-Traded Funds). Esses veículos de investimento buscam replicar o desempenho do índice, permitindo que investidores participem dos resultados das principais empresas norte-americanas sem a necessidade de adquirir ações individualmente.
{{cta-investments}}
Um ano após a criação do índice Dow Jones, Charles Dow criou uma teoria que dá suporte ao entendimento da relação entre as tendências de mercado de ações e outras atividades de negócio.
Ela é sustentada por seis principais pilares, que são:
Atualmente o índice Dow Jones é composto pelas seguintes empresas:
Vale lembrar que a escolha das empresas segue alguns critérios de reputação, crescimento sustentável e interesse dos investidores. Os números oficiais podem ser acompanhados pelo site oficial do Dow Jones.
O cálculo do índice é realizado pela soma dos valores das 30 empresas e depois dividido pelo divisor Dow (DJIA = Σp/d). Inicialmente, o valor do índice indicava uma média aritmética simples, com uma avaliação das ações das companhias. Hoje, o cálculo é mais completo e considera os valores de distribuição, proventos, splits e agrupamentos.
Um ponto importante a ser dito aqui é que não é possível investir no índice Dow Jones, que é um indicador teórico. Como opção, é possível investir em fundos que acompanham o desempenho do índice, como ETFs e fundos de índice, com rendimentos atrelados.
Outra alternativa é investir diretamente nas ações e replicar os resultados dos índices. A negociação é feita diretamente na bolsa americana, com custos adicionais. Além disso, há também os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), recibos de investimentos da B3 em ações internacionais.
Hoje, o Dow Jones Industrial Average continua a ser uma referência essencial para investidores globais, simbolizando a resiliência e a capacidade de adaptação da economia americana às constantes mudanças do cenário mundial.
{{cta-investments}}
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.