Se você está viajando pela Europa e pretende passar em Londres, não pode deixar de conhecer um dos principais ícones ingleses: o Big Ben. Apesar de famoso, existem muitas dúvidas que os turistas têm quando vão visitar o monumento. Afinal, onde ele fica? Como chegar? Tem que comprar ingresso?
Para te ajudar com essas questões, separamos as principais perguntas e suas respostas. Dessa forma você vai conseguir se programar sem estresse. Confira!
Onde fica o Big Ben?
Um fato curioso sobre o Big Ben é que o monumento não fica em Londres, e sim no na região de Westminster, bem na margem norte do Rio Tâmisa. Mesmo não sendo geograficamente considerado como Londres, até os moradores locais chamam essa região pelo nome da capital, então não se preocupe com isso.
Ele fica bem pertinho de várias outras atrações turísticas famosas, como a Abadia de Westminster, a London Eye e, claro, não muito longe do Buckingham Palace e Trafalgar Square, o que faz dele um excelente ponto de partida excelente para conhecer a cidade a pé.
Uma coisa legal de se fazer, especialmente em um dia bonito, é pegar um lugarzinho do outro lado do Rio Tâmisa, na frente do Aquário Sea Life, para tirar fotos. Dizem que essa vista, com um ônibus vermelho de dois andares passando pela ponte, faz um quadro perfeito do Big Ben, especialmente ao entardecer, quando o relógio e a London Eye ficam iluminados.
Se você está planejando sua visita, saiba que, depois de um período fechado para reformas, o Big Ben recentemente reabriu para o público. Isso significa que agora é possível não só admirar por fora, mas também conhecer um pouco mais de sua história e estrutura interna através de tours guiados, que são bem disputados e requerem um certo preparo físico devido à subida pela escada em espiral.
Então, se o Big Ben estava na sua lista de "preciso conhecer isso em Londres", parece que você escolheu a hora certa para isso. E, se você quer saber mais sobre como conseguir o ingresso para o Big Ben, continue com a gente que mais a frente falaremos sobre isso!
Leitura bônus: O que é ETIAS? Tudo sobre a nova autorização para visitar a Europa.
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Londres? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
Como chegar no Big Ben
Uma viagem pela Europa que passe em Londres precisa incluir o Big Ben. E agora que você já sabe onde o famoso relógio fica, provavelmente deve estar se perguntando como chegar ao Big Ben. E a resposta vai depender muito do meio de transporte que você escolher.
Metrô
A estação de metrô mais próxima do Big Ben é a Westminster, que é servida pelas linhas Jubilee, District e Circle. O metrô de Londres é um dos meios mais rápidos e eficientes para se movimentar na cidade, especialmente para longas distâncias.
O preço do bilhete varia de acordo com as zonas que você atravessa, mas o custo básico de um trajeto pode chegar a cerca de 4 libras. Ah, e você pode pagar usando o seu cartão de débito internacional Nomad ou por aproximação com o seu smartphone ou smartwatch!
Ônibus
Londres tem uma extensa rede de ônibus, que é uma ótima maneira de conhecer a cidade e ver os pontos turísticos. Muitas rotas de ônibus passam perto do Big Ben, e isso é especialmente útil para distâncias mais curtas.
O preço de um bilhete de ônibus é de 1,30 libras, e você precisará de um Oyster Card, uma Travelcard ou um cartão de crédito com função contactless para pagar, já que não é possível pagar em dinheiro diretamente no ônibus.
A pé
Caminhar é sempre uma opção viável em Londres, especialmente se você estiver hospedado ou visitando outras atrações próximas, como o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster ou a London Eye.
Táxi/Uber
Por fim, caso esteja com medo de se perder tentando entender como chegar ao Big Ben, o transporte privado vai te levar exatamente onde você quiser, os táxis e o Uber estão disponíveis em Londres. No entanto, essa é a opção mais cara, especialmente os táxis, que são conhecidos por terem os maiores preços da Europa.
Ingresso do Big Ben: quanto custa e como comprar
Após as reformas, a dinâmica para visitar e comprar ingressos para o Big Ben mudou um pouco. Antes, as visitas eram gratuitas. Agora, o preço do tour é de 25 libras para adultos e de 10 libras para pessoas de 11 a 17 anos, crianças com menos de 10 anos não podem participar da visitação.
Como comprar
As visitas são organizadas através do site oficial do Parlamento do Reino Unido. Por lá você consegue comprar o ingresso para o Big Ben e agendar um tour guiado de 90 minutos. Este passeio também inclui a Torre Elizabeth, que leva os visitantes por 334 degraus até o mecanismo do relógio, atrás dos quatro mostradores e do campanário, onde o famoso sino está localizado.
Bônus: dicas para evitar multidões
Ninguém gosta de filas e multidões, não é mesmo? E, para evitar essas questões, tente chegar ao ponto de encontro pelo menos 15 minutos antes do horário agendado para o tour. É importante também passar pelo controle de segurança, similar ao de um aeroporto, incluindo um detector de metais e a inspeção de bolsas e objetos pessoais.
Ah! E visitas durante a semana e em horários menos populares, como cedo pela manhã ou no final da tarde, tendem a ser mais tranquilas e com menos movimentação.
Aproveite e confira também: Como tirar o passaporte? Veja nosso guia com 6 passos rápidos.
A história do Big Ben
Se você quer fazer o tour, mas quer chegar preparado, separamos algumas informações para te ajudar a entender melhor a história do Big Ben!
Construção
A torre, originalmente chamada de Clock Tower, foi renomeada como Elizabeth Tower em 2012, em honra ao Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. A construção começou em 1843 e foi concluída em 1858, com o relógio começando a funcionar em 31 de maio de 1859.
O projeto foi parte de um plano maior para reconstruir o Palácio de Westminster após um incêndio devastador em 1834. Liderado pelo arquiteto Charles Barry e pelo designer Augustus Pugin, a torre ganhou estilo gótico vitoriano.
O sino e o relógio
O sino original, conhecido como Great Bell, pesava mais de 13 toneladas e foi transportado para a torre em 1858 com grande cerimônia. No entanto, esse sino rachou e um novo sino, também conhecido como Big Ben, foi fundido pela Whitechapel Bell Foundry.
Importância cultural e política
A imagem e as badaladas do Big Ben são reconhecidas mundialmente, frequentemente aparecendo em mídias que retratam Londres. A torre também tem um papel importante em eventos nacionais e momentos de silêncio, refletindo sua função central na vida pública britânica.
Renovações
Ao longo dos anos, a torre teve várias renovações para manter sua estrutura e funcionalidade. Mais recentemente, passou por uma extensa restauração que começou em 2017.
O monumento também tem uma leve inclinação devido às mudanças nas condições do solo desde sua construção, mas isso não afeta sua estabilidade ou função.
Como o Big Ben funciona
Provavelmente você já ouviu falar que o Big Ben é um dos relógios mais precisos do mundo, e isso se deve graças à sua engenharia complexa, que funciona com base em um mecanismo de relógio de pêndulo projetado cujos movimentos regulares e constantes garantem a precisão do tempo medido pelo relógio.
Esse pêndulo, juntamente com o sistema de engrenagens, é responsável por controlar o movimento dos ponteiros do relógio, possibilitando que ele mostre a hora correta. A cada 60 minutos, o grande sino do Big Ben, conhecido pelo mesmo nome, soa, marcando o passar das horas com suas famosas badaladas.
Além disso, o Big Ben é conhecido por sua robustez e capacidade de continuar funcionando em condições adversas, incluindo o clima londrino e os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, sem comprometer sua precisão.
Vai visitar o Big Ben? Então você precisa saber disso
Se você está indo para Londres somente para ver o Big Ben, é melhor se atentar a uma questão importante, senão você pode ter passado pelo aeroporto à toa.
Por se tratar de um monumento muito antigo, a única forma de chegar até o topo são as escadas, mais precisamente, 334 degraus. E esse número equivale a subir um prédio de 14 andares a pé, o que requer um grande esforço físico e vestimentas apropriadas, como um bom tênis de caminhada.
Esse é um tema tão sério que, no próprio site do parlamento britânico, tem um aviso sobre a subida, que vai durar 90 minutos. Outro item que eles destacam são os altos barulhos que o sino fará. Por fim, um último aviso oficial é que não é permitido tirar fotos na Torre Elizabeth por questões de segurança, saúde e direitos autorais.
E isso é tudo que você precisa saber sobre o famoso Big Ben! Se você ficou interessado em viajar para Londres, confira o que é preciso para viajar para a cidade em 2024.
Posso usar minha conta Nomad na Europa?
Você pode utilizar o seu cartão Nomad na Europa sem preocupações. Suas compras são convertidas de Euro para Dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia.
- Use seu cartão de débito Nomad de forma física ou virtual. Cadastre também na sua Wallet de preferência, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.
- Você pode sacar também dinheiro em espécie em um caixa eletrônico (ATM) que aceite Visa. Faça saques gratuitos na rede MoneyPass e aproveite até dois saques gratuitos por mês em outras redes.
- Fique conectado durante a sua viagem com o Nomad Chip!
- Ganhe desconto na reserva de hospedagens e locação de veículos utilizando seu cartão Nomad.
{{cta-component}}