Não é só no Brasil que acontece a tradicional festa carnavalesca, uma das mais populares e alegres do planeta. O Carnaval de Veneza, embora com características diferentes, é também cheio de cores, encantamento e beleza.
Realizado anualmente, o evento atrai cerca de 3 milhões de visitantes, entre nativos e turistas. A festa se destaca pelos trajes elaborados, uso de máscaras e um estilo único, que remete à nobreza e burguesia dos séculos XVII e XVIII.
Que tal incluir o Carnaval de Veneza em sua viagem à Europa? Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber para participar da festa e se programar!
Quando acontece o Carnaval de Veneza?
Em 2025, o Carnaval de Veneza acontecerá entre 22 de fevereiro e 04 de março, com o tema “No tempo de Casanova”. Na programação, os eventos principais são:
- Música, teatro e acrobacias
- Carnaval de barcos venezianos
- Espetáculo de teatro de rua
- Concurso de fantasias
- Desfile de carros alegóricos
- Ball Opera Concert
- Concurso para la maschera più bella – a máscara mais bonita
- Espetáculo de fantasias de Carnaval
Saiba o que fazer durante a viagem para a Itália!
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Veneza? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
As máscaras do Carnaval de Veneza
Um dos adereços mais simbólicos e característicos do Carnaval de Veneza é a máscara, que pode cobrir parte ou toda a face. Na época de surgimento da festa, os “mascareri”, artesãos responsáveis pela produção das máscaras, confeccionavam peças inspiradas nos personagens da comédia italiana do século XVI.
As chamadas máscaras da Commedia dell”Arte permitiam que os foliões disfarçados se expressassem livremente sem serem reconhecidos. Assim, muitos comportamentos, considerados inadequados pela sociedade, passavam despercebidos durante as festividades.
O anonimato reunia pobres e ricos, sem distinção, permitindo identidades e comportamentos impensáveis no restante do ano. No entanto, muitas pessoas no século XVIII, fascinadas por esse artifício, continuavam usando máscaras por até seis meses após o Carnaval.
O que era pontual se tornou um hábito e exigiu intervenção da justiça, com a criação de leis para regular a frequência e intenção de sua utilização.
A liberdade disfarçada tomou uma proporção negativa, já que contraventores, assassinos e pessoas propensas à infidelidade se aproveitavam das máscaras para cometer delitos, crimes e adultérios.
Com o tempo, as máscaras voltaram à cena, produzidas de forma mais simples, com gesso e pasta de papel, tornando-se mais acessíveis em comparação às versões caras de antes da proibição. Ainda assim, continuam existindo modelos mais elaborados.
Como é o Carnaval de Veneza?
Um dos pontos de encontro do Carnaval de Veneza é a Praça São Marcos, um dos cartões postais mais famosos da cidade. Normalmente bem frequentado por turistas e venezianos, o lugar fica tomado de gente durante a festa carnavalesca.
Por lá, além da comercialização de fantasias e máscaras, diversas barracas vendem comidas e bebidas típicas.
Em toda Veneza há festividades nesse período, com eventos interessantes, como os desfiles de gôndolas, concursos de fantasias e bailes de máscaras em palácios históricos. Inclusive, a elite costuma celebrar em suas majestosas mansões e nos castelos do Gran Canale, com sofisticadas festas regadas a champagne e luxuosas orquestras.
De um lado, está o povo que se esbalda nas ruas curtindo a folia de forma mais simples e contagiante em ritmo de samba. De outro, há os membros da alta sociedade que preferem as elegantes valsas de salão, embaladas por trechos musicais inspirados nas óperas de Verdi.
Como surgiu o Carnaval de Veneza?
Originada no século XI, a celebração se tornou notável quando a República de Veneza era considerada um dos pontos comerciais e culturais mais fortes da Europa. A festa marcava o início da Quaresma, suspendendo as restrições sociais para que todos festejassem de forma igualitária.
Esse movimento carnavalesco perdurou até o século XVII, sendo abolido em 1797 com a queda da República de Veneza e a ascensão de Napoleão Bonaparte. No entanto, ressurgiu no século XX, na década de 1980.
Por decisão do governo italiano, o tradicional Carnaval de Veneza voltou a fazer parte do calendário e resgatar a memória histórico-cultural veneziana. Graças aos esforços dos foliões e também dos fabricantes de fantasias e máscaras, o evento se mantém vivo por todos esses anos.
Dicas para curtir o Carnaval de Veneza
Se você deseja vivenciar o Carnaval de Veneza, é fundamental planejar a viagem com antecedência, devido à alta demanda de hospedagem. A cidade fica lotada nessa época e há risco de não encontrar bons lugares para ficar, dificultando o deslocamento e participação nas festividades.
Vale reforçar que esse é um período de grande movimentação em Veneza e que a locomoção é feita de barco ou a pé, já que a cidade é uma ilha ligada por pontes e conta com apenas 7,6 km² de área.
Como sugestão de roteiro, não deixe de conferir os eventos públicos gratuitos, como desfiles e apresentações na Praça São Marcos. Dependendo do seu orçamento, vale a pena comprar ou alugar trajes e máscaras, para uma verdadeira e personalizada imersão na folia veneziana.
Tanto na praça quanto em ateliês é possível encontrar roupas e acessórios de vários tipos e preços. Considere participar de pelo menos um baile e assistir a um concerto de Vivaldi do Interpreti Veneziani na igreja San Vidal.
A alegria é contagiante, e não há nada melhor do que participar fantasiado e entrar no clima veneziano. Com suas particularidades em relação ao Carnaval brasileiro, sua experiência em Veneza será única e inesquecível.
Sendo um dos destinos mais procurados da Itália, a lotação de Veneza já é conhecida em qualquer época do ano. Durante o Carnaval, o volume de pessoas aumenta consideravelmente, por isso o planejamento é tão importante, para que você aproveite sua viagem com tranquilidade e conforto.
Curta o Carnaval de Veneza com o Nomad Trips
Por falar em planejamento, o Nomad Trips é a ferramenta ideal para organizar uma viagem rumo ao Carnaval de Veneza. Em uma mesma página você pode comprar passagens para a Itália, reservar hospedagem em Veneza, alugar um carro e comprar ingressos para as principais atrações.
A plataforma de viagens da Nomad oferece uma experiência fácil e confiável para suas pesquisas. Além do planejamento específico para Veneza, você também pode contratar pacotes fechados para diversos destinos da Europa e do resto do mundo.
A página facilita a busca para quem pretende viajar sozinho, com um grupo de amigos ou em família. Não se esqueça de verificar se o seu passaporte está válido, pois embora o visto não seja necessário para viajantes a turismo na Europa no período de 90 dias, o documento é obrigatório.
Abra uma conta internacional Nomad.
{{cta-component}}
Agora você já tem uma opção de destino incrível para curtir a folia carnavalesca em grande estilo. A experiência vivenciada no Carnaval de Veneza será difícil de esquecer, sendo mais uma história para compor o seu álbum de fotos e memórias.
Em 2025, viajantes do mundo inteiro terão que apresentar a autorização para visitar a Europa. Aproveite e saiba tudo sobre o ETIAS, o sistema de informações que será usado para dar acesso aos turistas estrangeiros!