Se você quer esquiar, mas não está disposto a pegar um avião para as regiões mais frias da América do Norte, o Chile aparece como a solução perfeita. O país chama a atenção por ser bem mais acessível, ter uma excelente neve durante a temporada de inverno, e para brasileiros, planejar uma viagem para o Chile é bem tranquilo.
De locais mais conhecidos a destinos menos explorados, há opções para todos os perfis de esquiadores. Seja você iniciante ou alguém que já domina as pistas, o que não faltam são lugares para esquiar no Chile. Confira os 10 melhores a seguir!
Qual é a melhor época para esquiar no Chile?
A temporada de esqui no Chile acontece entre junho e setembro, período em que as principais estações de esqui abrem suas portas para receber turistas e atletas.
Os meses de julho e agosto costumam ser os mais disputados. Nessa fase, a neve é mais densa e consistente, o que garante uma experiência melhor caso você esteja aprendendo ou queira enfrentar desafios maiores. Entretanto, por ser a alta temporada, a questão de quanto custa uma viagem para o Chile fica bem mais cara.
Se você busca melhores condições, os meses do meio da temporada são a aposta certa. Mas vale lembrar que as datas de abertura e fechamento podem variar de acordo com o clima do ano.
Caso o inverno comece mais cedo ou termine depois do esperado, algumas estações podem ajustar o calendário, então é bom ficar de olho nas atualizações e onde são os lugares baratos para esquiar no Chile.
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para curtir a neve no Chile? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-institucional}}
Clima nas montanhas durante o inverno
O clima nas montanhas chilenas durante o inverno é marcado por temperaturas baixas e um ar mais seco, típico das regiões de altitude. Em áreas próximas à Cordilheira dos Andes, a sensação térmica pode ser ainda mais intensa, com temperaturas negativas.
Ao longo do dia, o clima muda. Pela manhã, o frio é forte, mas o sol pode aparecer, trazendo uma leve sensação de aquecimento — nada que dispense uma boa jaqueta térmica.
Já quando o sol se põe, o frio volta com força, principalmente por conta do vento que circula nas alturas. Isso tudo vai exigir de você uma certa preparação e roupas adequadas, como casacos, proteção para as mãos, pés e rostos.
Os 10 melhores lugares para esquiar no Chile
O Chile tem uma lista respeitável de estações de esqui que atraem visitantes de todos os níveis, desde os que estão começando a aprender até os que buscam pistas desafiadoras.
Cada uma tem características próprias, com ambientes mais familiares, paisagens espetaculares e até opções de águas termais para relaxar depois do esporte. Aqui estão 10 dos melhores destinos para esquiar no Chile.
1. Valle Nevado
Não tem como falar de lugares para esquiar no Chile sem citar Valle Nevado. Essa é, sem dúvida, a estação mais famosa e uma das maiores da América do Sul. Está a cerca de 60 km da capital, então se sua dúvida é o que fazer em Santiago, pode aproveitar o Valle para se hospedar em um dos hotéis e curtir os restaurantes e bares.
Valle Nevado possui mais de 40 pistas que vão do básico ao avançado, além de snowparks para manobras radicais. A altitude elevada (cerca de 3.000 metros) garante uma boa quantidade de neve por mais tempo, tornando o local o "queridinho" dos brasileiros.
2. El Colorado
El Colorado é um dos destinos mais acessíveis para quem está em Santiago, já que a estação fica a apenas 36 km da cidade. Se você está começando agora nos esportes de inverno, esta é uma boa opção, pois tem pistas mais suaves e estruturas pensadas para famílias.
No entanto, não pense que o local é exclusivo para iniciantes. As pistas mais altas, que estão acima dos 3.000 metros, garantem desafios mais interessantes. Outro ponto positivo de El Colorado é o custo, que costuma ser mais "amigável" em comparação a outras estações.
3. La Parva
Se sua ideia é aproveitar uma estação de esqui no Chile com uma vista incrível, La Parva será a melhor escolha. Essa estação está em plena Cordilheira dos Andes e garante uma vista espetacular, especialmente nas pistas mais altas.
O local é famoso por suas pistas de nível intermediário e avançado, sendo muito procurado por esquiadores locais. Diferente de Valle Nevado, aqui o ambiente é mais tranquilo, com menos fluxo de turistas.
4. Portillo
Portillo tem história. É uma das estações mais antigas e tradicionais da América Latina. Diferente das outras, aqui não há uma "cidade" em volta. Tudo acontece no hotel central, que recebe esquiadores do mundo inteiro. A grande estrela do cenário é a Laguna del Inca, um lago azul-turquesa que se destaca em meio ao branco da neve.
A estação fica perto da fronteira com a Argentina, a 160 km de Santiago. As pistas não são muitas, mas a qualidade da neve e o charme do local compensam.
5. Nevados de Chillán
Aqui temos um dos lugares para esquiar no Chile com maior variedade, Nevados de Chillán tem mais de 35 pistas sendo que a Las Tres Marias é a maior da América do Sul, com mais de 13 km de extensão.
Outro diferencial de Nevados de Chillán são as águas termais naturais, que ficam disponíveis para relaxar depois de um dia de esporte. É uma das opções mais procuradas por quem está ao sul do Chile, já que está a cerca de 480 km de Santiago.
Confira quais os requisitos para brasileiros viajarem para o Chile em 2025 e aproveite todas as estações de esqui no Chile!
6. Corralco
Corralco é a definição de exclusividade. A estação fica dentro de uma reserva natural, na região da Araucanía, rodeada por bosques de araucárias e o vulcão Lonquimay. Menos comercial e mais tranquila, é uma ótima escolha se você curte a natureza e o silêncio.
As pistas aqui são ideais para esquiadores iniciantes e intermediários. Além disso, a neve costuma ter qualidade impecável, já que a altitude e o clima seco ajudam a formar uma camada firme e estável.
7. Farellones
Se seu objetivo for se divertir, entre os lugares para esquiar no Chile, Farellones é uma das principais opções. O local, além de ter pistas de esqui, é um parque de neve com atividades variadas como tubing, tirolesa e trenós.
8. Antillanca
Natureza em estado puro. Assim é Antillanca, uma estação de esqui no Chile que fica em meio à paisagem vulcânica da região dos Lagos. O grande diferencial é o visual, com a Cordilheira dos Andes ao fundo e lindas florestas.
Por aqui, as pistas não são tão movimentadas quanto em Valle Nevado, o que é ótimo se você prefere a tranquilidade. E caso queira se aventurar, certamente vai curtir as pistas de descida.
9. El Fraile
Mais afastado e menos conhecido, El Fraile é ideal para aproveitar a neve em paz. Localizado na Patagônia, próximo a Coyhaique, o local tem uma estrutura mais simples, mas o charme está na sensação de estar "longe de tudo".
Se o objetivo for se desconectar e aproveitar um esqui sem aglomeração, El Fraile é a escolha certa.
10. Punta Arenas
Fechando nossa lista de lugares para esquiar no Chile com Punta Arenas, no extremo sul do Chile, abriga o Club Andino Centro de Ski, situado no Cerro Mirador, a cerca de 8 km do centro da cidade.
Esta estação tem mais de 10 pistas que atendem a esquiadores de diversos níveis, com a vantagem única de proporcionar vistas panorâmicas do Estreito de Magalhães e da Terra do Fogo.
Curta a neve no Chile com a Nomad
Agora que você já sabe onde esquiar no Chile, pode estar extremamente animado para fazer as malas e pular em um avião em direção a neve, mas antes de tudo, é importante ter calma e planejar todos os aspectos de sua viagem.
E para te ajudar a resolver toda a parte chata e burocrática, conte com o Nomad Trips, a plataforma de viagens da Nomad. Por lá você consegue:
- Reservar passagens aéreas com tarifas competitivas;
- Escolher hospedagens que atendam às suas preferências e orçamento;
- Comprar ingressos para atrações e atividades nas estações de esqui chilenas;
- Alugar veículos para facilitar o deslocamento durante a viagem.
Além disso, a plataforma utiliza inteligência artificial para auxiliar na criação de roteiros personalizados, adaptados aos seus interesses e estilo de viagem. E o melhor, clientes Nomad podem aproveitar de vantagens exclusivas, como descontos em passagens e hospedagens.
Então, se o seu objetivo é curtir as pistas de esqui chilenas sem complicações, venha conhecer o Nomad Trips e resolva toda a sua viagem em um só lugar!